sábado, 21 de dezembro de 2013

A misericórdia de Deus- Salmos 136


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 136
A misericórdia de Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Quem é Deus e o que Ele faz? O Deus que criou o Universo pode atender uma pessoinha escorraçada na escravidão por capatazes atrozes? O Deus que observa e cuida de todo o infinito Universo consegue dar atenção à uma pessoa perdida num vasto deserto, abandonada por todos a sua volta? Deus pode agir, atuar e operar na vida das pessoas deste insignificante e corrupto Planeta azul? Abra a tua Bíblia agora mesmo no Salmo 136. E veja ali sete características de Deus que devem te levar a agradecê-lO, louvá-lO e adorá-lO:
1. Deus é Deus dos deuses e Senhor dos senhores (vs. 1-4);
2. Deus é o poderoso e infinito Criador dos Céus e da Terra e do Universo infinito (vs. 5-9);
3. Deus é o extraordinário agente e operador da Salvação (vs. 10-15);
4. Deus é o condutor e o lutador de Seu precioso povo (vs. 16-20);
5. Deus é o doador de uma herança que está além da perspectiva dos pecadores (vs. 21-22);
6. Deus é o resgatador e restaurador do remanescente fiel dentre Seu povo (vs. 23-24);
7. Deus é Senhor de tudo e de todos, portanto todos devem render-Lhe louvor (vs. 25-26).
Não há ninguém igual a Deus em poder. Nem existe ser no Universo inteiro que faça o que Deus faz por amor, misericórdia e compaixão. Ninguém tem desculpa nenhuma para não render-Lhe graças, pois em tudo Ele revela a Sua soberana graça.

Somos convidados a render graças ao Senhor nosso Criador em todos os momentos. Sim, todos; sem exceção. Sim, você é convidado; veja em tua Bíblia o Salmo 136. Logo no início do Salmo há três vezes o apelo: “Daí graças ao Senhor” e, após mostrar que o tempo inteiro o amor de Deus está presente, atuante, e durará para sempre, as últimas palavra do Salmo rezam assim: “Daí graças ao Deus dos Céus, porque o Seu amor dura para sempre”. Neste final de ano você não deve ficar sem fazer uma lista de agradecimento a Deus. Você precisa parar de reclamar e olhar com atenção a tua história e perceber que está repleta da intervenção dAquele que, de tanto amor, te dá toda a atenção diante de toda e qualquer situação. Às vezes, você pode comparar tua vida à escravidão no Egito, mas você pode render graças a Deus, pois libertar um povo dentre a nação mais poderosa é facílimo para Ele. Outras vezes, a libertação divina pode te conduzir aos desertos sem vida da vida, onde andar e avançar parecerá mais desafiador que retroceder à escravidão do pecado; mesmo assim você deve render graças a Deus, pois Ele é especialista em lidar com desertos e levar pessoas à Terra Prometida. O Céu é o lar do Cristo; a Canaã terrenal nem se compara à Canaã celestial. Por tudo isso, você deve louvar ao Senhor! Por isso, louve ao Senhor!

A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador. O relaxo, a apatia, a mornidão, a indiferença para com Deus tem levado mais cristãos ao caminho do inferno que a entrega total ao pecado. O Salmo 136 é uma reflexão profunda e inspirada a fim de nos inspirar a render graças ao Deus da graça.
1. Agradeça a Deus pelas coisas que existem porque ninguém mais pode fazer, e Ele fez para nós: O Céu, a Terra, o sol, a lua e as estrelas impactam tanto àqueles que os contemplam que muitos povos tornaram algumas destas coisas em deuses. Mas, foi Deus quem criou tudo isso para nosso bem por amor a nós (vs. 1-9).
2. Agradeça a Deus pela história, pelas maravilhas que Ele, em meio às encruzilhadas da vida, transformou problemas e desafios em vitórias; cujas lembranças servem para ser contadas por aqueles que foram libertos miraculosamente (vs. 10-15).
3. Agradeça a Deus pelas promessas cumpridas e por aqueles que estimulam a esperança. A atuação de Deus no passado é história, as promessas para o futuro são nossas esperanças. Da mesma forma que Deus prometeu e cumpriu uma herança para Israel, Ele cumprirá Sua promessa de dar uma herança aos cristãos no Céu (vs. 16-22).
4. Agradeça a Deus pelas grande e pequenas intervenções em tua vida neste ano que está findando, pelas forças nas lutas, pelas decisões em cada situação, pela proteção e sustento, pela vida e pela saúde (vs. 23-25). Em fim, “Oh! Dai graças ao Deus dos Céus, porque o Seu amor dura para sempre” (v. 26). Te desejo do fundo do meu coração: Um feliz sábado cheio de gratidão no coração!

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...