terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fé inabalável- Salmos 125


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 125
Fé inabalável
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

As montanhas e Colinas enfrentam tempestades de todos os lados, assim como qualquer um dos cerca de 7.000.000.000 de habitantes neste mundo. Relâmpagos, raios, ventos, chuvas, tornados, granizos e até terremotos não podem destruir uma montanha. Assim é quem confia em Deus. O Salmo 125, primeiro compara os que confiam em Deus à permanência do monte Sião (v. 1), depois compara a proteção de Deus aos montes ao redor de Jerusalém. Há uma proteção ao redor daqueles que já são inabaláveis por confiarem em Deus (v. 2). Porém, nem tudo é um mar de rosas. Nem tudo é harmonia ou perfeição. Quem confia em Deus está no mundo indo para o Céu. As intempéries ainda existem. As pessoas ruins, injustas e maledicentes estão por aí. As influências do mal estão em todo lugar. Ainda que a proteção divina rodeia o justo e o povo de Deus esteja seguro nEle, aqui na Terra os fieis ainda gemem por causa do poder dos maus que estão espalhados por todos os lados (v. 3). Por isso, o cristão deve orar ininterruptamente e interceder por aqueles que agem prudentemente (v. 4). O Salmo termina com um reconhecimento doutrinário de que o juízo divino tem a ver com libertação e salvação dos fieis e culmina com a destruição dos que tentaram destruir os servos de Deus (v. 5). O Salmo inicia com uma expressão de fé sólida (vs. 1-3), mesmo assim há uma oração a Deus por auxílio (vs. 4-5), pois ainda que a ação de Deus em prol de Seu povo é “desde agora e para sempre”, ela se concretizará quando os filhos de Deus estiverem no monte Sião, nas mansões celestiais (Apocalipse 14:1).

Em diversos lugares, devido a certos momentos, é possível pensar que o mundo absorveu o cristianismo e que Deus já não é mais tão relevante. Em consequência, há quem pense que Deus ganhou a peleja no Céu, mas perdeu a batalha na Terra, devido a tanta imoralidade reinante. Israelitas e cristãos tiveram que suportar grandes e fortes governos e Impérios cruéis e corruptos parecendo que Deus perdeu o controle e o espaço. Todavia, medite nas poéticas palavras inspiradas do Salmo 125. Deus nunca perdeu uma batalha. Toda guerra por Ele travada, a vitória é garantida, não importa o poder das investidas dos exércitos inimigos. Deus nunca perdeu o controle do mundo, nem da história. Deus ama os mundanos e tem paciência com eles; ainda que não tolera os seus terríveis pecados e a opressão por eles provocadas contra os justos. Deus protege àqueles que têm fé, cuida deles e os guia na jornada da vida. Um dia a história do mundo terá fim, quem não recorrer enquanto é tempo a Deus verá seu fim com o fim do mundo; porém, os que confiam em Deus jamais serão abalados (vs. 1-3). Os versos 4 e 5 contrastam a confusão e inquietude dos que praticam a iniquidade com a paz que Deus provê ao que pratica a justiça, mesmo diante dos fortes ataques de Satanás. Assim, a lição que e engloba o Salmo é que, dificuldades e problemas obrigam os salvos a travarem lutas diárias, mas nenhuma delas os poderá abalar, pois estão protegidos por Deus!

O Salmo 125 fala de estabilidade num mundo instável. “Não ser abalado” equivale a que nem a morte abalará aos que confiam em Deus. A segurança expressa nos versos 1-3 pela expressão “não pode ser abalado” não está relacionado com a força ou habilidade humana, seja emocional ou física, mas na constante confiança em Deus. Essa expressão de fé descrita nos versos de 1 a 3 se concretizam aqui e agora para sempre, mas será definitiva e plena somente quando os inimigos do povo de Deus forem aniquilados e aqueles que conhecem o bem, mas insistem em rejeitá-lo, serão somados aos maus e perversos para serem destruídos definitivamente (vs. 4-5). O escritor Charles Swindoll observa que “Um dos grandes temas do cristianismo é a esperança triunfante. Não a esperança apenas, como em um sonho distante, mas a esperança triunfante, do tipo em que no final, tudo dará certo. Em meio a lutas e tempestades, em meio aos padecimentos da vida, podemos levar nossos pensamentos para além do presente e sentir alívio... triunfo... vitória. Porque, no fim, Deus de fato vence”. Que haja paz sobre o povo de Deus. Que haja esperança sobre o povo de Deus. Que haja segurança ao redor do povo de Deus até chegar ao Céu quando tudo o que foi pedido a Deus em oração se torna tudo em realização. Ore agora: “Eterno Deus, que eu tenha paz mesmo em meio às grandes tempestades da vida até chegar ao Céu. Amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Que palavra abençoadora!!!Clara e objetiva e cheia de unção. 🙌 Essa mensagem ficará gravada em meu coração. ❤️ Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...