terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A alegia dos justos-Salmos 118


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 118
A alegia dos justos

“Melhor é refugiar-se no Senhor do que confiar no homem”.(Sl 118:8)
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O Salmo 118 está entre o menor (117) e o maior capítulo bíblico (119). O verso 8 do Salmo 118 é considerado o versículo localizado exatamente no centro da Bíblia. O qual tem uma mensagem pertinente: “Melhor é refugiar-se no Senhor do que confiar no homem”. É possível que este Salmo foi cantado por Jesus na noite que antecedia a Sua morte. Este Salmo é maravilhoso, além de extremamente importante para todo servo de Deus. O Salmo 118 é um hino antifônico em que um indivíduo canta sua gratidão a Deus (vs. 5-7, 10-14, 17-21, 28), intercalando com o canto congregacional do povo (vs. 1-4, 8-9, 15-16, 22-27, 29). Este Salmo é importante para Jesus e para nós também, Jesus aplicou os versos 22 e 23 a Si mesmo, como uma profecia de Sua rejeição por parte dos líderes religiosos (Mateus 21:42). Infelizmente nos dias de hoje tem muita gente trocando Jesus por “jesuses” falsos, teorias especulativas, teologia da prosperidade, doutrinas espúrias e práticas pagãs com tom de religiosidade cristã. Os judeus mesmo fazendo parte da religião instituída por Deus – portanto, verdadeira; não aceitaram o próprio Filho de Deus entre eles. Porém, se fosse hoje, muitos líderes de muitas megas igrejas certamente fariam a mesma coisa com Ele. A questão é que a pregação profética não tem valor algum se não for acompanhada por uma escuta profética.


Você quer aprender algumas verdades para a tua vida, extraídas da Bíblia? Por meio do precioso Salmo 118 é possível destacar as seguintes verdades:

1. É importante animar a si mesmo e a outras pessoas a confiar em Deus, baseado na experiência de poder e da compaixão de Deus (vs. 1-18). Isso é reavivamento individual e coletivo.

2. A porta de entrada para a adoração é pela porta da justiça, provida por Deus, a qual é Jesus Cristo (vs. 19-20). Esta é a entrada ao reavivamento espiritual!

3. A base de toda a confiança é Deus e Seu Messias, a pedra rejeitada e depois escolhida (v. 22). Jesus, a Pedra, é o motivo das ações de graças do salvo (v. 21) e o plano maravilhoso de Deus (v. 23). Ele é a base para o reavivamento da morte do pecado!

4. O dia especial de Deus é o dia de alegria, libertação e salvação para os que entram pelas portas e confiam em Seu plano (vs. 24-27). A primeira e a segunda vinda de Cristo é a causa do reavivamento e reforma espirituais.

O pecado mata, a solução de Deus para o pecado traz vida. A morte era o único destino do pecador; porém, com a vinda do Salvador aquele que está morto no pecado pode reviver, o desesperado encontra esperança, o aflito encontra alívio e o triste louva ao Senhor com todo entusiasmo. Você não precisa viver amargurado, triste e desesperado. Entre pela porta e firme-se na Rocha; ou seja, entregue-se a Jesus!


Se a confiança estiver firmada em qualquer coisa que não seja em Deus, a pessoa estará fadada ao fracasso. Por outro lado, o Salmo 118 demonstra que aqueles quem confiam plenamente em Deus e aceitam Seu plano de salvação (O Messias) reconhecendo Sua divindade (v. 27) e que Ele traz luz, vida e alegria a Terra, elevará louvores de ações de graças aos Céus (v. 28) e convidará outras pessoas a fazerem o mesmo, pois Deus é bom e a Sua misericórdia dura para sempre (vs. 1, 3, 4, 15, 21, 24, 26, 28, 29). Quem tem o coração cheio de gratidão terá a boca cheia de louvor. Quem tem sua confiança plenamente fundamentada em Deus e no Messias, Seu Filho, terá a verdadeira esperança que o motivará a uma vida de total de louvores. A vida não será marcada pela reclamação, mas pela aclamação. Com Deus a vida é uma eterna celebração. Por isso é melhor confiar em Deus e em Sua Palavra, não há plano melhor que o dEle ao dar Seu Filho para morrer em nosso lugar a fim de nos dar vida. Com isso, temos os maiores e melhores motivos para render-Lhe graças diariamente. Com a sinceridade de coração diga a Deus: “Eterno Deus, graças te dou por Teus planos de graça para libertar-me das minhas desgraças. Quero te louvar para sempre, pois Tua compaixão me oferece a solução que não encontro em nenhum outro lugar. Reaviva a minha fé e o meu louvor seja com fervor. Amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...