sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RPSP-Salmos 58


Reavivados por Sua Palavra #rpsp
Leitura Bíblica  - Salmos 58
Comentários: Garth Bainbridge
Neste Salmo, Davi está falando acerca de governantes e juízes injustos que dão vazão a sua perversidade natural. Nós esperamos que os juízes não se corrompam e que os governantes mantenham a lei e a ordem e estabeleçam uma sociedade segura. Mas como dito pelo Barão Acton em 1887, “O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe completamente”.

A história está repleta de atos terríveis de opressão e injustiça. Governantes como Adolf Hitler encharcaram o solo do seu país com o sangue do seu próprio povo. Por que Deus não interviu mais cedo para acabar com o reinado de terror deles? Quando contemplamos, pela imaginação, os corpos de milhões de vítimas massacradas ao longo dos séculos por governantes e juízes corruptos, somos levados a gritar com Davi “Quebra os dentes deles, ó Deus; arranca, Senhor, as presas desses leões!” (v. 6, NVI). Certamente temos o direito de sentir a máxima indignação para com o desumano abuso de poder exercido por eles, e a ansiar pelo dia em que “os ímpios serão varridos” (v. 9) Não sabemos hoje porque Deus não intervêm para evitar tragédias como estas, mas o que sabemos é que um dia todos concordarão: “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra” (v. 11, NVI).

Mas considere o seguinte: Cada um desses homens, nasceu como um meigo bebê. Como essa aparente inocência transformou-se em algo tão mau? Na verdade, desde o início, o potencial estava lá: “Os ímpios erram o caminho desde o ventre; desviam-se os mentirosos desde que nascem” (v. 3, NVI). A assustadora verdade é que todos nós nascemos com semelhantes tendências para o mal. Como disse um pregador: “Não fosse pela graça de Deus, qualquer um de nós poderia cometer os mesmos pecados”. Se não estamos seguindo os passos dos ímpios, é unicamente graças ao trabalho do Espírito Santo de Deus!
Garth Bainbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...