quarta-feira, 30 de outubro de 2013

RPSP Salmos 84


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Salmos 84
Comentários:  Beatrice Neall
O Salmo 84, como outros salmos, tem sido fonte inesgotável de inspiração para poetas e compositores, como a feita por Brahms: “Como é agradável o lugar da tua habitação” [“How lovely is thy dwelling place!”].

Este é “um Salmo dos filhos de Coré”. Como é maravilhoso que os descendentes do grande rebelde, Coré, não tenham seguido os seus passos! Pelo contrário, eles amavam o serviço que faziam no Templo de Deus. Eles consideravam o “santuário-templo”, como o lugar da habitação de Deus e desejavam “contemplar a Sua face”.

Eles também amavam estar no templo. Os corais organizados pelo músico Davi tinham muito prazer em estar nos aposentos especialmente construídos para eles, adjacentes ao santuário de Deus: “Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-Te sem cessar!” (v. 4, NVI).

Neste salmo são expressos os sentimentos dos peregrinos, que se dirigem a Jerusalém e que, ao passarem pelo Vale de Baca, “lugar de choro”, se refrigeram com a lembrança do cuidado de Deus e são  fortalecidos a prosseguir a caminhada (v. 7). Eles seguem na expectativa de estar no lugar onde um dia vale mais do que mil em outros lugares (v. 10).

O Salmo conclui com lindas expressões de gratidão a Deus, reconhecendo que o Senhor é luz, proteção e tem prazer de fazer o bem e favorecer e honrar os Seus amados (v. 11). E como é feliz aquele que nEle confia (v. 12).

Senhor, amamos nos reunir na Tua casa para Te adorar. Ali, na companhia dos irmãos, compartilhamos as bênçãos da Tua presença. Transforma o nosso coração para que estejamos em plena harmonia conTigo e sintamos o pleno prazer de estar em Tua presença.

Beatrice Neall
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/84/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...