segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Deus é Juiz- Salmos 75


Lições de Vida
Deus é Juiz
Leia na Bíblia- Salmos 75
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Confiança. Fé. Vitória. O Salmo 75 é uma canção hebraica de libertação, baseada na certeza de que a vitória logo chegará. Deus cuida de Seu povo, Ele opera maravilhas na vida de quem O glorifica (v. 1). Ele próprio determinou o dia do juízo, nada O impedirá e nada O fará adiantar o que Ele registrou em Sua agenda. Além disso, ninguém O fará mudar de ideia; a não se que você mude o teu comportamento Ele jamais voltará atrás do que disse (vs. 3-10). O melhor a fazer é aproxime-se de Deus! Conheça-O bem a tal ponto de confiar em Seu poder e na Sua justiça. Tenha fé em Seus planos eternos e vencerás pela Sua graça. Este é um Salmo de ação de graças a Deus por Sua justiça diante de tantas desgraças. Como o salmista, precisamos confiar nEle e avisar aos desavisados quanto ao perigo de opor-se à Deus. O cálice da ira divina é frequente em toda a Bíblia, inclusive Jesus o tomou no lugar dos pecadores a fim de que pudesse libertá-los das consequências de seus atos, caso eles aceitem Seu plano. O destino dos arrogantes, orgulhosos e impenitentes descritos nos versos 8-10 é ampliado em Apocalipse (14:10; 16:19; 18:6). Vale a pena dar atenção às recomendações do Salmo 75. Atente para cada detalhe, Deus quer te salvar; deixe-O te transformar! Que a esperança do autor deste Salmo seja a tua esperança; que a fé e confiança de Asafe também sejam as tuas até mesmo diante das circunstâncias mais complexas e desafiadoras. Confie, tenha fé e vença!

Certa vez perguntaram ao erudito e apologista R. C. Sproul: “Qual a diferença entre o Deus cristão e os deuses de outras religiões?” Em simples, porém profunda resposta, ele destacou que a diferença principal é que: “O Deus do cristianismo existe!” Una-te a Asafe, no Salmo 75, dirija-se a esse Deus e diga: “A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto; os homens falam de teus maravilhosos feitos” (v. 1). A seguir, o salmista sabe o que Deus diz. Ele sabe que Deus não se atrasa e nem se adiante em Seus planos, e Seu julgamento é perfeito. Ele sabe o quando e como de tudo o que deve ser feito (vs. 2-3). Com essa certeza ele confronta aos pecadores. Ele faz quatro apelos a eles:
1. Não sejais arrogantes;
2. Não levanteis a fronte;
3. Não se rebelem vangloriando-se;
4. Não falem com insolência;
A explicação para tal ousadia do salmista é que não há proteção, nem solução aos arrogantes, orgulhosos, atrevidos e repreensíveis. O Deus que existe é o Juiz de todos, e fará o que Lhe parecer melhor diante do pior dos comportamentos (vs. 6-8). Diante do caráter deste Deus, o salmista decide testemunhar de Sua justiça e a Ele cantar eternos louvores (vs. 9-10). A questão é que você deve aproximar-se de Deus hoje a fim de encontrá-Lo como Salvador; pois, no fim todos O encontrarão como Juiz. Assim, na hora certa e com o método correto Ele libertará aos salvos e condenará aos impenitentes. Ouça a voz de Deus através de Asafe!
Asafe transmite uma mensagem oportuna a você no Salmo 75. Inspirado pelo Espírito Santo, ele espera que você tome uma atitude. As palavras do salmista revelam que aquele que confia na justiça de Deus O louva do início ao fim (vs. 1, 9); pois sabe qual será o fim de todos os que agem com impiedade, e o destino maravilhoso daqueles que escolhem a justiça divina (vs. 3, 10). Ainda que seja preciso testemunhar desse Deus aos arrogantes, estúpidos e ignorantes (vs. 4-6), quem O conhece tem convicção e fala com ousadia para que ninguém diga que não sabia que um dia Deus se levantaria como Juiz (vs. 2, 7). A verdade mais impactante deste Salmo é esta: “Na mão do Senhor está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota” (v. 08). Mas o Salmo visa alertar, não ameaçar; pois, a vontade do Senhor é salvar. Sempre! Quem atentar para esta mensagem e aceitar o plano de amor e graça,terá o destino dos justos. É preciso arrepender-se de seus pecados, quebrar o orgulho e glorificar a Deus. Tome a atitude tomada por Asafe, diga agora em teu coração: “Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; cantarei louvores ao Deus de Jacó” (v. 9). Conte, proclame, anuncie e cante todas as maravilhas de Deus. Revele Seu caráter justo e amoroso ao mundo e como Ele está disposto a atrair os pecadores a Si.

Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...