segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Oração pelo Rei


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 61
Oração pelo Rei
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Obtenha força em meio à fraqueza. Viva em segurança diante da insegurança. Leia o Salmo 61 e veja que Davi canta e ensina a viver em meio às dificuldades da vida. Quando ele percebe que não há segurança em nenhum lugar, recorre a Deus. Ele clama ao Senhor por força e proteção; ao se sentir fraco, reúne suas forças para revelar a Deus seu intenso desejo de estar em Sua presença; Ele ouve e atende as orações. É provável que esse Salmo tenha sido composto “durante distante expedição ou no tempo da rebelião de Absalão, expressa o sentido clamor dos piedosos da nação que anseia pelo advento do Messias, que virá estabelecer o reino” (M. F. Unger). Mesmo sendo rei, qualquer pessoa neste mundo deveria reconhecer que Cristo é a solução para toda ansiedade e aflição. Nas palavras de David S. Dockery, “muitos buscam refúgio da fadiga e das lutas da vida. Mas esse refúgio só se encontra na Rocha mais elevada e mais forte do que qualquer ser humano (61.2). A oração para que o rei tenha domínio eterno (61.6-7) é cumprida perfeitamente no Filho de Davi, Cristo”. O Salmo ensina que a grandiosidade de Cristo é a única garantia para a vida neste mundo. Nossa única segurança é nos render a Cristo, confiar nEle e refugiar-se nEle. Quem procurar qualquer outra pessoa, coisa ou lugar para o descanso do coração certamente enfrentará a dura realidade da decepção; mas em Cristo, não: Ele não falha!

Das lágrimas ao louvor: quem confia em Deus sai da lama da tristeza para o alto da fortaleza. Quem sente a aflição de estar distante de Deus, não vê a hora de encontrar-se novamente com Ele para, então, satisfazer-se completamente. Essa é a essência do Salmo 61. Você pode estar nos confins da Terra, onde você considera o lugar mais longe que possas ir para fugir e afastar-se de Deus (v. 2); assim que você clamar a Ele, a tua oração será atendida por Ele (v. 1). Não importa quão abatido esteja o teu coração diante das decisões tomadas que te levaram a situações indesejadas, peça que Deus te leve à Rocha segura, Cristo (vs. 2-3). A igreja é a Casa de Deus, o lugar que todo desviado que reconhece sua situação, deveria almejar (v. 4); pois ali há abrigo e segurança, refúgio e proteção. Somos limitados, estragados pelo pecado, precisamos estar firmados na Rocha, pois só em Cristo, podemos encontrar segurança, abrigo, refúgio, proteção, descanso, paz e salvação; por isso Ele é comparado a uma Rocha mais alta que o ser humano. Ele é o Rei eterno, é Nele que fazemos nossos votos e nos reconciliamos com Deus (vs. 5-7). É a Ele que devemos cantar louvores eternamente (v. 08). No abrigo de Cristo há lugar para todos. Neste mundo mal, imoral e injusto só há segurança em Cristo. Só isso importa! Permaneça Nele, confie em Sua palavra, e viva com confiança!

As pessoas procuram muitas coisas, sentem muitas necessidades; e, através do trabalho, dinheiro e luxo desejam suprir suas mais urgentes necessidades ignorante a mais importante. O Salmo 61 revela a nós do século XXI que nossa maior necessidade não é de coisas, dinheiro, status, carros e casas. Nossa maior necessidade é de um lugar seguro, de paz e proteção em que a alma se deleita e satisfaz o coração. Assim, nossa necessidade maior e mais importante é encontrar-se com Jesus e permanecer nEle. Ele é comparado a uma Rocha, pois nEle qualquer pessoa que O busca e nEle permanece, encontra proteção, segurança, paz e satisfação. Ele é a nossa única opção de salvação. Ele é o único Salvador; nEle o pecador não encontra apenas libertação, mas também restauração. O Salmista começou triste a composição de seu Salmo, mas terminou feliz. Ele esteva aflito, mas terminou alegre e em paz. Ele começou com lamentos e terminou com louvor (vs. 1-2, 7-8). Isso porque viver na presença de Deus, traz proteção física, emocional e espiritual. Se você te sentes vulnerável diante das aflições e angústias, anseie habitar no tabernáculo para sempre, abrigue-se no oculto das asas protetoras de Deus, Ele dá a herança àquele que teme o Seu nome (vs. 4-5). A total segurança que encontrarás em Cristo e na Sua igreja te motivará intensamente a cantar altos louvores a Ele. Então, reconheça que a tua maior necessidade é Cristo e serás plenamente feliz em Sua presença.
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...