quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RPSP -Salmos 57


Reavivados por Sua Palavra #rpsp
Leitura Bíblica  - Salmos 57
Comentários: Garth Bainbridge
O título do Salmo 57 ”Hino de Davi, quando fugia de Saul, na caverna”, indica que ele segue cronologicamente os acontecimentos do Salmo 56. Em 1 Samuel 22:1 diz-se que: ”Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão” (NVI). Foi, então, que “também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles”(1Sm 22:2 NVI). No entanto, apesar de liderar um grande grupo, em seu coração Davi estava sozinho com seus medos, dúvidas e confusões especialmente sobre como Deus cumpriria o chamado para que ele se tornasse rei. Para todos os efeitos, Saul é quem tinha no momento o comando do seu destino: ele estava no trono e Davi era um mero fugitivo escondido em uma caverna.

Enquanto estava na caverna, Davi escreveu este Salmo e recuperou a coragem com um espírito surpreendentemente positivo de confiança e louvor. Ele declara: ”Eu me refugiarei à sombra das Tuas asas, até que passe o perigo” (v.1b NVI). E enquanto espera que as coisas mudem em seu favor, ele diz: ”Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito” (v. 2 NVI). A versão ARA diz: ”… que por mim tudo executa.” Ele é o Deus que age, que faz, que realiza. ”Dos céus Ele me envia a salvação, [...] Deus envia o Seu amor e a Sua fidelidade.” (v. 3 NVI). Deus não envia o Seu amor e fidelidade de forma abstrata; Ele envia a Si próprio, em amor e fidelidade.

Repousando nesta confiança, Davi pode, então, estar sem medo ”no meio de leões” (v. 4), por assim dizer. Ele está confiante de que o mal que planejam para ele se virará contra seus inimigos: ”Abriram uma cova no meu caminho, mas foram eles que nela caíram” (v.6 NVI).

No meio das circunstâncias mais desanimadoras, ele elogia o seu Senhor. Por duas vezes (v. 5 e 11) ele levanta o coro: ”Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!” (NVI). Deus está acima de tudo e é maior do que qualquer força de oposição. Muito antes que haja qualquer sinal de mudança das coisas para ele, Davi mostra que já está em paz com os propósitos de Deus: ”Eu Te louvarei, ó Senhor, [...] pois o Teu amor é tão grande que alcança os céus” (v. 9, 10 NVI). A caverna ecoa com sua canção de louvor. Ele levanta a voz e canta: ”Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada!” O sol não o acorda – ele é quem acorda o sol com seus cânticos e louvores!

”Caso houvesse muito mais louvor ao Senhor, e muito menos repetição de desânimos, muito mais vitórias seriam obtidas”(Evangelismo, p.499). Não deixe que sua caverna seja a sua sepultura; preencha-a com a luz da presença de Deus, por meio do louvor.
Garth Bainbridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...