quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fé Revigorada-


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 77
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Fé Revigorada
Meditando nas belas palavras do Salmo 77 de autoria de Asafe, já no início percebi uma grandiosa lição: A oração não tem a finalidade de fazer Deus baixar-se até nós, mas elevar o abatido, aflito e angustiado que ora até onde Ele está (v. 1). Ainda aqueles que O buscam apenas na angústia (v. 2) ou se lembra dEle só nos momentos críticos e de apuros (v. 11); no entanto, por causa disso venha a reconhece a necessidade de Sua misericórdia e compaixão a fim de receber um milagre depois de provar as consequências desastrosas de ter-se afastado dEle, mesmo assim é certo que Ele ouve, opera e restaura a quem ora. Às vezes Deus mesmo permite que a situação aflitiva alcance a um de seus filhos a fim de atraí-lo de volta ao seu redil e o caído desfocado volte a priorizá-Lo e exaltá-Lo a fim de que não se perca para sempre. Com isso, Deus chama a tua atenção com teus fracassos até que prestes atenção e voltes a dar atenção a Ele e tua vida se torne um sucesso completo. Assim, os teus fracassos podem ser derrotas momentâneas se você, como Asafe, mantiver o foco na vontade de Deus para a tua vida. É num contexto de angústia que Asafe clamou, buscou, gemeu, questionou, meditou, refletiu e reviveu (vs. 1-15). A forma em que você se aproximar de Deus terá um impacto dramático sobre como você interpretará a vida, a sociedade e o teu futuro (vs. 16-20). Deixe Deus te guiar, nunca se afaste se Seu rebanho, nunca tente ser independente dEle; é melhor ser uma ovelhinha obediente, é mais seguro nesta vida! Ore sempre!

Ao meditar atentamente nas palavras de Asafe no Salmo 77 notei que é possível viver uma religião nostálgica. Tal religiosidade é caracterizada por acreditar apenas em um Deus que agiu no passado (v. 5-6). Assim, para muitos, ir à igreja é como visitar a um museu; sendo a Bíblia a relíquia que apresenta os feitos de Deus da antiguidade longínqua (v. 11). Orando sobre isso, meus pensamentos foram muito além disso; vi a possibilidade de termos no presente uma experiência com Deus como teve Asafe e, assim, sair da mediocridade e aridez espirituais (vs. 1-3, 7-10). Todavia, para isso é preciso que tiremos as grossas poeiras de nossa fé arcaica, renovemos agora o compromisso espiritual feito no passado, a fim de que encontremo-nos com o Deus eterno, que continua atuando poderosa e constantemente na vida de Seu povo em um mundo secularizado até na religião (vs. 12-19). Anseio que você contemple na Bíblia o que Deus fez a fim de que sejas impulsionado(a) a crer que Ele pode fazer grandes maravilhas no presente, para que a tua vida seja impactada a fim de que impactes a sociedade atual contando dos maravilhosos feitos divinos (vs. 12-13, 20). A pessoa que, neste tempo, andar nos caminhos de Deus, revelará Seu poder aos outros ao viver as experiências dos maravilhosos atos divinos. O Salmo nos deixa uma fórmula prática: Clamor + busca + reflexão = testemunho! Seja prático e viverás a religião na prática! Que a tua paixão espiritual seja tão reavivada a ponto das nações reconhecerem os atos de Deus por meio de tuas ações diárias.

Tem gente que não para de sofrer simplesmente porque não se deixa consolar-se. A angústia, a aflição e a dor deve conduzir toda alma a uma busca por solução de um problema que pode nem ter sido cogitado ainda, é preciso meditar e investigar no íntimo a fim de descobrir a razão de ter o coração perturbado. O Salmo 77 mostra que é possível, ao reconhecer a necessidade de Deus, correr para Ele e não ser saciado ou consolado, simplesmente porque o indivíduo recusou-se deixar consolar-se por Ele (vs. 1-2). Desta forma, palavras de conforto, por melhores que sejam, podem não surtir efeito algum ao que se recusa ser consolado, ainda que seja o próprio Deus. Asafe não desistiu, pelo contrário, ele permitiu que Sua alma fosse elevada a Deus e sua mente se concentrasse nos santos caminhos do Senhor. Ele reviveu a redenção como um ato miraculoso de Deus depois de considerar o que Deus já fez (vs. 3-15). A salvação, além de ser um ato de graça, revela o poder de Deus; pois redimir é um ato miraculoso da parte de um Ser santo. O êxodo israelita é um símbolo da libertação da escravidão do pecado. As palavras relacionadas aos atos salvíficos de Deus estão nos versos 15-19, os quais apontam para a primeira e a segunda vinda de Cristo; a Bíblia descreve ambos eventos acompanhados de abalos sísmicos e cosmológicos. Esse Deus, ao conduzir os salvos a um destino certo enfrentará com Seu povo obstáculos, dos quais nenhum deles impedirá ao povo de chegar ao lugar preparado por Ele! (v. 20).

Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...