terça-feira, 15 de outubro de 2013

RPSP- Salmos 69


Reavivados por Sua Palavra 
Leitura Bíblica  - Salmos 69


Comentários: Gordon Christo
Os escritores do Novo Testamento citam mais vezes este Salmo do que qualquer outro, aplicando muitas porções à vida de Jesus. João aplica o verso 4 para os inimigos de Jesus que O odiavam sem motivo, e o verso 9 à purificação do Templo, quando Jesus expulsou aqueles que insultavam a Deus e, depois, no verso 21 descreve o desprezo dos inimigos por Jesus e como Lhe ofereceram vinagre para saciar Sua sede.

Depois de tudo isso, estamos quase prontos para ouvir no restante do Salmo as palavras: "perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Mas, em vez disso, encontramos maldições.

À luz da instrução de Jesus para que amemos os nossos inimigos, como devemos lidar com os salmos nos quais os inimigos são amaldiçoados?

Davi, apesar de sua vida de dedicação a Deus, ainda não havia chegado a compreender de uma maneira experiencial de que abençoar é melhor do que amaldiçoar. Muitos capítulos de sua vida teriam sido bem menos estressantes se Ele tivesse aprendido a confiar em Deus completamente, deixando com Ele a tarefa de julgar e condenar seus inimigos.

Nossa antipatia para com nossos detratores os afeta menos do que afeta a nós. O perdão de Jesus a Seus algozes ("...porque eles não sabem o que fazem... "), não as tornaram boas. Eles ainda irão enfrentar o seu castigo. O perdão refletiu a atitude de pena de Jesus por eles. Quando perseguido, a atitude de perdão pode trazer paz. Ele coloca você acima da dor, da auto piedade, da dúvida.

No devido tempo os maus serão julgados e condenados por Deus, portanto você não precisa  gastar suas energias odiando-os e amaldiçoando-os.


Talvez você esteja passando por uma situação em que pessoas estão lhe difamando e perseguindo. Abra o seu coração a Deus. Revele a Ele os seus sentimentos mais profundos, incluindo os negativos. Mas, ao mesmo tempo, siga o caminho superior apontado por Jesus. O caminho da confiança em Deus e do perdão aos inimigos.

Outra importante lição que extraímos deste Salmo é que os sofrimentos que passamos foram também experimentados por Jesus. Temos um intercessor que nos ama com amor eterno e de uma maneira que jamais entenderemos. Ele trilhou o caminho que hoje estamos passando e, portanto, nos compreende, consola e pode nos dar a vitória contra o mal.

Gordon Christo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...