segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Supremo Juiz -Salmos 82


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 82
O Supremo Juiz
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Um Salmo polêmico, intrigante e muitas vezes mal interpretado. O Salmo 82 tem sido discutido por muitos, que mensagem há nele? É preciso reconhecer que o próprio Deus reconhece que há outros deuses (veja o primeiro mandamento em Êxodo 20:3). No entanto, o Salmo em consideração visa revelar o supremo poder de Deus. Deuteronômio 10:17-18 nos informa que Deus é Deus além das pessoas, pois Ele é Deus dos deuses. Em Deuteronômio 4:19-20 os israelitas são advertidos a serem fieis unicamente ao Deus que tirou-os do Egito e não a seguir nenhuma divindade pagã. Em Colossenses 1:16 diz que em Cristo foram criados criados tronos, dominações, principados e potestades. E, em Efésios 6:12 diz que a luta do cristão não é contra carne e sangue, mas contra os principados, potestades, os poderes deste mundo tenebroso e as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Tanto em Isaías 14 como em Ezequiel 28 certos líderes políticos de grande influência estão sendo julgados por Deus, mas se percebe que por trás desses grandes nomes está Lúcifer, o príncipe das trevas, o qual influencia os poderosos da Terra à prática do mal. É assim que Deus julgará os grandes da Terra, que ocupam o lugar do Supremo Juiz, mas deixam-se influenciar pelo autor do mal. É por isso que Asafe denuncia os juízes corruptos que oprimem o povo, lembrando-lhes do papel dado por Deus, e de que serão julgados pelo Supremo Juiz por terem julgado o mundo.

Os poderosos da Terra, que deveriam ser regidos pelo verdadeiro Supremo Juiz, permitem serem regidos pelo Príncipe das trevas, que perverteu a Lei de Deus para explorar os filhos de Deus. Para entender a mensagem do Salmo 82 é imprescindível equiparar os seguintes textos (Êxodo 20:3; 21:6; 22:8-9; Deuteronômio 4:19-20; 10:10-18; Colossenses 1:16; Efésios 6:12; Isaías 14 e Ezequiel 28). O Salmo 82 revela que a sociedade que é regida por poderosos corrutos verá todos os fundamentos da Terra serem sacudidos. Homens no poder, que deveriam depender do poder de Deus e de Sua Lei para reger o mundo, preferem ser influenciados pelo poder do mal; por isso, Deus, o Supremo Juiz se levantará e tomará as devidas providências sobre aqueles que se consideraram os maiorais do mundo, influenciados por Satanás; que deveriam ter defendido a causa do fraco e do órfão e não o fez (v. 3), proteger a causa dos pobres e oprimidos, mas foram a causa de suas misérias e opressão (v. 4). Estes que, permitidos por Deus, assumiram lugar de representantes da justiça na Terra, o lugar de Deus (Tiago 4:11-12; I Coríntios 4:3-5), que o Salmo declara que não são eternos (v. 7) e nem santos (v. 2), serão condenados a fim de que o fiel remanescente de Deus seja liberto de suas mãos. Asafe, o autor do Salmo, deixa claro que é o Deus Criador, o Eterno, o verdadeiro Soberano que se levantará no futuro para julgar àqueles que se consideram deuses, pois Ele é proprietário de todas as nações. Louve a esse Deus!

Alguém que ocupa posição de liderança na sociedade, seja político, juiz, legislador, promotor de justiça, advogado ou mesmo líder religioso, deveria reconhecer que assumiu o lugar, a autoridade e a jurisdição de um Juiz Supremo, que deve reconhecer a importância da oração para comunicar-se com esse Juiz Supremo, O qual foi Quem permitiu terem cargos de tão grande responsabilidade na aplicação das leis humanas. O Salmo 82 traz essa mensagem. Neste Salmo Deus adverte aos poderosos da Terra, aos juízes do mundo, que estão no lugar de Deus, mas que são seres mortais, e que num futuro em breve terão de prestar contas perante Deus. Os mais poderosos da Terra devem saber que Deus é Deus, ninguém se compara a Ele, e não é nenhum homem na Terra, por mais poder que tenha, que terá a última palavra. Desde presidentes que exercem influências mundiais tanto quanto o papa que exerce influência espiritual no mundo inteiro terão de dar satisfação de seus cargos de grandiosíssima responsabilidade. Deus não deixará impune a nenhum corrupto, por mais importante que tenha sido na história. Os faraós do Egito, que se consideravam deuses, serão julgados por Deus; os reis dos grandes impérios do mundo que também se consideravam deuses, serão julgado por Deus. Os Herodes, os Césares, etc., todos serão julgados por Deus. Louvado seja Deus!
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...