terça-feira, 15 de outubro de 2013

Desafios- Salmos 69


Lições de Vida
Desafios
Leia na Bíblia- Salmos 69
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
Louvado seja Deus pelo dom da vida. Glorificado seja Ele pelas bênçãos recebidas durante o percurso da vida. Entretanto, tal reconhecimento deve levar-nos a continuar dependendo ainda mais dEle, pois o fato de ter recebido bênçãos não significa que os problemas acabaram. Davi, o homem segundo o coração de Deus, inicia assim os versos do Salmo 69: “Livra-me, ó Deus, pois as águas me sobem até o pescoço. Atolei-me em um profundo lamaçal, e não se pode estar em pé. Entrei na profundeza das águas; a corrente me leva. Estou cansado de clamar; secou-me a garganta. Os meus olhos desfalecem de esperar o meu Deus...”. Há quem diz que tais sintomas representam quadro clínico de depressão. Sendo ou não, ele apresenta um servo de Deus em situação de desespero, afundando-se nas circunstâncias amedrontadoras, sentindo-se exausto, gritando ao vento, cujos olhos desfalecem e os problemas multiplicam (v. 4). Se você também se sente assim, continue lendo. Levante a cabeça, seja determinado a agir corretamente, e faça o seguinte:
1. Reconheça teus pecados, erros, falhas e ignorâncias (vs. 5-6);
2. Ame a Deus acima de tudo, sem importar-se com as consequências (vs. 7-12);
3. Ore confiantemente, entregue teu caso nas mãos de Deus (v. 13-21);
4. Coloque para fora todo sentimento negativo acumulado na alma (vs. 22-28);
5. Mesmo em aflição e angústia no coração, louve e convide outros a adorarem a Deus por Sua graça e Salvação (vs. 29-36).

Está difícil orar? O problema é a falta de tempo ou a falta de coragem? O ato de orar é estranho à natureza pecaminosa; você sabe que precisa, mas teu coração carnal não aprecia permanecer constantemente dedicado à oração. Se você precisa de incentivo, o próprio Deus que espera que você ore não coage a fazê-lo. Ao invés de te obrigar, Ele te motiva revelando Seu caráter. Leia o Salmo 69, o qual fala dos desafios e apresenta incentivos. Enfatizaremos os incentivos devido a que os desafios estão espalhados pelo Salmo inteiro. Os incentivos são:
Primeiro incentivo: A boa vontade de Deus em ouvir à oração do suplicante (v. 13);
Segundo incentivo: A abundância da misericórdia de Deus por quem ora a Ele (v. 13);
Terceiro incentivo: A fidelidade na garantia da salvação a quem ora com sinceridade (v. 13);
Quarto incentivo: A benignidade de Sua imensa misericórdia com quem se aproxima dEle (v. 16);
Quinto incentivo: A onipotência de Deus em libertar almas da aflição devido a Sua compaixão (v. 18);
Sexto incentivo: A onisciência de Deus diante de toda a situação e os segredos do coração (v. 19).
Sétimo incentivo: A atenção especial de Deus aos necessitados e cativos que oram a Ele (v. 33).
Você tem motivos de sobra para orar, só não ora se não quiser. Propõe-se a se dedicar mais a orar a Deus; mantenha comunhão com Ele sempre, não tem nada melhor que traga resultados mais compensadores (vs. 35-36). Então, ore agora!

Em busca de reavivamento já faz um tempo, o Salmo 69 é um capítulo que dá alento. Lá no auge da sua composição, o salmista opresso em suas emoções, após considerar a justiça divina sobre os injustos, em alto e bom som diz nitidamente: “Os pobres verão isto, e se agradarão; vós que buscais a Deus, reviva o vosso coração” (v. 32). A justiça de Deus sobre as injustiças humanas alegram a alma dos que são afligidos pelos ímpios (vs. 30-31). Além dessa alegria e felicidade ao saber que Deus é justo e agirá com justiça, os que creem nEle e O aceitam compartilham com outras pessoas a fim de estimulá-las a regozijar-se no juízo de Deus e a seguirem ávidas em sua busca por Ele (vs. 32-33). Deus se dispõe a escutar aos pobres a aflitos deste mundo; e, em prol dos que clamam por Ele, a justiça divina agirá com poder. Por isso, toda a natureza é convocada a exaltar a Deus; todo o Universo deve louvar a Deus pelos favores dispensados graciosamente a Sua amada igreja em todos os tempos, principalmente nos últimos dias em que antecede a grande consumação da salvação (vs. 35-36). Baseado nisso, quero me dirigir a você: Jesus vai voltar para por fim à maldade, ao pecado e a opressão; e, também, Sua vinda terá como objetivo buscar os fieis, humildes e dedicados a Ele; desejo que você permita que essa verdade inunde teu coração e revigore o teu espírito abatido. Reaviva a chama desta preciosa esperança em teu coração e deixe tua alma se alegrar nela e terás um bom dia!
Heber Toth Armí
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...