sábado, 31 de dezembro de 2022

O Ano Está Findando

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

31 de dezembro

      O Ano Está Findando

    Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8.

   Foi bom conversarmos diariamente ao longo deste ano. Enquanto escrevia estas meditações, aprendi muita coisa. Ficava emocionado, às vezes. Quando chegava ao fim da meditação de um dia, sentia que tudo era para mim e tentei fazer de Jesus o grande Amigo e Salvador de cada minuto.

   Estando em Miami, em janeiro de 93, fui assaltado e os assaltantes levaram junto com todas as minhas coisas, quase 90 meditações escritas. Era muita coisa. Senti-me triste, frustrado e incompreendido. Quase todas as minhas férias as tinha gasto escrevendo esse material. Tinha levantado cedo e deitado tarde; sacrificado horas de lazer ao lado de minha família, para quê? Para que num segundo tudo fosse pelos ares.

   Recomecei tudo de novo e senti o braço poderoso de Jesus me ajudando e me orientando. Hoje, chego ao fim deste trabalho. Tive a oportunidade de dirigir-me a você ao longo de todo um ano; é motivo muito grande para agradecer a Deus por esse privilégio.

   Escolhi o texto de hoje como a última meditação deste ano porque gostaria que você olhasse com otimismo para o futuro. Queira Deus que as meditações deste ano tenham-lhe mostrado de alguma forma que não basta ser um bom membro da igreja. É preciso ser cristão, e uma pessoa cristã é aquela que descobriu Jesus como a pessoa mais linda, como o Salvador, o Sustentador e Amigo de todas as circunstâncias.

   Mais um ano está para começar. Muitas vezes O inimigo fará aparecer miragens no deserto desta vida. Não seja enganado pelas luzes deste mundo. Fixe seus olhos em Jesus, concentre-se nEle, faça dEle o centro de sua vida. Pense nEle e em todas as virtudes maravilhosas que provêm dEle. Não permita que as enganosas luzes de neônio desta vida ofusquem sua visão a ponto de perder de vista a maravilhosa pessoa de Jesus.

   Sem dúvida, você cresceu neste ano. Você aprendeu, adquiriu experiência. E para tal, pagou o preço com dinheiro ou com tempo, ou com sofrimento, mas você cresceu. Não é mais a mesma pessoa que começou o ano.

   Se as coisas foram bem, louve o nome de Jesus; se as coisas foram adversas e se a tragédia bateu à porta de seu coração, também louve o nome de Jesus.

   Que Deus continue abençoando-o no ano que vem. Caia de joelhos no entardecer de mais um ano. Segure o braço poderoso de Jesus, faça planos para separar diariamente tempo para ficar a sós com Ele neste novo ano,

   Eu e minha família faremos o mesmo, e entre os nossos planos estará o de ver você e abraçá-lo pessoalmente na gloriosa manhã da ressurreição. Naquele dia, com certeza, o mais caro sonho do coração humano estará realizado, Nós O veremos face a face e viveremos com Jesus eternamente.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/xzuZMoYCdwU

I Crônicas 14 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 14
Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

Um Ato Importante

I Crônicas 14 - Quando Deus confirma nosso chamado pela resposta do povo, Ele não nos livra dos desafios, problemas e oposições que enfrentaremos decorrente de ter aceitado seguir Seus planos; porém, Ele nos dá meios e oportunidades para que, buscando a Ele, alcancemos sucesso e popularidade.

Este capítulo fala da...

• Confirmação divina de Davi ao reino de Israel (vs. 1-2);

• Família de Davi (vs. 3-7);

• Oposição dos filisteus a Davi ao saberem que ele havia sido ungido rei (vs. 8-9);

• Forma em que Davi criou suas estratégias de guerra: Consultando a Deus (vs. 10-12);

• Insistência do inimigo na destruição do ungido do Senhor (vs. 12-13);

• Perseverança de Davi em consultar novamente ao Senhor e buscar estratégias com Deus (vs. 14-16);

• Fama, prosperidade e honra de Davi por ter Ele buscado a Deus (v. 17).

Alguém disse...

Seu passado influencia, mas não determina o seu futuro;

Sua família influencia, mas não determina o seu futuro;

Seus traumas influenciam, mas não determinam o seu futuro;

Sua decisão de vencer influencia e determina seu futuro.

Porém, não deve ficar apenas na decisão de vencer ou lutar para vencer. Sem orientação e capacitação de Deus até a vitória pode tornar-se em derrota. Os filisteus tinham conseguido muitas vitórias, mas desta vez, por duas vezes consecutivas, foram derrotados; o que aconteceu? Seu inimigo consultou ao Senhor.

Consultar ao Senhor é um ato importante, pois...

• Leva a pessoa a ter intimidade e independência dAquele que é o Deus soberano do Universo.

• Oferece estratégias àquele que ora para alcançar vitórias sobre quaisquer obstáculos que a vida impõe na tentativa de impedir que seja feita a vontade de Deus aqui na Terra.

• A rotina da vida é quebrada e alterada; substitui o curso moldado pelo pecado pelo poder de Deus que muda o rumo da história.

• Deus agirá em prol de Seus servos, planos e propósitos ainda que hostes inimigas se levantem para impedi-los.

Deus conhece tudo, inclusive estratégias bélicas. Ele sabe o caminho para a vitória diante de qualquer oposição, obstáculo ou situação. A pessoa que verdadeiramente serve ao Deus onipotente não é escrava das circunstâncias. Nem os mais poderosos da Terra nem os ousados poderes do inferno poderão obter vantagem sobre quem depende inteiramente do Deus da vitória.

Portanto, reavivemo-nos! Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Em Nome do Senhor

MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS


30 de dezembro

      Em Nome do Senhor

    E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17.

   Está aí. Cheio de expectativas e oportunidades. Com as asas brancas da esperança. Pronto para decolar no vale dos sonhos, rumo ao infinito das realizações. É mais um ano que chega, aberto, limpo e promissor. Entre nele, em nome de Jesus.

   No meio das expectativas de um novo horizonte, convido você a olhar para trás. Como? Não diz todo o mundo que a gente deve deixar de olhar para o passado e ver apenas o futuro? Mas meu convite é: olhe para trás!

   Você sabia que nós tiramos forças do passado, apesar de nossa vertiginosa projeção para o futuro? Então olhe para trás, olhe especialmente para as coisas que não deram certo, as que saíram mal. Olhe para as frustrações e as derrotas.

   Todo o mundo diz que devemos esquecer as derrotas e fracassos e estar sempre prontos para novas tentativas. Bem, tentar de novo, sim; mas deixar de olhar nossas derrotas e fracassos, jamais. Porque na batalha da vida ganha quem sabe perder, quem sabe capitalizar a derrota, quem não vive lamentando porque algo deu errado, mas, ao contrário, olha para a derrota sem rancor, sem mágoa, analisando e perguntando por que não deu certo.

   O novo ano está aí. Cheio de expectativas e oportunidades. Todo seu. Limpo. Aberto. E promissor. Chega com as asas brancas da esperança. Pronto para decolar do vale dos seus sonhos rumo ao infinito das suas realizações. Olhe para ele sem medo, como a águia olha o brilho do sol. Embora suas pupilas fiquem ofuscadas pela luminosidade do astro, ela sente fervilhar o sangue nas veias, abre as asas e parte, rompendo o azul do céu à procura de novos horizontes.

   Se o ano que passou foi bom ou foi ruim, pouca diferença faz. O ano novo agora é seu. Isto é o que conta. Não lamente os erros do passado. Não fuja deles. Encare-os. Afinal, perder todo mundo perde. Uns mais cedo, outros mais tarde. Perder nunca foi problema. Mas você tem que saber tirar proveito da derrota, porque na batalha da vida ganha sempre quem sabe perder.

   Comece então o novo ano sem medo, em nome de Jesus.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/xzuZMoYCdwU

I Crônicas 13 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 13
Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

A Arca

I Crônicas 13 - Nunca despreze a Bíblia. Jamais rejeite sequer um versículo desse livro. “A Palavra de Deus, que, sob o Espírito Santo, gera novo nascimento, continua a ser o meio de desenvolver um caráter cristão em cada crente” (Frank B. Holbrook).

O texto trata de cruel morte de Uzá e da ira de Davi. Melhor dizendo, a mensagem revela o caráter de Deus e o valor que Ele dá a Sua Palavra. Reflita:

“A arca, mencionada 46 vezes em 1 e 2Crônicas, deveria ser transportada aos ombros dos levitas (Nm 4.5,15), e não no modo filisteu, sobre um carro [...]. Só os levitas podiam tocar a arca (cf. 2Sm 5.11-25)” (Merrill F. Unger).

• Consultar pessoas sábias, buscar conselho de bons conselheiros, solicitar auxílio aos líderes políticos e ter o apoio de todo o povo, de nada adianta se Deus não for consultado (vs. 1-3);

• Ter a companhia de todo povo de Deus para fazer o que é certo será um fracasso se for feito do jeito errado (vs. 4-7);

Os filisteus transportaram a arca de Deus em carros e deu certo. “Deus podia permitir que os filisteus usassem esse método, já que não eram o Seu povo da aliança, instruído pela Palavra” (W. W. Wiersbe).

• Fazer as coisas certas, do jeito certo, mas com tristeza, mal humor e carrancudo é errado tanto quanto estar alegre por criar estratégias para alcançar objetivos nobres pelos métodos errados (vs. 8-10). É errado copiar o método dos filisteus para fazer as coisas de Deus.

Uzá fez o que sabia ser errado e foi imediatamente fulminado. “Deus teve de julgá-lo imediatamente, ou sacrificaria sua glória e permitiria que Sua Palavra fosse violada” (Wiersbe).

• Sofrer consequências dos próprios erros e ainda ficar furioso com Deus é a evidência de loucura por não fazer as coisas conforme as Sagradas Escrituras. Quem erra, geralmente pensa ter razão, até mesmo quando Deus desaprova sua atitude (vs. 11-12).

• É mais fácil esquivar-se, fugir e abandonar o que se está fazendo do que avaliar onde está a raiz do problema e arrepender-se (vs. 13-14). Quem começa um ato errado cometerá erro atrás de erro, cada vez pior que o anterior.

Deus quer nos abençoar, mas não desvie do caminho da bênção: Sua Palavra! Reavivemo-nos! Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Sua Grande Oportunidade

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

29 de dezembro

      Sua Grande Oportunidade

    Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! Salmo 128:4. 

   Em 1981, Gladis Silva foi coroada Miss Peru e dois meses depois foi classificada entre as dez mulheres mais bonitas do mundo, no concurso de Miss Universo que se realizou em Nova lorque. Sem dúvida, as luzes, os aplausos, a fama e as glórias deste mundo não eram capazes de preencher o vazio interior que a acompanhava quase inconscientemente. Em 1988, Gladis enfrentava um grave problema em sua vida e não sabia onde encontrar a solução. Foi nessas circunstâncias que se encontrou com uma amiga cristã que lhe disse: “Gladis, você vive angustiada neste momento e se desespera porque não conhece a Jesus. Se você O conhecesse, saberia que poderia contar com Ele agora e sempre.” 

   Quando a amiga se retirou, Gladis ficou sozinha em seu quarto pensando: Quem era Jesus? Onde estava? Como poderia conhecê-Lo? Começou a estudar a Bíblia com afinco e descobriu a Jesus como seu amigo, Salvador e companheiro de todas as horas. Abriu o seu coração a Jesus e hoje se deleita na bendita esperança da volta de Cristo. 

   Quando a conheci e me contou sua história, vi lágrimas em seus olhos. “Não são lágrimas de tristeza, pastor”, disse, “são lágrimas de alegria. Encontrei finalmente o que me faltava na vida. Sou feliz. Encontro diariamente forças em Jesus, e os aplausos, luzes e glórias desta vida já não têm valor para mim.” 

   Este ano praticamente terminou. É tempo de tomar novas decisões. Talvez no ano que está terminando tenhamos corrido atrás de valores que, apesar de necessários, não foram os que deram sentido à nossa vida. É possível que estejamos feridos e frustrados. É também possível que estejamos quase sem forças para poder levantar-nos, mas o que há de maravilhoso no evangelho é que Jesus deseja salvar-nos. Desde o jardim do Eden tem perguntado: “Onde está você?” Sua voz tem ultrapassado o tempo e a história. Seu clamor tem tocado milhares e milhares de vidas ao longo dos séculos. Os homens O têm rechaçado. Outros O têm aceito e outros simplesmente ficam indiferentes, sofrendo por dentro, sabendo que a única saída é seguir a Jesus, mas ficam como que paralisados, amarrados a seus preconceitos, a suas dúvidas e temores, sem poder dizer sim. 

   Gladis Silva decidiu dizer sim. Abriu seu coração a Jesus. Fez dEle seu amigo, Salvador e centro de sua vida. Continuará brilhando, não mais por sua beleza extraordinária, mas pela paz que reflete seu rosto, pela simplicidade com que fala de Jesus, o grande amor de sua vida. 

   Se você, por algum motivo, deixou passar as oportunidades até agora, aproveite os últimos dias deste ano para meditar e chegar à conclusão de que Jesus é a única saída. Pode correr a Ele como está, levando tudo o que você é. A Seus pés encontrará a paz e em Seus braços se sentirá amado e entenderá que a vida merece ser vivida.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

I Crônicas 12 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 12
Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

Homens e Mulheres Equipados por Deus

I Crônicas 12 - Neste capítulo Deus preparava o coração de todas as pessoas, para unir-se ao rei Davi, uma amostra do que Ele queria fazer com toda a humanidade fim de prepará-la para a vinda do Rei do Universo que nasceria da tribo de Judá, conhecido como Filho de Davi.

“Com a nação reunida em torno do rei divinamente escolhido, houve grande regozijo, comemoração e bênção (v. 40). As divisões e contendas causadas pela desobediência de Saul ficaram no passado. Sob o governo de seu rei-pastor piedoso, Israel experimentaria nova prosperidade” (William MacDonald).

Todavia, uma grande quantia se mantinha fiel a Saul – oposição sempre existirá, inclusive dos de dentro (vs. 29-30).

Hoje o rei é o Messias. Seu exército é Sua igreja. Ele equipa cada crente para a guerra cósmica contra o mal. Deus quer formar um exército na Terra como Seu exército no Céu. “Todos os dias, apareciam homens querendo ajudar Davi. Em pouco tempo, seu exército ficou tão numeroso quanto o próprio exército de Deus!” (v. 22).

Joiada, Zadoque – sacerdotes. Não era proibido aos sacerdotes envolver-se em guerras (v. 28; Números 25:6-9; Josué 22:30). Pastores e membros devem estar dispostos a lutar quando necessário (v. 38).

“Nos dias de hoje, o reino de Deus precisa de homens e mulheres equipados por Deus (v. 2), habilidosos e valentes (v. 8), fortes na fé, capazes de prevalecer diante de grandes adversidades e de fazer o inimigo fugir (v. 14-15), cheios do Espírito e de dedicação abnegada a Jesus (v. 32), pessoas de ânimo resoluto (v. 33)!” (MacDonald).

Estamos no tempo em que precisamos de pessoas versadas no conhecimento, conforme profetizado em Daniel 12:3-4, ilustrado pelos filhos de Issacar: Entendidas nas ciências dos tempos, para saber o que o Israel espiritual deve fazer (v. 32).

Meditando nisso, lembrei que alguém desenvolveu os seguintes tópicos com o título: “Que horas são?” É hora...
• Do juízo (I Pedro 4:17-18; Apocalipse 14:17);
• De buscar ao Senhor (Oseias 10:12);
• De acordar (Romanos 13:11-14);
• De arrepender-se (Atos 17:30-31);
• De preparar-se (I Coríntios 7:29-31);
• De pedir a chuva serôdia (Zacarias 10:1);
• De Deus intervir (Salmo 119:126).

A salvação não é um presente dado ao léu, é um presente que o céu oferece para quem decidir-se pelo Salvador, o Messias. Levantemo-nos! Reavivemo-nos! /Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Por Que Perdoar?

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

28 de dezembro

      Por Que Perdoar?

    E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Mateus 18:34.

   Existem pessoas que seriam incapazes de matar, roubar ou adulterar, mas tampouco são incapazes de perdoar. “Pastor”, perguntam-me, “que faço para poder perdoar? Eu quero, mas não posso."

   O versículo de hoje está dentro da parábola dos dois devedores. Havia um rei que tinha dois servos. Um deles lhe devia o equivalente a um milhão e duzentos mil dólares. Era uma quantia incalculável, mas o servo suplica: “Dá-me um pouco de tempo e te pagarei.” Como poderia um pobre trabalhador juntar essa quantia de dinheiro? Jesus exagerou a soma de propósito, para mostrar ao ser humano que a dívida com Deus não pode ser paga com os esforços do homem. Nossa única saída é confiar em Alguém que pagou a dívida por nós.

   À parábola mostra um servo perdoado que não cria no perdão recebido. O rei havia dito: “Está livre”, mas ele continuava pensando que devia pagar a dívida. Por isso saiu buscando as pessoas que lhe deviam algum dinheiro. Encontrou um servo seu, a quem havia emprestado 200 dólares e começou a afligi-lo e mandou aprisioná-lo para que lhe pagasse. Este servo perdoado não era um homem feliz. Vivia angustiado e desesperado. Não tinha paz, porque pensava que devia pagar o que devia.

   O resultado de toda a confusão interior era que vivia atormentando os outros, possuía uma personalidade desagradável. Pensava que ninguém o queria, vivia atormentado pelo complexo de inferioridade e não era feliz.

   A parábola termina com o versículo de hoje: “O senhor o entregou à prisão, até que pagasse toda a dívida”. Os verdugos aqui são símbolos dos próprios sentimentos de rancor, ódio e ressentimentos que atormentam o coração do homem que não aprendeu a perdoar.

   Conheci uma pessoa que havia sido disciplinada pela igreja, mas na opinião dela, havia sido vítima de uma injustiça, porque não era “culpada de nada”. Para vingar-se de seus disciplinadores, esta jovem abandonou a igreja, e se entregou a uma vida de promiscuidade. Não quis saber mais da igreja, nem de Jesus, nem de ninguém. Desceu até o mais profundo no pecado, mas não era feliz.

   Angustiava-se por dentro; o complexo de culpa a atormentava dia e noite, até que um dia tivemos a oportunidade de conversar: “Por que faz isto, se não é feliz?”, perguntei-lhe. “Eles me disciplinaram injustamente e agora quero dar-lhes motivo de verdade para que a disciplina se torne justa”, me respondeu.

   Não era feliz. As pessoas culpadas nem se recordavam mais dela e ela era a única que sofria, se moía, se fazia sangrar e estava morrendo pouco a pouco.

   Aquela manhã entendeu que não perdoava porque nunca havia entendido o perdão de Deus para ela. Correu a Jesus, sentiu a paz que somente Jesus pode oferecer e levantou-se para buscar a seus ofensores e dizer-lhes que os amava. O milagre havia acontecido. O tormento havia chegado a seu fim.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

I Crônicas 11 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 11
Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

Os valentes de Davi

I Crônicas 11 - Deus conta com os valentes, não com os covardes indiferentes.

1. Davi, rei valente, segundo a promessa divina, é aclamado pelo povo de Deus, tomou uma fortaleza tendo o apoio divino (vs. 1-9).

2. Davi, um líder guerreiro valente, estava cercado de pessoas valentes, as quais compunham seu valente exército (vs. 10-47).

Os valentes de Davi fizeram muito na guerra física. Davi foi um valente e poderoso rei também. Contudo, todos juntos não conseguiram, com suas habilidades raríssimas, espertezas avantajadas e forças descomunais erradicar o mal completamente. Mas, um humilde servo, o Rei do Universo, sem alarde, fez mais que todos os poderosos da história juntos (Isaías 42:1-9).

Agora, Cristo quer valentes modernos. Ele conta com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos corajosos para viver a verdade em amor neste mundo tomado pelo veneno do pecado.

Na companhia de Deus seremos valentes vencedores (v. 9; Romanos 8:37). Para vencer tem que lutar, invadir o terreno do inimigo e retirar as preciosas almas escravizadas pelo pecado. Por conseguinte, Richard Baxter chama nossa atenção com estas palavras:

“Ouçamos, então, esses argumentos de Cristo, toda vez que sentimos que estamos ficando insensíveis e descuidados: ‘Morri por eles, e não olhareis por eles? Valiam eles o meu sangue, e não valem o vosso trabalho? Desci dos céus para a terra para buscar e salvar ao que estava perdido; e não ireis vós até a casa ao lado, a próxima rua, a próxima aldeia, para procurá-los? Quão pequeno é o vosso trabalho e condescendência comparado ao meu? Eu me rebaixei a esse ponto, mas é vossa honra serdes assim empregados. Sofri e fiz tanto pela salvação deles; e desejava fazer de vós meus cooperadores, e recusais o pouco que está em vossas mãos?”

Jesus foi o Ser mais valente que pisou nessa terra de pecado; Ele venceu a guerra para ajuntar soldados valentes para arrancar as almas das garras do diabo. Jesus quer tornar Seus cooperadores mais capazes, mais ousados e mais operosos que os valentes de Davi. Para isso, Ele, como general, está no Céu, coordenando Seu exército por meio da obra do Espírito Santo.

• Cristo, juntamente com Seu exército (igreja e anjos), dará um fim eterno ao império do pecado.

Levantemos a cabeça! Reavivemo-nos! Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Os Céus Abertos

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

27 de dezembro

      Os Céus Abertos

    Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês. que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar se abriram os Céus, e eu tive visões de Deus Ezequiel 1 1. 


   Ezequiel era um jovem de apenas vinte € quatro anos de idade, quando viu que os Céus se abriram diante dele, à beira do no Quebar. O que é que um jovem dessa idade fazia junto ao rio? Ezequiel estava só. Desfrutava as horas maravilhosas de comunhão com Deus. Ele tinha aprendido a ficar a sós com seu Pai. É nas horas de recolhimento, de meditação é de oração; é nas horas de contemplação do caráter de Jesus que os Céus sempre se abrirão diante de nós. 

   O verso 3 diz que “ali esteve sobre ele a mão do Senhor”. Como pode fracassar um homem sobre quem está a mão do Senhor? De quem vem a sus força? Em quem descansa a sua confiança? 

   Ao abrirem-se os Céus diante de si, Ezequiel teve uma visão maravilhosa que nunca tinha imaginado. Esta é a recompensa para os que aprendem a gastar tempo na companhia de Jesus. De repente os olhos se abrem para novas dimensões da vida, nunca dantes sonhadas. 

   Quando Ezequiel teve a visão, estava em meio aos cativos. Todo mundo estava preso em volta dele. Não existia liberdade, ninguém podia ir aonde queria. Os povos estavam vigiados e controlados. Mas nenhuma prisão foi capaz de impedir que Ezequiel ficasse a sós com Deus e tivesse a visão. 

   Os homens podem prender nosso corpo, mas não podem aprisionar nosso coração. Os homens podem impedir-nos de ir e vir, mas não podem tirar-nos o direito de sonhar. 

    Mesmo em meio & um mundo prisioneiro do pecado, podemos procurar nosso no rio Quebar e ficar à sós com Deus. As correntes da mediocridade, da religiosidade exterior, da hipocrisia e do falso moralismo, as cadeias dos vicius, a promiscuidade e a descrença, podem aprisionar todo mundo em nossa volta, mas não existe nada que seja capas de impedir-nos de ficar a sós com Jesus e ver o Céu aberto. Aberto para quê?  

   “Abrires as janelas dos Céus e derramares sobre vós, bênção”, (Mal. 3.1), é a promessas divina. Pode existir maior benção que a paz que imunda o coração de alguém que aprendeu a andar com Jesus 

   E Para essa maravilhosa experiência de amor que Deus está convidando Seus filhos. Ele quer que o ser humano aprenda a desfrutar companheirismo divino e que, como resultado disso, viva uma vida de obediência autêntica aos princípios eterno da Sua Santa Lei

     Aonde fica seu no Quebar? Na sua sala? No seu escritório? No seu escritório? No seu quarto? Na sua câmara de oração? Sub uma árvore no quintal? O lugar não importa, o que importa é que você tenha seu rio Quebar, de onde possa ver os Céus abertos, diariamente.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/tFtNBBDhj7g

I Crônicas 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 10
Comentário: Pr.  Heber
Toth Armí

Deus escolheu

I Crônicas 10 - Quando Deus não governa nossa vida, o pecado inescrupulosamente tomará conta completamente dela. O pecado arruína mais que o pior que podemos imaginar.

Ao examinar as Escrituras atentamente pode-se confirmar devidamente as palavras de Jesus em João 5:39, que elas (Antigo Testamento) testemunham dEle. Jesus antecede às Escrituras, as quais foram reveladas visando conduzir a humanidade a Ele.

A Bíblia apresenta Deus guiando um povo do qual nasceria Seu Filho que morreria pelo mundo. “Os dez últimos versículos do capítulo 9, praticamente iguais a 8:29-40, descrevem a linhagem de Saul e preparam o cenário para a seção histórica de 1Crônicas (10-29)” (William MacDonald).

“O cronista usa a derrocada de Saul e seus filhos como trampolim para introduzir o verdadeiro rei do Senhor, Davi” (Merrill F. Unger). Davi se torna o antecessor do Messias no lugar de Saul. Tendo em vista reis imperfeitos, espera-se um rei perfeito: Jesus!

Temos muitas lições para extrair deste capítulo:

• Quando deixamos de viver o ideal de Deus damos motivos para os inimigos da verdade pensarem que estão certos.

• Quando os pais fazem parte do povo de Deus, sem, contudo, viver para este Deus, certamente arruinará sua família.

• Quando o pecado ocupa espaço em nossa vida não sobra espaço para Deus, assim a destruição será nosso destino em vez de nossa restauração.

Deus escolheu um rei segundo o coração do povo: Saul – orgulhoso, arrogante e incorrigível. Como este falhou terrivelmente, Deus escolheu outro rei, desta vez, um homem segundo o Seu coração – humilde, submisso, corrigível, embora imperfeito: Davi.

Avançando mais no sentido do texto inspirado, note dois pontos importantes:

• A vida de Saul foi longa; no tobogã por onde desceu deixou muitas histórias; porém, como crônicas resume tudo em 14 versículos? Uma história sintetizada? Creio mais que seja uma história detalhada, não da vida, mas da morte de Saul.

• Os dois últimos versículos do capítulo possuem informações exclusivas. O cronista interpreta a morte de Saul e explica a razão de Deus ter trocado sua linhagem pela de Davi.

Deus nunca falou diretamente com Saul, mas este não percebeu que Deus falava a ele através de pessoas. Ao ignorar a Deus, o pecador afunda-se nos mais desvairados pecados.

Ouça a Palavra de Deus, independente dEle te falar indiretamente! Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

A Sós Com Deus

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

26 de dezembro

      A Sós Com Deus

    Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava ateou-se o fogo; então disse eu com a própria língua. Salmo 39:3. 

   Na vida de todos os grandes homens da Bíblia, existem marcados momentos de solidão. Os heróis bíblicos eram de certo modo homens solitários. Não se tratava daquela solidão que destrói e enlouquece, mas dos momentos em que longe do barulho desta vida o ser humano encontra-se com Deus. 

   Foi nos momentos de solidão, ao ar livre, olhando as estrelas do céu infinito, que Abrão recebeu a promessa de que sua descendência seria em número abundante. Foi nas horas de meditação, longe de todo mundo, que Moisés viu a sarça ardendo e recebeu a ordem de libertar o povo de Deus. Foi nessas horas silenciosas, a sós com Deus, que Davi recebeu do Senhor os mais formosos poemas que embelezam a literatura bíblica. 

   No verso de hoje, o Salmista diz que “enquanto meditava, ateou-se o fogo”. Como saber o que é sentir o fogo divino ardendo no coração se não se passa tempo a sós com Jesus? 

   Quando o Mestre esteve neste mundo, tentou muitas vezes ensinar-nos esta lição. Os evangelhos relatam que Ele “Se afastava da multidão”. Muitas vezes pegava o barquinho e ia ao outro lado do mar para ficar a sós com Seu Pai. Depois de realizado Seu labor, raramente O achavam. Ia para agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tinha operado na vida desse povo sofredor. Ia para receber mais poder, porque toda a Sua força vinha de cima. Passava horas na silenciosa companhia de Seu Pai, enquanto outros dormiam. 

   Se os seres humanos aprendessem hoje a parar de correr e ficar em silêncio, na companhia de Jesus, poupariam muitas frustrações na vida espiritual. Como é que o Espírito Santo toma posse de nossa vida? É enquanto meditamos que se “ateia o fogo”, e ficamos prontos para falar do amor de Deus. E no silêncio da meditação que o fogo do Espírito se acende em nosso coração para consumir os sentimentos, pensamentos e hábitos errados da vida. E no silêncio da meditação que o fogo do Espírito Santo se acende para acrisolar nossa experiência e para iluminar as intenções mais íntimas do coração. 

   Uma pessoa que passa pela vida correndo atrás das coisas que, embora importantes, não envolvem a vida eterna, não tem nunca tempo nem energia para ficar a sós com Deus, e nunca saberá o que é na realidade a vida cristã autêntica. Porque o verdadeiro cristianismo extrapola as fronteiras da igreja. Não se limita à vida num templo e na companhia de outros cristãos. O verdadeiro cristianismo é uma experiência que se vive a sós com Cristo, e é desse companheirismo que vêm as forças para andar em meio deste mundo moralmente deteriorado. É desse companheirismo que brota o cristianismo-amor que não condena, mas que não aceita o pecado, que não machuca as pessoas, mas que as anima a abandonar a vida errada pela transformação que vem de Cristo. 

   Quanto tempo estamos passando com Jesus? É Ele nosso amigo de verdade? Será que O conhecemos para confiar nEle mesmo em meio às dificuldades?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/jUE-43e3IPY

I Crônicas 9 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 9
Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

Importância dos Registros genealógicos

I Crônicas 9 - Tem quem não gosta de arroz integral e abominam pão integral. Tem quem valoriza miojo ou comidas rápidas sem nutrientes por permitir que o paladar seja critério para avaliação do que lhe é importante comer. Assim também tem quem prefere alimentos espirituais pobres, sem nutrientes.

• Nós precisamos de toda Palavra que sai da boca de Deus. Nosso alimento espiritual deve ser integral, deve envolver cada um dos 1189 capítulos sem deixar de fora nenhum dos 31.102 versículos bíblicos.

• Contudo, muitos selecionam apenas o que gostam das Escrituras, descartando assim muitas de Suas preciosidades, as quais são nutrientes importantes para fortalecer a fé.

As genealogias são as Escrituras mais desprezadas. Na Bíblia tem muitas delas. Os nove primeiros capítulos de I Crônicas estão impregnados delas; as quais não estão nas páginas sagradas para serem negligenciadas ou desprezadas.

Atenção: Registros genealógicos eram zelosamente arquivados em Israel. O antigo povo de Deus prezava pelas genealogias; então, por que desprezá-las?

Neste capítulo, após listar as tribos israelitas (v. 1), o cronista destaca a revitalização de Jerusalém pelos exilados libertos da babilônia. Todos aqueles que retornam das consequências do pecado devem ser readmitido no povo de Deus.

A sequência abaixo segue os tópicos destacados por Martin J. Selman:
• Reassentamento das cidades (v. 2);
• Leigos em Jerusalém (vs. 3-9);
• Sacerdotes em Jerusalém (vs. 10-13);
• Levitas em Jerusalém (vs. 14-16);
• Porteiros em Jerusalém (vs. 17-32);
• Músicos em Jerusalém (v. 33);
• Conclusão (v. 34).

Deus conseguiu que voltassem pessoas que poderia preservar o verdadeiro culto e a verdadeira adoração. Deus era com Fineias (v. 20) porque Ele não abandonara ao Seu povo. A infidelidade humana resulta em cativeiro, mas a fidelidade de Deus resultou em libertação.

Por fim, o cronista retorna à família de Saul (vs. 35-44): O primeiro e último de sua linhagem que reinou no povo de Deus devido a sua infidelidade.

1. Deus escolheu cada pecador para a salvação, mas todo aquele que arrogantemente rejeitar essa escolha sofrerá as terríveis consequências.

2. Assim como Saul perdeu o privilégio de participar da genealogia messiânica, muitos rejeitam o privilégio de pertencer à família do Messias ao ser indiferente em relação à igreja – o corpo de Cristo neste mundo.

Faça parte da família de Cristo. Comprometa-se integralmente com Ele! – Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

domingo, 25 de dezembro de 2022

Consegue Você Enxergá-Lo?

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

25 de dezembro

      Consegue Você Enxergá-Lo?

    Foram apressadamente e acharam Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. Lucas 2:16.

   Andou pelas ruas de Belém, batendo de porta em porta, sem encontrar abrigo. Não tinha ainda despertado para a vida terrena, mas já sabia o que era a rejeição. Ninguém Lhe abriu as portas. Ninguém Lhe disse “bem-vindo”. Todo mundo tinha algo para fazer, e tinha pressa. Havia festa em Belém, luzes e cores. Quem podia perder tempo, dando hospedagem a dois peregrinos? O que ninguém podia prever era que estavam rejeitando o Príncipe da Paz e privando-se da oportunidade de receber o Hóspede mais ilustre que passou pelo mundo.

   Se Jesus tivesse chegado vestindo Suas roupas reais e ostentando Seu título celeste, com certeza os homens teriam preparado a maior das recepções, com muita música, pompa e fogos de artifício. Teriam oferecido um banquete suntuoso e distribuído convites para as grandes personalidades do mundo social, político e religioso.

   Mas as coisas com Jesus são diferentes, imprevisíveis e inesperadas. Veio no ventre de uma mulher pobre, a quem as pessoas olhavam com suspeita, porque a história de sua gravidez “estava mal contada”. Veio em forma de uma criança simples. Veio como às vezes vêm as coisas que realmente valem: sem brilho. E ninguém O recebeu! Também pudera: numa época de tanta correria, tanta coisa para fazer, tantos presentes para comprar, tantos cartões para enviar, quem podia ter tempo para dar atenção a uma simples criança?

   As coisas não mudaram hoje. Por incrível que pareça, tudo continua igual. Vejo-O batendo de porta em porta, vejo-O andando pelas ruas das grandes cidades, entrando nos shoppings, vejo-O com olhos suplicantes, perguntando: “Filho, tem um lugar para Mim em sua vida? Posso fazer algo por você?” E as pessoas nem percebem que Ele existe, pois estão ocupadas demais para prestar atenção ao Seu convite.

   Se Ele anunciasse Sua chegada a uma capital, num avião, vôo direto do Céu para o Brasil, com certeza todo mundo deixaria as compras, os cartões e as árvores de natal para outro dia. Certamente, todos correriam ao aeroporto, com a máquina fotográfica e a filmadora na mão. Com certeza, os jornalistas brigariam por uma declaração exclusiva; sem dúvida as maiores personalidades disputariam uma foto ao Seu lado.

   Mas as coisas com Jesus são diferentes, imprevisíveis e inesperadas. Ele está aí, perto de você, falando ao seu coração: “Filho, está na hora de parar um pouco e dar-Me atenção; está na hora de pensar em Mim.”

   Em meio às luzes e fogos de artifício e grinaldas, você já parou para pensar nEle, para conversar com Ele, para abrir seu coração e deixar que Ele entre e revolucione tudo? Será você capaz de enxergá-lo?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/2xMv-YEJr-Q

I Crônicas 8 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 8

Comentário: Pr.  Heber
 Toth Armí

I Crônicas 8 - A graça divina não nos livra das desgraças de nossos pecados, mas nas desgraças causadas por eles.

Deus nunca pretendeu que Israel tivesse rei além dEle. Como houve resistência a Deus e insistência na instituição de um reino terrestre, o Soberano do Universo cedeu à exigência da criatura. O capítulo em questão visa mostrar, ao leitor, a tribo da qual saiu o primeiro rei de Israel, cujo reinado deu início à monarquia israelita.

“As genealogias que o cronista formula de Israel terminam com um segundo relato longo de Benjamim (ver 7:6-12) [...] mas seu final segue outro rumo. Ao fechar suas genealogias com um longo relato de Benjamim, o cronista elevou esta tribo ao nível de Judá e Levi”.

Avançando em seu comentário sobre este capítulo Richard Pratt Jr. explica que um segundo registro da genealogia de Benjamim “é que o cronista distinguia dois grupos de benjamitas. Quando as tribos setentrionais se separaram de Judá por volta de 922 a.C., a tribo de Benjamim dividiu sua lealdade. Alguns benjamitas seguiram para o norte (ver 1Rs 11:31,32), enquanto outros permaneceram com Judá (ver 1Rs 12:21) [...]. O segundo registro... se concentra nos benjamitas que foram leais a Jerusalém... Esses benjamitas receberam atenção maior porque foram fieis ao monarca de Jerusalém e ao Templo, tal como foram Judá e Levi”.

O comentário Bíblico Adventista divide assim este capítulo:

1. Os filhos de Benjamim e os chefes das famílias (vs. 1-32);

2. A linhagem de Saul e Jônatas (vs. 33-40).

As 12 tribos de Israel foram unificadas por Saul. Mas, a nação foi divida em dois reinos após a morte de Salomão: Ao sul, o reino de Judá, composto das duas tribos: Judá e Benjamim; e, ao norte, o reino de Israel, formado pelas outras 10 tribos, que ficaram conhecidas como “as dez tribos perdidas de Israel”, após terem o reino invadido pela Assíria em 722 a.C.

• Seguir os planos divinos é melhor que lutar por nossas maiores ambições humanas. Ignorar estes planos significa assinar nosso fracasso.

No tempo do cronista, havia sobrado apenas as tribos de Judá e Benjamim. As quais foram cativas em Babilônia, mas Deus não desistiu de investir nestes remanescentes! Que bom, assim a Bíblia foi preservada!

“Senhor, reaviva-nos espiritualmente!” Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

sábado, 24 de dezembro de 2022

A Beleza do Jejum

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

24 de dezembro

      A Beleza do Jejum

  
  E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Mateus 4:2.

 
  Enquanto realizávamos um acampamento, vi que certo jovem conversava animadamente com os outros durante o almoço, mas não comia.

   — Você já almoçou? — perguntei.

   — Não pastor, hoje não vou almoçar porque estou de jejum — foi sua resposta. Depois explicou-me que embora estivesse com fome, tinha prometido a Deus que esse dia ele jejuaria para que Deus o ajudasse a resolver um problema.

   É o jejum o ato de não comer? Ou deixamos de comer porque no jejum existe algo muito mais sublime entre Deus e nós? Vejamos o seguinte comentário sobre o jejum de Cristo:

   “Cristo jejuou enquanto estava no deserto. Em constante oração diante de Seu Pai, a fim de preparar-Se para resistir ao adversário, não sentiu as angústias da fome. Passou o tempo em fervente oração, sozinho com Deus. Era como se estivesse na presença do Pai. Buscava fortaleza para enfrentar o inimigo e para ter a certeza de que receberia graça para realizar o que tinha empreendido em favor da humanidade. O pensamento da luta que tinha diante de Si fez com que Se esquecesse de todo o restante, e Sua alma foi alimentada com o pão da vida, assim como serão alimentadas hoje as almas que vão a Ele em busca de ajuda... Viu-Se a Si mesmo curando os doentes, consolando os desesperados, reanimando os tristes e pregando o evangelho aos pobres e não sentiu nenhum aperto da fome até que terminaram os quarenta dias de Seu jejum. Quando a visão terminou, então, a natureza humana de Cristo pediu alimento.” — Comentário Bíblico Adventista, vol. V, pág. 1.056.

   Em nenhum momento de Seu jejum, Cristo lutou contra a fome. Deus não responderia a Sua oração porque estava passando fome. O Pai não Se alegrava com a fome do Filho, mas com a Sua companhia. A companhia do Pai para Jesus era de tanto significado que o alimento passava para um segundo plano.

   Os que, por viverem uma vida de comunhão diária com Jesus, são cada dia mais semelhantes a Ele, nunca perderão de vista a essência das coisas para concentrar-se em exterioridades. Quando num dia de jejum, que deve ser um dia especial de comunhão com Jesus, o fato de deixar de comer torna-se mais importante que o companheirismo divino, alguma coisa está errada e deve urgentemente ser corrigida. No verdadeiro jejum cristão, Deus deve ocupar o centro de todos os nossos pensamentos e sentimentos. O estudo de Sua Palavra e a meditação devem absorver-nos de tal modo que “não devíamos sentir as angústias da fome”.

   Na companhia de Jesus entramos numa atmosfera tão sublime, que as coisas materiais e as necessidades físicas ficam em segundo plano. A fome só aparece “depois”.

   Podemos sentir a presença de Jesus como a coisa mais linda que pode acontecer em nossa vida?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

1 Crônicas 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 7
Comentário
Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 7 - Em meio a tanta confusão religiosa, Deus continua conduzindo um povo na execução de Seus projetos no mundo?

Após retornar do exílio babilônico, a questão aos ex-exilados era se ainda eram o povo de Deus. As genealogias são importantes para garantir o “sim” da resposta divina.

Neste capítulo Deus cita seis tribos além das outras citadas em capítulos anteriores. Estas ficavam a oeste do Jordão. São elas:

• Issacar (vs. 1-5);
• Benjamim (vs. 6-12);
• Naftali (v. 13);
• Manassés (vs. 14-19);
• Efraim (vs. 20-29);
• Aser (vs. 30-40).

Neste capítulo consta a menor das genealogias. Em apenas um versículo o cronista cita a genealogia de Naftali.

• Nem pequenez ou pecado pode impedir Deus de realizar Seu plano no mundo.

Em Seu plano Deus não exclui tribos de Seu povo; porém, algumas tribos se excluíram da vontade de Deus e acabaram sendo consumidas pelos próprios pecados.

Deus deu oportunidade e habilidade, bênçãos e mais bênção ao Seu povo que vivia num contexto de guerra (vs. 2, 4-5, 7, 9, 11, 40). Ainda que Efraim morresse em batalha e o luto tomasse conta dos poucos sobreviventes (vs. 21-24) a genealogia de Josué englobou esse triste fato (vs. 20-21, 25-27).

Cada tribo tinha um propósito específico no plano divino, pena que desviaram-se terrivelmente desse propósito. Cada tribo tinha direito ao Seu lugar na Terra Prometida, nem mesmo as que estavam dalém do Jordão ou as mulheres (vs. 14-18) estava fora dessa herança deixada por Deus. Ao voltar do exílio nenhuma tribo deveria ser esquecida.

Após 70 anos exilados babilônico, não era hora do povo lamentar, mas de reavivar. Eis uma das razões pela qual o Espírito Santo inspirou o cronista: Israel ainda era povo especial. Deus aviva a fé do aflito remanescente com as genealogias. Deus quer ativar nossa esperança ao mostrar que mesmo não parecendo, Ele continua no controle!

1. Estamos diante de problemas mundiais, a mornidão espiritual está dando lugar à frieza; contudo, os planos de Deus de salvar o mundo acontecem apesar de nós; Ele os concretizará apesar de nós.

2. O Messias veio apesar da indiferença do povo no passado, Ele voltará apesar de nossa indiferença no presente. Entretanto, levará apenas o remanescente fiel para o céu!

Reavivemo-nos antes que seja tarde demais! Heber Toth Armí

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Banho de Ração

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

23 de dezembro

      Banho de Ração

    Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade. João 17:17.

   Enquanto viajava pelo interior de Minas Gerais, ouvi a história de dois fazendeiros vizinhos. Seu Chico tinha uma fazenda bonita, cheia de cavalos gordos e de pelo brilhante, enquanto que Seu José tinha os cavalos magros e doentes. Um dia José perguntou a seu vizinho:

   - Diga-me, compadre, se ambos temos à mesma terra, o mesmo sol e a mesma chuva, por que os seus cavalos são mais bonitos do que os meus?

   - É por causa do banho de ração, compadre — foi a resposta de Francisco.

   - Banho de ração? — perguntou o vizinho intrigado. — Eu nunca ouvi falar disso não, compadre.

Então Seu Chico explicou pacientemente em que consistia o banho de ração:

   — Você prepara ração abundante e deixa os cavalos comerem à vontade. Quando eles estiverem fartos, então, com o que sobrou, você dá um banho neles e verá como em pouco tempo seus cavalos estarão bonitos.

   Seu José agradeceu o segredo e foi pô-Lo em prática. Deu a comida aos cavalos e em poucos minutos correu a procurar o vizinho.

   - Não sobrou ração, compadre — disse todo aflito.

   - Coloque mais — foi a resposta de Seu Chico.

   Meia hora depois, voltou José.

   - Não sobrou nada, compadre.

   - Coloque mais — continuou respondendo Seu Chico. — O banho de ração tem que ser com a ração que sobrar.

   Você entendeu a mensagem? O segredo não era o banho de ração. O problema de José era a mesquinha ração que dava diariamente a seus cavalos.

   Quando às vezes o cristão se sente frustrado, magro e derrotado, quando ele se cansa de lutar, sem conseguir viver à altura dos princípios que conhece, o que está faltando talvez seja um pouco de “banho de ração”. E embora esta ilustração tirada do folclore brasileiro pareça meio forte, acho que explica claramente por que alguns cristãos são fortes, felizes e vitoriosos, enquanto outros vivem uma vida de constante insucesso.

   A única fonte de poder é Cristo. Temos que separar diariamente tempo para passar com Ele. A oração e o estudo da Bíblia não têm poder em si. O poder vem de Cristo. A Bíblia e a oração são os meios através dos quais mantemos comunhão com o Poder que é Cristo, mas é na Sua Palavra que Somos santificados. “Ninguém viveu como Jesus viveu, porque ninguém orou como Jesus orou.” Ele veio para ensinar-nos o segredo de Seu poder. Viveu vitoriosamente neste mundo porque vivia em permanente comunhão com Seu Pai e mostrou que todos nós podemos viver com Ele, porque todos nós temos o mesmo Pai.

Ao sair para as atividades deste dia, por que não levar uma canção no coração e através dela, manter sempre viva a presença de Jesus consigo?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

1 Crônicas 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 6
Comentário
Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 6 – A Bíblia não é como Gibi, ou jornal, que se lê rapidamente e geralmente sem reflexão. Sua leitura exige tempo, submissão a Deus, abrir o coração, com muita oração... a fim de aprofundar em sua mensagem espiritual.

Observe o todo, avance depois para os detalhes. Perceba o propósito do livro bíblico para que interpretes suas porções corretamente.

Após estas considerações, note que I Crônicas foca a teologia da história do povo de Deus. Por isso, a ênfase está na monarquia e na eclesiologia. Sendo assim, o cronista destaca a tribo de Judá e a de Levi; de Judá, porque o rei seria dessa tribo; de Levi, porque os operários do templo deveriam ser levitas. Por isso, mais espaço é dedicado a essas duas tribos do que às outras (I Crônicas 4:1-23; 6:1-81; compare com 4:24-5:26; 7:1-8:40).

I Crônicas 6 contêm 81 versículos indicando quanta importância o autor concedeu à questão litúrgica ou eclesiástica.

É possível perceber quatro partes nesse capítulo:

• A genealogia sumo-sacerdotal da linhagem de Arão recebe atenção primária ao tratar dos levitas (I Crônicas 6:1-15).

• A divisão dos filhos de Levi formavam três grupos; cada grupo liderado por um filho de Arão: Gérson, Coate e Merari (I Crônicas 6:16-30).

• Os músicos deviam seguir certas exigências: Ou deveriam ser nomeados por Davi, ou deveriam ser levitas subordinados à linhagem de Arão (I Crônicas 6:31-53).

• As habitações dos levitas deveriam seguir orientações especificadas por Deus, espalhando-se por todo o território geográfico do povo de Deus (I Crônicas 6:54-81).

Observando atentamente estes e outros detalhes do capítulo em análise; pode-se dizer que Deus espera que as coisas sagradas sejam tratadas com o máximo respeito, com total reverência e com absoluta submissão ao Deus que será adorado.

A liderança espiritual não deve ser qualquer um que alegar possuir algum chamado de Deus; os músicos não devem ser qualquer um que alegar ter alguma (ou muita) noção musical; e, a localização geográfica das habitações mostra que não se deve descuidar das heresias e falsas teorias que rondam o povo de Deus.

Todos os ministros do culto devem ser devidamente consagrados a Deus a fim de conduzirem o povo a uma adoração genuína ao Deus verdadeiro! Saiamos da mornidão, reavivemo-nos biblicamente na adoração! Façamos isso... – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

22 de dezembro

      Os Princípios no Coração

    Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela. Mateus 5:27 e 28.

   Quando Deus criou Adão e Eva não precisou escrever mandamentos, porque os princípios de Sua Santa Lei estavam escritos no coração do primeiro casal. Ao entrar o   pecado, esses maravilhosos princípios começaram a perder a beleza e a nitidez que uma vez tiveram para nossos primeiros pais. Com o correr do tempo a tendência era esquecer. Durante o cativeiro do Egito, os filhos de Deus não viveram no nível de vida espiritual para o qual tinham sido criados. Foi, portanto, necessário que Deus escrevesse os eternos princípios de Sua lei com letras de fogo, em tábuas de pedra.

   A lei escrita foi entregue a Israel entre fogo, fumaça e trovões. Agora o povo de Deus tinha os mandamentos escritos, para que ninguém pudesse se desculpar alegando ignorância.

   Mas o tempo continuou passando e o ser humano começou a perder a clareza da lei escrita. O homem perdeu o sentido espiritual da mesma e passou a preocupar-se apenas com a observância exterior das palavras. Foi então necessário que Jesus, em pessoa, comentasse a Santa Lei. “Ouvistes que foi dito, não adulterarás”, disse Jesus. Aquele povo, perdendo a visão espiritual deste princípio, não praticava o adultério em si. Era até minucioso cumpridor da letra. Mas tinha a mente completamente poluída de adultério. Só que a letra escrita não falava nada de pensamentos. Era preciso, então, que Jesus comentasse e explicasse este princípio. “Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.”

   Você percebeu a história da lei ao longo do tempo? No início não havia lei escrita, porque os princípios estavam escritos no coração do homem.

   Depois foi necessário escrever esses princípios em tábuas de pedra, e mais tarde isso já não foi suficiente: foi preciso comentar esses princípios. Tudo por causa da rebeldia e do endurecimento do coração humano. Mas o ideal de Deus, o que Ele realmente quer, é tornar a escrever esses princípios no coração.

   Os verdadeiros filhos de Deus, aqueles que aprenderam a viver uma vida de permanente comunhão com Cristo obedecem, mas não porque existe uma lei escrita em tábuas de pedra. Não estão buscando a letra para ver qual é q mínimo que podem fazer ou deixar de fazer. Eles têm os princípios escritos no coração e se deleitam em fazer a vontade de Deus.

   O evangelho não libera ninguém da obediência, ao contrário, compromete-o pelo amor a viver uma vida de obediência, natural e autêntica, nascida de um coração transformado.

   Podemos ir hoje a Jesus e pedir que escreva Seus princípios em nosso coração?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/eZZkVfZ43js

1 Crônicas 5 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 5
Comentário
 Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 5 – É possível perder privilégios quando perdemos o respeito pelas orientações de Deus. Também podemos perder bênçãos por nossas práticas impróprias durante nossa existência.

A genealogia inicial de I Crônicas 5 mostra que o primogênito de Israel perdeu privilégios da primogenitura, que incluíam porção dupla da herança (Deuteronômio 21:17), devido à postura perversa frente aos princípios divinos. Isso sucedeu por ignorar a legislação divina e seguir seu próprio coração, cometendo incesto com Bila, a concubina de Jacó, seu pai (Gênesis 35:22).

Apesar disso, o texto deixa claro que Deus prosperou a tribo de Rúben, ampliou suas fronteiras, multiplicou seu gado em Gileade (I Crônicas 5:1-10). Deus é mais generoso do que nossa mente egoísta consegue perceber. Ele é mais gracioso do que nossa percepção pecaminosa pode assimilar. Contudo, sua graça e generosidade não premiam a corruptibilidade.

Não é nada bom perder privilégios familiares importantes; pior ainda é perder preciosas bênçãos de Deus por causa de atitudes impróprias e corruptas. A Assíria tomou posse da terra que fora prometida ao povo de Deus, porque esse povo devia ser fiel e submisso ao Soberano Deus; porém, eles seguiram outra direção. Então, colheram as consequências disso; por isso, Israel do Norte, cuja capital era Samaria, foi deportada pela Assíria. Deste modo, não apenas as propriedades foram perdidas, mas também a identidade (I Crônicas 5:6).

O texto segue apresentando a genealogia de Gade e faz referência à descendência das tribos transjordânicas, onde também fica evidente a teologia do plantio e da semeadura que pode ser analisada em cada época e cultura (I Crônicas 5:11-26; Gálatas 6:7-9). Após apresentar os líderes familiares da metade da tribo de Manassés, o texto afirma que embora Deus fosse gracioso e os abençoasse com soldados valentes e liderança destacada, eles “foram infiéis para com o Deus dos seus antepassados e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos que Deus tinha destruído antes deles. Por isso o Senhor incitou Pul, que é Tiglate-Pilesser, rei da Assíria, a levar as tribos de Ruben e de Gade e a metade da tribo de Manassés para Hala, Habor, Hara e para o rio Gozã, onde estão até hoje”.

Nós somos responsáveis por nossos infortúnios; não o Deus que deseja o melhor para nós! Reavivemo-nos, então! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Ele Virá

  MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

21 de dezembro

      Ele Virá

    Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também. S. João 14:1-3.

   Existem muitas teorias hoje com relação ao fim do mundo. A lei de Maltus diz que a produção aumenta em progressão aritmética, enquanto a população cresce em progressão geométrica. Quer dizer que vai chegar um momento em que a produção não vai ser suficiente para atender às necessidades da população, e então virá o caos.

   Outros acham que o mundo vai acabar por causa da poluição. O ser humano não cuida do planeta em que vive, e um dia este ficará de tal modo envenenado, que virá o extermínio da humanidade.

   Outros têm medo da Terceira Guerra Mundial. Acham que o planeta não resistirá à explosão de uma guerra nuclear. E há até os que acreditam que a Terra vai bater contra um outro planeta e então será o fim de tudo.

   Mas o verso desta manhã nos faz olhar para o futuro com otimismo. Ninguém precisa se apavorar com a fome ou a bomba atômica, sabe por quê? Porque a ciência sempre provou que a Bíblia tem razão.

   Durante anos a ciência dizia que a Terra era plana, enquanto a Bíblia afirmava que a Terra é redonda (Isaías 40:22). Em 1492, Cristóvão Colombo provou ao mundo que a Terra é redonda e hoje a ciência confirma isso de várias maneiras.

   Assim, se a Bíblia afirma que Jesus, antes de ir para o Céu, reuniu Seus discípulos e prometeu vir outra vez, podemos descansar seguros de que tudo acontecerá exatamente como Ele prometeu.

   Vem a pergunta: Está você preparado para se encontrar com Jesus e viver com Ele por toda a eternidade? Lembre-se que para viver com Ele nos Céus precisamos fazer de Jesus, hoje, nosso Amigo e Companheiro de todos os dias e todos os momentos.

   Ao sair hoje para as lutas da vida, segure O braço poderoso de Jesus. Per. mita que Ele participe de todas as suas atividades. No trabalho, na oficina, no escritório, na sala de aula, na rua e até no campo de esportes, sinta a presença de Jesus. É desse modo que se vive o cristianismo. É andando cada dia com Ele que Jesus vai reproduzindo Seu caráter em nós, e vai nos preparando para a maravilhosa experiência de viver com Ele eternamente.

   Medo do futuro? Por quê? Jesus está voltando para buscar você € sua família. Não é uma grande notícia?

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/oz8cB-_gQPI

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 4

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 4

Comentário Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 4 – Nomes significam pessoas. Pessoas são importantes para Deus. Apesar de cometerem pecados e estarem condenadas à morte, Deus criou um plano e trabalha nele almejando ardentemente salvar pessoas.

Sem Deus, as pessoas não são nada, não passam de nada, e não significam nada. Elas apenas passam pela vida... e, então, morrem – talvez deixando algum legado. Mas, Deus anseia que o destino das pessoas vá além de deixar meramente um legado. Deus quer que tenhamos vida eterna, num lugar perfeito, preparado por Ele para nós.

O capítulo em pauta considera as genealogias adicionais de Judá nos versículos 1 a 23. Depois, evidencia que Deus não foca apenas na tribo que Ele escolheu, nem rejeita as tribos que não foram escolhidas. Por isso, o capítulo contém também uma genealogia da tribo de Simeão, nos versículos 24 a 43.

Os nove primeiros capítulos de I Crônicas contam com vários versículos, torando-os relativamente longos citando nomes de pessoas que passaram pela vida. No capítulo em questão, há um parêntese objetivando destacar ao ilustre Jabez, do qual se afirma ter sido “mais respeitado de sua família”.

Qual foi seu segredo? Leia várias vezes I Crônicas 4 inteiro, depois marque os versículos 9 e 10. Agora considere:

• Jabez faz parte de uma das mais breves biografias bíblicas, a qual está entre aproximadamente 500 nomes citados em genealogias. Ler longas listas genealógicas pode até parecer tedioso; mas, neste caso, se for lida com atenção, é possível encontrar segredos para obter uma vida de piedade.

• Jebez recebeu um nome pejorativo que na época era uma prática comum que determinava o destino de uma pessoa logo ao nascer. Seu nome significa “ele causa dores”, que pode estar relacionado ao seu nascimento; contudo, na vida adulta não conseguia livrar-se delas; entretanto, ele não se acomodou.

• Jabez teve sua situação determinada pela sua mãe ao relacionar seu nome à dor; porém, ele não aceitou tal limitação. Seu segredo foi a oração, a qual faz toda a diferença na existência dos jovens.

Jabez nos mostra que aqueles que oram por bênçãos de Deus, que anseiam sair do comodismo orando para que suas fronteiras sejam ampliadas para trabalhar mais, que suplica pela direção e proteção divinas... terão suas petições devidamente atendidas. Portanto, reavivemo-nos diariamente! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Novas Motivações Para Velhos Instintos

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

20 de dezembro

      Novas Motivações Para Velhos Instintos

    E Ele, assentando-Se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o Primeiro, será o último e servo de todos. Marcos 9:35.

   Anula o cristianismo os traços da personalidade humana? Faz do intrépido Pedro, um covarde fujão e do corajoso João um medroso discípulo do amor?

   Entendemos mal o evangelho quando pensamos que as faculdades humanas são substituídas pelo controle divino, e que a partir da conversão passamos a ser marionetes nas mãos de Deus. Não, Ele não anula a nossa vontade, mas a redireciona para coisas positivas, santificada pelo Seu Espírito. Os instintos naturais continuam ali, só que agora são orientados pela vontade santificada para fins mais elevados. No verso de hoje, Jesus diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro”. Há lugar para os homens ambiciosos no reino de Deus. Jesus não tratou de tirar do homem o desejo de ser grande; simplesmente lhe mostrou um caminho diferente para alcançar seu objetivo: estar disposto a ser servo de todos.

   Deus não quer filhos conformistas, fracassados, e que andem sempre nos últimos lugares. Ele deseja filhos que sejam “grandes” e “primeiros”, mas para os que anelam ser semelhantes a Jesus, Ele tem um caminho diferente. “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.”

   Notamos então que Jesus não veio para acabar com a ambição humana, mas para tirar dela o egoísmo e colocar em seu lugar o desejo de uma grande entrega para o serviço.

   Paulo diz: “Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da Igreja.” [ Coríntios 14:12.

   Segundo o apóstolo, o espírito de querer ter mais e de destacar-se dos cristãos autênticos, já não traz nele o vírus da destruição, mas o desejo de edificação. O impulso continua latente, mas seu poder egoísta e nocivo não existe mais.

   Assim pode acontecer com todos os outros instintos. Há pessoas que antes de conhecer a Cristo vivem concentrando toda a sua energia em organizar sindicatos, promover greves e armar piquetes. Usam todos os recursos, inclusive a violência, para conseguir o que desejam. Têm isso arraigado dentro de sua personalidade. O que acontece quando essa pessoa conhece o evangelho, de maneira real, autêntica e não apenas de maneira superficial? O que acontece quando chega a conhecer Jesus e não simplesmente a doutrina? Aprende a viver com Jesus. E o viver com Jesus significa permitir que o Espírito Santo santifique sua vontade, seus apetites e seus instintos. Agora, com a vontade santificada, ele orienta todas as suas forças para as coisas que edificam e constroem. Seus velhos preconceitos desaparecem e vivendo em Cristo descobre que agora aprecia a todos como pessoas por quem “Cristo morreu”. Experimentou você já as novas motivações que Cristo oferece? Ou está simplesmente lutando para acabar com tudo aquilo que você hoje considera errado, mas que sob o controle do Espírito Santo poderia ser usado para coisas positivas?
     
https://youtu.be/22SnEClIo2Q
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

1 Crônicas 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 3
Comentário
 Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 3 – Deus considera a todos, sem discriminação! O fato dEle escolher a um, não implica em rejeição ao outro. Nós, muitas vezes, é que fazemos confusão. Nós somos limitados, nós rejeitamos aquilo que não gostamos; por exemplo, quantos de nós ignoramos o estudo da Bíblia! Ou, quantas vezes rejeitamos textos contendo genealogias...!

No capítulo anterior, percebe-se claramente que Deus ama estrangeiros, diferentes e até indiferentes... Ele ama os pecadores, do comum ao mais complicado. Na Bíblia Hebraica, tudo focava a vinda do Messias; cujo objetivo era prover um meio para levar pecadores para o Céu (Isaías 53:10-12; Daniel 7:18, 22, 26-27); tema que é teologicamente ampliado no Novo Testamento (João 3:16; 14:1-3; 17:24).

No capítulo anterior, apresentou-se os ancestrais de Davi desde Judá; no capítulo em análise, é revelada a linhagem de Davi estendida às gerações que vieram após ele; em que foi traçado a linhagem de Davi a Zedequias.

A genealogia de I Crônicas 3 divide-se em três seções relacionadas à história israelita:

• O reinado de Davi e o de Salomão (I Crônicas 3:1-9)
• Os reis no reino do Sul antes do cativeiro babilônico (I Crônicas 3:10-16).
• Os descendentes de Davi após o retorno do cativeiro babilônico (I Crônicas 3:17-24).

O objetivo do cronista é apresentar uma visão geral da história. Por isso, em apenas 24 versículos ele faz uma abordagem sintetizada da história da monarquia davídica, desde seu início, passando pela divisão da nação israelita e mostrando sua permanência mesmo após 70 anos de cativeiro babilônico.

Pode-se dizer que a preservação da linhagem de Davi vai além de um mero cuidado divino para com a linhagem desse filho que viveu segundo o coração de Deus. O compromisso do Soberano do Universo com Davi é uma fortíssima evidência do Seu compromisso global com toda a humanidade.

Embora poucos descendentes de Davi agiram corretamente, Deus sempre age corretamente –  ainda que não O entendamos completamente!

Nada... nem o pecado, nem as consequências da desobediência, nem os grandes Impérios ou imponentes imperadores... pode impedir a Deus de cumprir Seus propósitos. Ainda que pareça que Deus demora em agir, cada detalhe do texto bíblico indica que Ele age na hora e da forma certa. Nada pode nos separar de Seu infinito amor (Romanos 8:38-39). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Uma Canção Mais Bela

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

19 de dezembro

      Uma Canção Mais Bela

    Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor; por amor do qual, perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.” Filipenses 3:8.

   Os antigos gregos ilustraram em sua mitologia, talvez sem perceber, a maneira maravilhosa como os cristãos podem ser vitoriosos sobre o pecado. A mitologia grega dizia que as sereias atraíam os marinheiros com suas canções, e quando estes se aproximavam das praias para ouvir melhor a enfeitiçante música, batiam o barco contra as rochas e morriam. Muitos tentaram passar por aquele lugar encantado, apelando a incontáveis recursos. Uns tampavam os ouvidos com cera para não ouvir a música das sereias; outros amarravam-se ao mastro para não direcionar o barco rumo à praia. Mas, houve um marinheiro que levou a bordo Orfeu, o divino músico, que cantou e tocou harpa tão maravilhosamente que as vozes sedutoras das sereias foram superadas por uma canção mais bela.

   Existem três maneiras de resistir à tentação. A primeira é “tampar os ouvidos com cera”, enfrentar a tentação contando até 100, ou fechando os olhos ou marcando três minutos no relógio. (Dizem que a tentação chega ao clímax de sua intensidade em três minutos e depois diminui.)

   A outra maneira é amarrar-se ao mastro dos princípios, com promessas e decisões que quase nunca se cumprem. Quando chega o momento da tentação, não há nada que nos detenha e partimos para a terra da solidão e do desespero.

   A única saída, o único método que realmente vale, é levar uma “canção mais bela” a bordo. Temos que levar a bordo da vida algo tão divinamente doce, que as notas do pecado pareçam sem harmonia nem beleza. Em outras palavras, temos que apaixonar-nos por Alguém tão formoso, que o pecado, diante dEle, não passe de lixo repugnante.

   Na vida de uma pessoa que nunca foi convertida, só existem as vozes das sereias, mas na vida de alguém que conheceu a Jesus, existe a música dos anjos. Nós seguimos a Jesus, não só porque não queremos continuar no pecado, mas também porque Ele é o único. Diante dEle, tudo o mais é nada. O pecado perde seu atrativo, não significa nada.

   “Pastor”, você pode estar pensando, “o senhor não está sendo um pouca teórico? É possível perder nesta vida o gosto pelo pecado?” Bom, quero que saiba que Jesus veio justamente para isso. Ele não veio só para nos perdoar é salvar das consequências do pecado, mas para nos livrar do poder que o pecado exerce em nós. São Paulo diz: “Por causa de quem considero tudo coma lixo.” Podemos ainda carregar a natureza pecaminosa dentro de nós, mas o pocado não mais tem domínio sobre os filhos de Deus.

   Mas para que Isto seja uma realidade em sua experiência, você tem que fazer de Jesus o centro de sua vida cotidiana.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

1 Crônicas 2 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 2
Comentário
 Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 2 – O plano de Deus inclui todas as pessoas; Seu interesse é salvar cada indivíduo neste planeta tomado pelo pecado. Suas ações com Israel visam alcançar nações mundiais.

É importante considerar que os livros paralelos de I e II Reis abordam a história do ponto de vista profético; já, Crônicas, é um texto sacerdotal, de cunho teológico. Observe:

Como governador soberano, Deus escolhe um indivíduo no Planeta: Abraão (I Crônicas 1:27). Dentre seus descendentes, escolhe uma nação: Israel (I Crônicas 1:34). Dentre os doze filhos de Jacó/Israel (I Crônicas 2:1-2), Deus seleciona uma tribo: Judá (I Crônicas 2:3-55). E, de dessa tribo, escolhe reis; dos quais descenderia a linhagem do Messias profeticamente prometido: Davi e Salomão (I Crônicas 3:1-24).

I Crônicas 2 apresenta a genealogia de Davi, filho de Jessé, e neto de Boaz. Sua ascendência vem de mãe moabita, Rute (Rute 4:13-22). Estrangeiros não são desvalorizados nem ignorados por Deus. Além de Davi não descender com sangue puro, na genealogia de Judá é citado Calebe, com Bezalel concluindo sua genealogia (I Crônicas 2:19-20). Calebe era filho de Jefoné, o quenezeu (Números 32:12); que, mesmo não sendo israelita, tornou-se líder da tribo de Judá.

Se considerada com atenção, a genealogia apresenta importantes e relevantes curiosidades. Observe outra delas: Um pai dá uma de suas filhas para casar-se com um escravo egípcio, indicando não haver discriminação racial nem mesmo social (I Crônicas 2:34-35).

O autor consagrado, inspirado pelo Espírito Santo, iniciou com Adão (I Crônicas 1:1), pai da raça humana; e, fechou o ciclo com Ciro – rei pagão do Império Persa (II Crônicas 36:22-23), mostrando que Deus é o regente da história mundial, não apenas da nação de Israel. Israel é apenas um grão de areia num complexo da História Universal.

Embora Deus esteja aberto para incluir em Seu povo todo tipo de indivíduos - inclusive cananitas – Ele não tolera (por isso, elimina) pessoas como Er e Acar/Acã que possuem conduta perversa ou causa desgraça quebrando princípios claros de Sua Palavra (I Crônicas 2:3, 7; Josué 7:1-26).

No entanto, Deus anseia salvar pecadores! Mesmo que Gênesis 38 destaque os horrorosos pecados originários de Judá e sua família, de sua tribo viria o Messias.

Evidentemente, a graça divina atua na desgraça humana! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

domingo, 18 de dezembro de 2022

Eu Era Cego e Agora Vejo

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

18 de dezembro

      Eu Era Cego e Agora Vejo

    Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: Eu era cego, e agora vejo.” João 9:25.

   Era um pobre homem condenado a uma vida de trevas. Pelo menos hoje o cego pode aprender a ler e escrever em braille e tem acesso à cultura e ao conhecimento de nosso tempo. Existem hoje cegos ilustres, luminares da sociedade, artistas, advogados, professores formadores de opinião pública. Mas naquele tempo, um cego estava condenado a uma vida miserável, pedindo esmola na rua e dependendo da caridade das pessoas para poder viver.

   Na opinião dos judeus, ele pagava o preço de seus próprios pecados ou dos pecados de seus pais. Existia entre os judeus a tradição de que o homem pagava pelo que fazia, justamente nas circunstâncias em que ele ofendia a Deus. Assim, segundo eles, Sansão viveu para satisfazer seus olhos e os filisteus lhe queimaram os olhos. Absalão, viveu para seu cabelo e seu cabelo foi a causa de sua morte. Ou seja, na vida deste pobre cego não bastava a vida de sofrimento e miséria; tinha que carregar também o estigma de pecados seus ou de seus pais.

   Os seres humanos são assim por natureza. Deus nos livre de cair nas ciladas do inimigo, mas se um dia cairmos, que Deus nos livre de cair no julgamento dos homens, porque a raça humana é implacável com ela mesma.

   O verso de hoje nos coloca diante de uma vida sem futuro, sem sonhos e sem perspectivas. Mas Jesus passou por aquela cidade, e glória a Deus por isso. Louvado seja Seu nome porque um dia Jesus veio a este mundo e encontrou uma raça sem futuro, sem sonhos e sem perspectivas. Jesus era a luz e também a visão, e diante de Jesus não existem trevas capazes de resistir. A escuridão acabou para aquele homem. A cegueira findou. Seus olhos se abriram para contemplar as cores nunca vistas, para olhar o azul infinito e contemplar a noite e a beleza do céu estrelado. Seus olhos se abriram para louvar o nome de Deus, porque não existe salvação sem louvor, não existe evangelho sem música, nem libertação sem cânticos.

   O milagre tinha acontecido, mas aos homens não bastam os milagres. Uma vida miserável condenada à escuridão, transformada agora pelo poder divino, nunca é suficiente para levar os incrédulos a crerem. Um marginal que abandona sua vida errada e torna-se útil à sociedade e à família, não é argumento suficiente para acabar com as dúvidas. Os homens pedem mais provas. Querem levar tudo ao laboratório, querem analisar tudo no microscópio. Discutem, argumentam, questionam e racionalizam.

   O cego, porém, responde: “Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo."

   Não existe na história maior filosofia prática. O mundo pode crer ou não crer. Argumentar e racionalizar o quanto quiser. Eu não preciso dizer nada. Eu só sei que era cego e agora vejo. O cego tinha encontrado Jesus e isso lhe bastava.

MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/PsX-SVK4r_k
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...