segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

A Responsabilidade do Conhecimento

 MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

12 de dezembro
      A Responsabilidade do Conhecimento

    E contudo vos digo: No dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom, do que para vós outros. Mateus 11:22.


   Quando era criança admirava muito aquele homem. Era o pastor de nosso distrito e quando visitava, uma vez por ano, o pequeno grupo onde congregávamos, o fim de semana se transformava numa festa espiritual, cujos efeitos podíamos sentir por muito tempo.

   Anos depois, quando estava me formando na Faculdade de Teologia e pensava que poderia ter a oportunidade de trabalhar ao lado daquele homem, que sempre foi uma inspiração para mim, aconteceu a tragédia: Ele abandonou o ministério e abandonou também a igreja. Organizou um pequeno grupo de pessoas e começou a trabalhar contra a igreja que durante anos ele defendera.

   O ministério desse homem tinha sido muito abençoado. Deus o usara com poder muitas vezes. Ouvi-o pregar certa vez numa formatura para os jovens pastores e fiquei empolgado. O que poderia ter acontecido no coração de um homem que fora tantas e tantas vezes abençoado por Deus? Aonde foi parar toda a luz que ele tinha? Para que servia todo o conhecimento bíblico que acumulara?

   No verso de hoje Jesus expressa Sua tristeza por três cidades impenitentes: Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Estas cidades foram testemunhas de grandes milagres. Jesus em pessoa andou pelas ruas. As multidões que habitavam nelas, viram pessoalmente os grandes atos de amor de Jesus Cristo, mas endureceram o coração e não aceitaram a mensagem. Reclamaram mais evidências e deixaram a oportunidade passar. Agora Jesus olha com tristeza para essas cidades e diz: “Eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor no dia do juízo do que para vós.”

   Tem Deus muitas formas de medir as pessoas no dia do juízo? O que é que o Senhor Jesus está dizendo?

   Tiro e Sidom tinham recebido menos oportunidades que Corazim, Betsaida e Cafarnaum. E no dia do juízo cada um terá que dar conta da luz que recebeu. Você não será condenado pelas verdades bíblicas que não conhecia. Mas também não será inocentado pelas verdades bíblicas que você deixou de aceitar, seja qual for o motivo que você usar como desculpa.

   Estudar e conhecer a Bíblia é um privilégio e também uma grande responsabilidade. O que fazer quando descobrimos uma verdade bíblica que não conhecíamos antes? Está escrito: “Branco”. Muito bem. O que fazer agora se a vida toda eu pensava que fosse amarelo? O que fazer se meus pais, a minha igreja, a minha tradição e a minha história gritam para mim que é amarelo, quando na Palavra de Deus está escrito “branco”?

   Aqueles que pela comunhão diária com Jesus sentem que seu caráter é transformado à semelhança do Redentor, cairão de joelhos e dirão: “Senhor, ajuda-me a fazer a Tua vontade”,
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...