MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS
14 de dezembroO Resumo de Tudo É o Amor
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37-39.
Frequentemente encontro pessoas sinceras, temerosas de Deus e desejosas de fazer a vontade do Pai, que perguntam: “Pastor, por que temos que guardar os Dez Mandamentos de Êxodo 20, se nós não somos mais o povo de Israel?” Muitos deles citam os versos de nossa meditação de hoje para provar que Cristo mesmo, em pessoa, disse que só existem dois grandes mandamentos para os cristãos: amar a Deus e amar ao próximo.
Na realidade o amor é mais do que um princípio. O amor é Deus. (TS. João 4:8). A essência de Deus é o amor e todo aquele que permite que Deus habite nele, pela presença de Seu Santo Espírito, está deixando o amor habitar em seu coração. Uma pessoa que viver esta maravilhosa experiência de comunhão com Deus, que permitir ao amor habitar e controlar sua vida, santificando a sua vontade, de maneira natural, viverá os princípios da Santa Lei de Deus. Não precisará de mandamentos escritos, porque terá os princípios desses mandamentos escritos em seu coração, e guardar a letra será algo natural nele.
Mas, o que dizer de alguém que pensa que vive em comunhão com Jesus e joga no lixo os Dez Mandamentos? Como pode alguém que vive em comunhão com a Pessoa-amor, desobedecer uma lei de amor?
Os Dez Mandamentos foram escritos para ajudar e orientar um povo que durante quatro gerações de escravidão, tinha perdido de vista os elevados princípios do Deus-amor. Mais tarde, quando o povo perdeu de vista o espírito dos princípios e começou a dar atenção exagerada à letra, Jesus comentou esses princípios no sermão do Monte e os ampliou. “Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
Jesus não nos libera dos princípios de Sua lei. Escreve-os quando é preciso e os amplia quando necessário. Mas Seu desejo é que esses princípios fiquem gravados de maneira indelével no coração humano.
Os primeiros quatro mandamentos da lei resumem o amor a Deus e os últimos seis o amor ao próximo. E simplesmente o amor resume tudo.
Em Deus não existe contradição. Tudo tem sentido, mas para entendê-Lo, o ser humano precisa viver em comunhão diária e permanente com a Pessoa-amor que é Cristo.
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário