terça-feira, 16 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra Leitura Bíblica - Jó 20


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 20- #rpsp
Comentários do Pastor: Koot van Wyk

Agora é a vez de Zofar responder a Jó. Ele sente que deve falar por causa da agitação de seus pensamentos (v. 2). Entretanto, eles são guiados pelo racionalismo e pela razão e não por Deus. Zofar diz: “Ouvi uma repreensão [...] e o meu entendimento faz-me contestar” (v. 3 NVI). Zofar quer usar o espírito racionalista como a base principal para a sua defesa.Ele argumenta que Jó deveria saber que isto tem sido assim desde que o homem foi colocado na terra (v. 4).

Além disso, Zofar também usa, como Bildade, os horrores da teologia egípcia dos mortos e diz que, mesmo que o poder e o orgulho do homem chegue aos céus (v. 6), ele perecerá. Quem o ver dirá: “Onde está?” (v. 7). Como um sonho, ele voará com o deus sol Ra em um barco ao entardecer e não será encontrado e se afastará como uma visão noturna (v. 8). Na terra, os olhos que o viram jamais o verão (v. 9). Os seus filhos “indenizarão” (NVI) os pobres e “devolverão o que foi injustamente tirado” (v. 10, tradução do original). Eles serão obrigados a devolver o que foi roubado das vítimas. “Mesmo que seus ossos estejam cheios do vigor da juventude, esse vigor se deitará com ele no pó” (v. 11).

Zofar tenta assustar Jó usando o medo egípcio de que cobras o atacariam (v. 16). E diz que ele não verá os belos rios “celestes” que fluem com mel e leite (v. 17). Os ímpios mortos não desfrutarão de suas riquezas acumuladas (v. 18). Listando as ações de um homem mau, Zofar diz, que Jó “oprimiu e abandonou os pobres” e “roubou casas que não edificou” (v. 19). E, que ao final, tudo que o ímpio conseguir ilicitamente não lhe trará descanso, nem salvação (v. 20). Ele consumiu tudo e depois de satisfazer a si mesmo à custa dos outros, a aflição virá contra ele quando estiver de estômago cheio. Por causa de seu desejo de acumular bens, Deus enviará sobre ele uma chuva de Sua ardente ira”(vv. 21-23). Ele não pode fugir (v. 24). Terrores virão sobre ele, um “fogo não assoprado o consumirá” e “os céus revelarão a sua iniquidade ” (v. 24-27). Zofar está dizendo tudo isso porque ele quer que Jó saiba o motivo de seu sofrimento.

A Bíblia afirma que a iniquidade de todos será revelada, mas Zofar erra quanto ao momento em que isso acontecerá. Ele diz que quando o julgamento do mal é feito no céu (juízo investigativo), a pessoa perde a sua riqueza na terra. “As riquezas de sua casa serão transportadas; como água serão derramadas no dia da ira de Deus” (v. 28). Zofar está insinuando que Jó perdeu tudo por causa do dia da ira de Deus, que já havia decretado sua culpa no céu (v. 29).

Querido Deus,
A verdade revelada em Sua Palavra nos é vital para evitar que nosso entendimento da realidade espiritual seja turvado pela mistura de teologias errôneas. Oramos para que nos mantenha puros. Amém.

Koot van Wyk

Kyungpook National University
Sangju, South Korea
Trad GASQ/JAQ
Leia na Bíblia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...