segunda-feira, 8 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 12


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 12
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

A sabedoria humana leva a arrogância, orgulho e desprezo aos semelhantes. Em Jó 12, o sofredor Jó não está tanto interessado em defender-se mais do que deseja defender a verdade, a Deus e Sua soberania. Já de início, Jó, irônica e sarcasticamente elogia a sabedoria de Zofar dizendo que ele sabe tanto, sabe tudo! (vs. 1-2). Porém, até mesmo os animais sabem que Deus, por vezes, permite que o mal escarneça do bem (vs. 3-12). Jó se levanta a favor de Deus mais do que a favor de si mesmo. Deus é seu foco (v. 4) ainda que o próprio Jó seja objeto de zombaria. Você leu sobre os amigos de Jó orando por ele? Você consegue ver amor nas palavras deles? Esse é o maior motivo que faz Jó se voltar mais e mais a Deus. Quanto mais ele se aproxima de Deus mais clara se torna sua teologia. Ele reconhece a Deus como onisciente e onipotente. Como Jó, cada pessoa deste Planeta Terra deveria não só saber, mas confiar que, além de saber tudo sobre tudo, Deus está no controle de tudo (vs. 13-25). A sabedoria, a filosofia, a ciência, a psicologia, etc. não terá foco certo na verdade a menos que o foco seja Deus. Absurdos serão declarados verdades e pessoas se oporão as mais claras verdades por se apegar à sabedoria terrena. A boa nova é que a sabedoria do Céu está à disposição dos habitantes da Terra; basta buscá-la em Deus, nosso Pai que está nos Céus!

Quem molda tuas atitudes? Sendo que tem muita gente que vacila diante das crises, dores e sofrimento, ainda que tais coisas gritem à alma humana a fim de renunciar crenças e fé em Deus, no caso de Jó, ele venceu cada uma delas. Temos não só valorizá-lo, mas aprender com esse homem sábio; que, a despeito de sua terrível crise interna, dos perversos conselhos dos amigos ainda que bem intencionados e da teologia vigente que o esmagava, Jó perseverou em sua integridade a Deus. A reação a cada ação seja ela positiva ou negativa, depende de cada pessoa. Olhando para Jó, enfrentando toda sorte de pressão emocional, psicológica e física, ele reage de forma impressionante: cada vez mais intensa as pressões, mais ele expressa uma atitude firme, irresoluta de confiança no Deus a quem ele serviu em dias de prosperidade. As adversidades esmagam as pessoas para tirarem o que elas realmente tem no mais íntimo do coração (Leia Jó 12). A dor fortalece e desenvolve o que já se tem na alma. Por isso a fé jamais nascerá em momentos difíceis; isso responde por que muitos que pareciam crentes, na hora da dor e da dúvida se tornam mais fieis ou revelam sua incredulidade. Viver de aparência tem limites: a adversidade! Um dia será proibido ler a Bíblia e frequentar a igreja, haverá perseguição aos verdadeiros fieis a Deus; a questão é que aqueles que não se fortalecem na fé hoje, lendo a Bíblia diariamente e participando dos cultos não suportará o que virá no futuro próximo!


Quais tipos de sabedorias existem? A qual delas você se apega? Leia Jó 12 e veja que os sábios amigos de Jó se apegavam a um tipo de sabedoria enquanto Jó a outro. Como houve naquela época, hoje também há divergência entre as sabedorias. O problema é que a sabedoria inferior se considera superior em relação à verdadeira, pura e fina sabedoria (vs. 3). Para Jó, a realidade percebida no governo soberano do Deus todo poderoso o impressionou de tal forma a sua cosmovisão que ele ignorou a sabedoria dos experientes sábios e a substituiu pela sabedoria divina; a qual é incompatível com qualquer sabedoria do mundo (vs. 1-3). Quem alcança a sabedoria divina, ainda que reconheça sua superioridade em relação à quaisquer sabedorias, não se exalta; é humilde para se colocar no mesmo nível que as outras, porém, expressa sua preferência pela verdadeira sabedoria alegando que a sabedoria do mundo não satisfaz todas as inquietações (vs. 4-6). A sabedoria do Céu dá coragem e ousadia a quem a adquire para revelar sua crença em Deus e voltar-se contra a sabedoria, pressão e lógica do mundo (vs. 12-13). Mesmo sem todas as respostas, quem se aproxima de Deus encontra sentido na vida quando tudo perde o sentido. O ser humano é extremamente limitado para absorver a sabedoria ilimitada; então, nem sempre neste mundo você terá entendimento de todos os propósitos de Deus, mas tome a atitude de crer e confiar nEle apesar de qualquer coisa!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...