segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lições de Vida-Jó 5


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 5
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Por que os justos sofrem? Esta pergunta permeia toda a história, incomoda a muita gente; talvez ela já tenha te incomodado. Elifaz defendeu a teoria de que o sofrimento é uma consequência exclusiva de um ato pecaminoso secreto ou público causado por Deus; em outras palavras, o justo sofre porque não é verdadeiramente justo. A sabedoria humana sem Deus tem conceitos desequilibrados. Baseado em Jó 5 temos as seguintes revelações:
1. A teologia errada afirma que os ímpios nascem para sofrer, quem sofre é porque praticou a impiedade (vs. 1-7).
2. A teologia errada, por mais bem argumentada e com lógica humana, não vê a realidade; Elifaz alegou que Jó não apresentou seu caso a Deus, pois Ele é capaz de alterar qualquer situação sendo que ele já tinha apresentado tudo a Deus (vs. 8-16).
3. A teologia errada promete o que Deus não promete, profetiza em nome de Deus o que Deus não profetizou (vs. 17-27).
Desta forma, quando você enfrentar o sofrimento, cuidado com o que você ouve, com o que fala e com o que pensa. Ao lidar com o sofredor saiba que a tua melhor atitude diante dos justos que sofrem consiste em ouvir mais que falar e, quando falar, não fale o que não vem de Deus. Ore e acalme o coração aflito!

Todo aquele que acha justo aos próprios olhos reprova quem Deus considera justo. Se isso é um problema, saiba que problema ainda maior é quando quem está errado valida as atitudes erradas e condena as atitudes corretas. Em Jó 5 Elifaz reprova a Jó por não buscar a Deus em lugar de discutir com Ele como fez no capítulo 3. A teologia de Elifaz é tão sutil que muitos utilizam suas alocuções em sermões, palestras e aconselhamento. É impossível perceber claramente erro e o certo em sua preleção em Jó 5. Somente o Espírito Santo pode guiar-nos à toda a verdade, dar-nos discernimento e percepção espiritual. Elifaz exorta e repreende a Jó dizendo-lhe que não desprezasse a disciplina do Senhor. Elifaz ainda oferece promessas preciosas a Jó do que Deus lhe faria se ele se humilhasse, como se o orgulhoso fosse Jó! Sempre quem está errado crê piamente que está certo. O acusador sempre vê erro nos outros, nunca em si mesmo. Quem defende teologias erradas sempre acha que os outros é que estão errados, atacam principalmente quem está com a verdade. Infelizmente quem não é humilde o suficiente para reconhecer seus erros, nenhum argumento, por melhor que seja ou por mais verdadeiro, convencerá quem está no erro. A verdade é que quem se auto iludiu com teorias, filosofias e teologias falsas não aceita a verdade a não ser por meio do poder do Espírito Santo, ainda se a pessoa permitir. O orgulho é tão ruim porque ele é impenetrável. Arrependa-se!

Problemas precisam de soluções; quando, porém, não parece haver saída, ao menos deve haver uma explicação (Jó 5). Essa ideia reflete não só o pensamento humano, mas o significado das palavras de Elifaz, ais quais começaram no capítulo 4. É muito comum ver pessoas com as atitudes de Elifaz na igreja dos dias atuais. As pessoas geralmente creem equivocadamente que precisam achar uma justificativa para o dilema vivido por Jó ou por algum justo que sofre e dizer-lhes o quê precisam fazer. As intensões de muitas pessoas em ajudar àqueles por quem sentem compaixão são de bondade; porém, quem fala da sabedoria própria e não da sabedoria de Deus não oferece ao sofredor o verdadeiro ou nenhum consolo. Elifaz continua a sua teologia equivocada do capítulo anterior de que, sem dúvida nenhuma, são os pecados dos pecadores impenitentes que resultam em ruína, desgraça e aflição; portanto, na mente dele, todo sofredor sofre, porque fez algo terrível para merecer – biblicamente isso não é assim. Pois, olhe para o Messias, veja-O no Calvário, todo ensanguentado, dilacerado de tanto apanhar. O que Jesus fez para merecer tanto sofrimento? Tudo isso prova que tem gente fazendo teologia sem a direção do Espírito Santo. Uma teologia equivocada não revela o verdadeiro Deus ao povo! Cuidado com as falsas teologias do mundo! Estude mais a Bíblia!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...