quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 22


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 22
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

É duro ter de ouvir críticas infundadas. A dor intensifica diante de acusações falsas dos que deveriam amar, consolar e abraçar. Jó é atingido na alma por Elifaz em Jó 22, teria sido melhor ter levado uma punhalada nas costas. Elifaz o acusa de ser um tremendo, grande e terrível pecador, apontando-lhe especialmente o pecado da cobiça e da opressão sem nenhuma prova (vs. 5-9). Como diz David S. Dockery, “o ataque começa e termina com toque irônico, embora Elifaz não tivesse consciência disso. Sarcástico, ele pergunta a Jó se Deus o havia censurado pela piedade, quando na realidade aquele é o motivo exato do infortúnio de Jó”. Quem vive a letra da religião e não a intimidade com Deus, não consegue ter discernimento e nem percepção espiritual, por isso não enxerga o que deveria enxergar. Os amigos de Jó usam a mesma retórica, os mesmos argumentos contra Jó. Quem vive a superficialidade da religião tem visão não apenas limitada, mas distorcida da vida. Mais difícil do que ouvir críticas infundadas é o crítico reconhecer que está contra Deus. Ao criticar, a pessoa se acha acima das demais, talvez até de Deus. Se o crítico fosse ao Céu, certamente acharia defeito lá, que é um lugar perfeito; talvez, até em Deus acharia falha (vs. 13-20). O crítico é orgulhoso, por isso despreza os aflitos. O crítico precisa deixar o caminho de Elifaz, a fim de não obrar com Satanás! Ore a Deus, peça que os críticos se convertam e se libertem deste mal!


Quem acusa é o diabo, essa é sua função. Ele acusou Deus em Jó 1 e 2. A arte diabólica de acusar, criticar e julgar o próximo pode ser aprendida por todo aquele que se apega à vaidade das próprias opiniões (21:34). No capítulo 22, Elifaz expõe sua tréplica diante da réplica de Jó. Ele deixa de lhe acusar de pecados gerais e aponta-lhe pecados específicos (vs. 1-9) concluindo que tais pecados o levaram à desgraça (vs. 10-11). Tal atitude tem todo àquele que não conhece quem realmente é Deus (vs. 12-14); quem não conhece a Deus tem dificuldades para discernir o ímpio e o piedoso (vs. 15-20); quem não se relaciona com Deus interpreta errado assuntos doutrinários e apela para quem está salvo para que se converta; apela para quem tem intimidade com Deus para que O busque; apela para quem ora, orar; apela para o humilde, ter humildade; etc. (vs. 22-30). Você encontrou Elifaz orando alguma vez? Você leu que ele buscou a Deus? Você percebeu humildade e bondade nas palavras dele? Na verdade, Elifaz deveria ter olhado no espelho para ter dito as palavras que dirigiu a Jó; isso deveria fazer todos os críticos, acusadores e julgadores dos outros. Quem precisa converter-se é aquele que condena o próximo, pois como Elifaz, faz a função de Satanás. Amigo, você quer fazer o que é certo? Renda-se a Deus, pare de julgar, criticar e acusar o próximo! Leia a Bíblia para ver onde está o teu erro, não o erro dos outros. Seja uma bênção para quem precisa de você!


As falácias perdem a eloquência pela falta de discernimento. Elifaz criou coragem e denunciou os supostos pecados de Jó (Jó 22:5-9). Ele afirmou que Deus não reprovou a devoção de Jó, mas seu pecado que era óbvio (vs. 1-4). Como não tinha argumentos concretos para condenar Jó, Elifaz ousou inventar, como faz qualquer pessoa que procura por argumentos, quando eles não existem. Quem não tem discernimento e nem percepção espiritual comete quatro erros baseado no capítulo bíblico em destaque:
1. Julga o justo e conclui que a sua culpa não tem limites (vs. 1-5);
2. Elabora uma lista de atitudes pecaminosas sem nenhuma prova (vs. 6-11);
3. Fica perturbado em seus argumentos e, sem querer ceder, alega que Deus não se importa tanto com as coisas (vs. 12-20);
4. Prega para o justo, apelando para que se arrependa para ser restaurado quando, na verdade, deveria ser o contrário (vs. 21-30).
Elifaz pede a Jó que se arrependa, então seria ele capaz de interceder pelos pecadores; o que ele não sabia é que Jó realmente intercederia, mas um dos pecadores seria o próprio Elifaz. Sem a dependência do Espírito Santo o ser humano fala bobagens e, para impor suas ideias esdrúxulas a reveste de uma película de sabedoria, mas não passa de retórica vazia. Então, é preciso rever atitudes, pedir transformação da mente, coração e visão; isso resulta em conversão, a qual leva à salvação! Pense nisso e tenha um bom dia!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...