segunda-feira, 15 de julho de 2013

Lições de Vida- Jó 19


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 19
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

É possível viver com esperança num mundo cheio de injustiças, crueldades e terrorismos? O ser humano contemporâneo, enlouquecido pela pressão da vida agitada, atraído pela satisfação dos sentidos e cativado pela busca do mais fácil e lucrativo, precisa parar e pensar que, se Deus criou o ser humano, não o deixou na escuridão, perdido nas sombras da confusão ou da ignorância. Os planos divinos à raça humana são bons. Enquanto isso, o inimigo só quer destruir. Mas, é possível esperar em Deus quando tudo ao redor é desesperador. Ainda que sentisse desamparado, ele expressou esperança num Redentor, seu salvador (Leia Jó 19). Deus nunca desampara Seus servos; os humildes,  fieis e sinceros são reavivados por Deus. Ao coração ferido, aflito e abatido, Deus aplica o bálsamo refrescante e restaurador de Suas promessas que levanta o ânimo, dá coragem e fortalece a fé daqueles que se rendem a Ele. Diante das tragédias, o desespero chega; diante de Deus, a esperança renasce. Pela fé é possível transpor para além das circunstâncias presentes e olhar com esperança para o futuro. Como na vida de Jó havia uma réstia de fé em meio ao desprezo e ao desespero, permita que a fé te faça enxergar além da visão. Creia no incrível e veja o invisível, espere o inesperado. Tenha fé em Deus viva com esperança em meio ao desespero, pois é possível com Deus até o impossível.

Se você não sofre como sofreu Jó você tem muito mais motivos para ter esperança e louvar a Deus. O estado físico de Jó é terrível, ele diz que seus ossos aparecem como aparecem os dentes (Jó 19:20); mas, emocionalmente Jó também não está nada bem. Ele não sente a compaixão de ninguém; seus irmãos e conhecidos o consideram como estranho e se afastam dele (v. 13); os seus parentes se esquecerem dele (v. 14); Jó se sente estrangeiro em sua casa e seus servos não respondem mais às suas ordens (vs. 15-16). Jó tem uma esposa, mas esta fica longe dele pelo seu mau cheiro e mau hálito, por isso também seus tios se distanciam (v. 17). Até as crianças o desprezam e zombam de sua condição (V. 18). Jó exclamou: “Todos os meus amigos íntimos me abominam, até os que eu amava se tornaram contra mim” (v. 19). Mesmo assim Jó pede misericórdia a seus amigos: “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu” (v. 21). Esta é a súplica mais comovedora do livro, Jó demonstrou quão sozinho e desamparado estava e apresentou de modo mais eloquente sua situação, agora implora a compaixão de seus amigos. Esquecido por seus colegas, alienado de sua família, abominado por sua esposa e ignorado por seus servos, Jó retratou sua solidão nos sofrimentos sob a mão de Deus. E, então, Jó pede piedade pela sua terrível e desprezível situação. Se esta é tua situação, faça como Jó, busque a Deus!

Fé no Redentor é o meio de se levantar das cinzas do desespero. Mesmo aflito porque ninguém crê nele, Jó acredita que algum dia será justificado e verá Deus (Jó 19:25-29). Jó sabia que finalmente seria vindicado, embora tivesse que esperar até a ressurreição. Então o seu corpo seria restaurado, ele veria a Deus. Pode ser que nesta vida não encontremos alívio do sofrimento e da compreensão, mas Cristo virá em breve para esclarecer e endireitar todas as coisas. Jó estava convicto de que seria ressuscitado no fim dos tempos, para ver seu Senhor (Jó 19:25-26). A redação dos versos 25 e 26 indica que a vindicação divina ocorreria quando o Redentor se levantasse “sobre o pó” e quando Jó “visse a Deus”. Este é um vislumbre inconfundível da ressurreição e volta de Jesus. O texto sugere que Jó tinha uma compreensão correta da morte e ressurreição no último dia; em carne, ou seja, em pessoa de carne e osso ele ressuscitaria no futuro para ver seu Libertador. O Go’él, o Resgatador ou Redentor é o Senhor Jesus. A alegria de um Salvador, que inunda o nosso coração, nos dá a paz e a confiança que nos habilitam a dizer: “Eu sei que o meu Redentor vive”. Nesta vida, talvez não encontremos alívio do sofrimento e da incompreensão, mas podemos ter a mesma certeza que Jó expressou claramente. Cristo virá em breve, e esclarecerá e endireitará todas as coisas. Faça como Jó. Creia na revelação bíblica. Creia na volta de Jesus. Viva isso. Tenha esperança!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...