terça-feira, 2 de julho de 2013

Lições de Vida


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 6
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp

O que não fazer quando sofrer? De acordo com A. S. Schimidt “... o sofrimento jamais deve proporcionar ao filho de Deus a sensação ou conclusão de que Ele não o ama, ou que dele se esqueceu. Também não deve levá-lo a rejeitar o Senhor como seu Salvador. É bem verdade que existem pessoas que sofrem perdas terríveis e abaladoras, mas também é verdade que cobram atitudes de Deus, sem terem conhecido a Deus e sem nunca terem buscado a Sua boa, agradável e perfeita vontade para as suas vidas”. Diante do sofrimento é preciso olhar para a atitude do homem que sofreu mais do que qualquer um de nós. O comportamento de Jó deve nos inspirar a uma atitude correta diante de Deus quando se enfrenta crises, angústias e desgraças na vida (Leia Jó 6). Jó é humano como todo ser humano. Ele argumenta: "Será que sou forte como a pedra? Será que meu corpo é de bronze?" (v. 12). Jó sente dores físicas e dores emocionais. As palavras críticas de Elifaz sem fundamento o atinge profundamente (v. 14). Jó se porta como homem, porém, em nenhum momento peca contra Deus ainda que em meio a tanto sofrimento fale palavras precipitadas (vs. 2-3). As palavras precipitadas de Jó não são como as palavras precipitadas de sua esposa no capítulo 2. A síntese das palavras de Jó em resposta às palavras de Elifaz é: Certamente é normal que o justo que sofre tenha dificuldade de entender e aceitar o sofrimento, mas continua fiel e íntegro a Deus!

Em meio ao sofrimento devemos aprender com Jó a responder com sabedoria à repreensão errada de quem julga o justo injustamente. Alguns pontos são destacados de Jó 6:
1. É preciso saber desabafar: Jó argumenta que a intensidade de sua dor lhe dá total direito de desabafar (vs. 1-7).
2. É preciso saber lidar com a dor: Ainda que Jó se console em nunca ter negado a Palavra de Deus, deseja morrer pela mão de Deus, não por suas próprias mãos – suicídio é pecado, falta de confiança em Deus - o justo não pensa em suicídio (vs. 8-13).
3. É preciso saber lidar com amigos incompreensíveis: Jó faz a réplica a seu amigo Elifaz pouco confiável que usa a teologia como base, mas equivocadamente (vs. 14-21).
4. É preciso questionar teologias erradas: Jó desafia o crítico Elifaz a lhe mostrar em que consistia seu erro de que foi acusado (vs. 22-24).
5. É preciso aprender a defender a inocência quando de fato se é: Jó defende sua inocência e repreende os amigos por supor que ele seja culpado (vs. 25-30).
A profundidade das ideias filosóficas contidas no livro de Jó revela a superficialidade da razão humana nos tempos modernos. Precisamos aprender a viver mais intensamente a vida, mas precisamos ser mais sábios do que somos!

O coração humano é grande para amar bem mais do que, geralmente, as pessoas percebem; por outro lado, ele é pequeno demais para lidar com a decepção. A teologia acusativa de Elifaz decepcionou Jó. Depois que Elifaz argumentou sobre as palavras de Jó em vez de ministrar seus sentimentos, Jó se defendeu (Jó 6). Jó se demonstrou correto e íntegro até mesmo em face às acusações de seu amigo Elifaz. Jó questionou as palavras de seu amigo que devia mostrar compaixão ao aflito e não tentar usar a teologia para destruí-lo (v. 14, 26). Já que Elifaz acusou Jó de pecado, então este o interpelou a fim de que indicasse um pecado específico (v. 24). Jó, por viver no temor do Senhor, além de íntegro era um homem sábio. Muito tempo antes da psicologia e da psicanálise, ele já sabia da importância do desabafo. Ele tirava para fora o lixo e o veneno que o angustiava. O coração nunca deve armazenar decepções. Se assim o fizer ele será como uma bomba- relógio que explodirá maldições a qualquer instante. Quanto maior o sofrimento, maior a necessidade de desabafar. Um coração em que se acumula a tristeza pode azedar, então precisa ser aliviado pelo desabafo, o qual é um bom remédio e uma ótima terapia. A fidelidade a Deus faz o justo desejar a morte, porém, por Deus, nunca o suicídio (vs. 8-10). O desabafo é como uma válvula de escape, em que diminui a pressão até chegar ao estágio desejado. É por onde os sentimentos nocivos saem do coração. Desabafe, é importante!
Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...