sábado, 6 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 10


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 10
Comentários do Pr. Koot van Wyk   #rpsp
Neste capítulo Jó fala da amargura de sua alma (versículo 1). Ele diz a Deus: Não me considero mau, deixe-me saber qual é a Tua questão contra mim. Eu sou a obra das tuas mãos. Por que eu estou rejeitado? (v.3). Em Seu juízo investigativo, você usa os olhos de carne e só vê como os homens veem, procurando o mal em mim? (v. 4).
Jó sabe que tem um relacionamento com Deus e repousa firmemente em Sua mão. Ele está descansando em cima do conhecimento que Deus tem dele e de sua inocência (v. 7). Jó está seguro na mão de Deus, porque Deus é o seu Criador: “Você me fez de barro (cf Gên 2:7: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra”) e Você me fará voltar ao pó? “(v. 9). Deus deu a Jó um esqueleto e o vestiu com pele. Deu-lhe a vida, a personalidade, bondade e espírito – a capacidade de ter um relacionamento com o Criador (v. 12). Jó está escondido no coração de Deus (v. 13).

Sendo que Jó está no coração de Deus, é impensável a conclusão de Elifaz e Bildade de que se você é ruim, coisas ruins acontecem com você; E que se você é bom, então coisas boas acontecem com  você (versos 14-15).

A expressão “contra mim aumentas a tua ira” do verso 17 necessita de um esclarecimento. A palavra “raiva” ou “ira” (ARA, NVI) dá uma impressão errada. Esta é uma das palavras que não ocorrem com muita frequência no livro de Jó. Para entender esta palavra neste livro, deve-se ter em mente que nos dias de Moisés o seu significado era “ligar, conectar”. Sendo assim a palavra “ira” ou “raiva”, utilizada em algumas traduções, não corresponde ao significado original. Como Jó está muito “ligado” a Deus, “abraçado” por Deus, por um lado recebeu muitos benefícios, mas por outro lado recebeu também muitas provações.

Ele se pergunta se não teria sido melhor se ele não tivesse nascido ou morrido logo após o nascimento, em vez de sofrer (v. 18-19).

No versículo 20, Jó suplica por uma suspensão temporária de seu sofrimento. Seus dias à frente podem ser poucos, por isso se o sofrimento for suspenso por um curto período ele pode ter ainda um pouco de tempo de conforto antes de morrer. Ao morrer, ele irá para a terra da escuridão e das sombras (v. 21 e 22).

Querido Deus,
Também estamos ligados a Ti. Estamos ligados ao Teu coração, à Tua mente e as Tuas mãos. Cristo é o nosso advogado no julgamento. Senhor ajuda-nos a aceitar, como Jó, que até mesmo os nossos sofrimentos estão debaixo da Tua soberania. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Trad/Adap JAQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...