sexta-feira, 12 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra Leitura Bíblica - Jó 16

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 16
Comentários do Pr. Koot van Wyk   #rpsp

Jó respondeu a seus amigos dizendo-lhes estar familiarizado com o pensamento humano contemporâneo:  "Eu tenho ouvido muitas coisas como estas" (v. 2). Seus conceitos do divino estão errados, por isso são como "palavras de vento" (v. 3). Eles precisam de atualização sobre a verdade das Escrituras, "para trazer clareza às suas respostas" (v. 3). Se Jó pensasse apenas num nível humano, ele também falaria como os amigos e sacudiria a cabeça (v. 4). Mas ele falaria palavras encorajadoras [de acordo com a NVI] (v. 5).

Todo esse discurso havia cansado Jó e silenciado seu testemunho (v. 7). As palavras dos seus amigos eram um testemunho contra ele. Eles o acusam "cara a cara" (v. 8).

A culpa dos seus amigos é semelhante a culpa de Satanás. A ira de Satanás dilacerou a Jó, mas em última análise foi Deus quem o permitiu.

Jó chorou muito até ficar com olheiras (v. 16). Apesar de tudo isso, Jó não tem violência em seu coração ou em suas mãos e sua oração é pura (v. 17). Ele diz que, mesmo a sombra da morte não lhe dá uma pausa para parar de chorar (v. 18).

Por traz das palavras de Jó descobrimos a teologia de Moisés. Ele diz que o seu advogado e testemunha está no Santuário Celestial e "testifica por ele nas alturas" (v. 19). Isso é o que o profeta Miquéias também viu mais tarde, quando disse:  "O Senhor é testemunha do seu santo templo" (Miquéias 1:2). O advogado é intercessor e amigo de Jó.

Jó deseja que houvesse alguém capaz de interceder junto a Deus em seu nome como um homem fala com seu amigo (v. 21). O personagem que faz exatamente isso que Jó está pedindo é Cristo (lemos isto em Daniel 7). Quando Jó morrer, ele não voltará a esta vida ou a qualquer vida até a manhã da ressurreição (v. 22).

Querido Deus,
Vivemos em uma sociedade moderna, onde a violência parece ser admirada, respeitada, apoiada, embelezada, e até santificada. Ajude-nos a ficar longe da violência verbal e não verbal e que nossas orações sejam puras como as orações de Jó. Amém

Koot van Wyk
Universidade Nacional Kyungpook
Sangju, Coreia do Sul
Trad GASQ/JDS
Leia na Bíblia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...