segunda-feira, 8 de julho de 2013

Reavivados por Sua Palavra - Jó 12


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Jó 12

Comentários do Pr. Koot van Wyk   #rpsp

Jó respondeu a Zofar, dizendo que ele sabe o que seu amigo está dizendo. Que, de fato, há verdadeiros homens desta geração, representando a sabedoria humana, mas quando morre, sua chamada sabedoria morrerá com eles (v. 2). Jó diz que o entendimento humano é sempre o mesmo e o que seus amigos estão dizendo é de conhecimento comum, compartilhado por todos os seres humanos (v. 3).

Jó diz que mesmo o conhecimento humano avançado deve buscar o conhecimento da "revelação". Jó é ridicularizado por seus amigos porque suas referências estão limitadas ao conhecimento da existência humana, mas Jó argumenta que ele "invocava a Deus", e este lhe respondia (v. 4).

Tanto Jó como seus amigos afirmam que Deus está acima da natureza, enfatizando a soberania de Deus, contudo Jó fala de um Deus pessoal que responde a quem O chama (v. 4).

Na opinião de Jó, os maus prosperam e “estão seguros”, porque às vezes Deus permite que eles estejam assim (v. 6). Jó exorta seus amigos a estudar cuidadosamente a ciência da zoologia: "os pássaros" do céu (v. 7), os animais terrestres, os “peixes do mar" (v. 8). Todo este conhecimento aponta para o Criador como vemos em Gênesis, cap. 1. Jó confirma isso, dizendo: "Na sua mão está a vida de cada criatura" (v. 10 NVI), exatamente o que Moisés tinha em mente em Gênesis 2:7.

Jó aconselha seus amigos a fazerem uma reflexão sobre seus sentidos, sua capacidade de ouvir, para que entendam as palavras assim como a boca prova e saboreia a comida (v. 11). Moisés foi educado no palácio de Faraó pelos melhores professores da Universidade do Egito da época, portanto, estes eram assuntos que ele deveria ter estudado bem.

Jó continua dizendo que o conhecimento experimental é adquirido através de toda a vida (v. 12), porém este conhecimento não é duradouro. Somente com Deus há conhecimento que se perpetua. "Com Deus está a sabedoria e a força; Ele tem conselho e entendimento" (v. 13). O conhecimento humano pode ter ideias, mas o conhecimento de Deus está além da sabedoria humana.

Jó, então, apresenta Deus como o Ser onisciente que está totalmente envolvido com este mundo (v. 14-25). Ele dispensa conselheiros (v. 17); faz juízes de tolos (v. 17); solta reis (v. 18), retira sacerdotes de seus cargos (v. 19). Em essência, Deus tem o poder de dar e tirar: o discurso (v. 20); o discernimento (v. 20), a revelação (v. 22); as nações (v. 23); a inteligência (v. 24), a influência e o poder do forte (v. 21). No próximo capítulo, Jó continua com suas reflexões.

Querido Deus,
Conceda-nos alinhar nossos pontos de vista pessoais com a perspectiva de Sua revelação. Que assim possamos compartilhar Seu conhecimento e salvação com este mundo. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul

Trad/Adap JAQ/GASQ/JDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...