sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 23


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 23
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Qualquer ser humano passa por momentos críticos e de sofrimento nesta vida. Talvez não com tanta intensidade como Jó ou Jesus, mas a dor, a angústia e a aflição pode chegar tanto ao rico com ao pobre, tanto ao crente como ao ateu. Em Jó 23 há informações importantes de como o verdadeiro crente age diante dos reveses da vida: [1] Jó anela encontrar-se com Deus e pleitear sua causa com Ele (vs. 1-9); [2] Ele tem certeza que será achado inocente, após resistir às provações, como o ouro ao fogo (vs. 10-12); por fim, [3] ele reconhece que o decreto divino para sua vida em algum momento se cumprirá (vs. 13-17). O que extraímos para a vida hoje?
1. Em meio à dor pergunte: Onde eu posso encontrar-me com Deus? (vs. 1-9).
2. Em meio ao sofrimento pense: Estou sendo testado como o ouro (vs. 10-12).
3. Em meio às dúvidas creia que Deus fará como bem Lhe convier (vs. 13-17).
Deus é inacessível, Ele não está nem à frente e nem atrás, nem à esquerda e nem à direita (vs. 8-9). Você não pode encontrá-lO em lugar algum, mas Ele conhece o caminho do ser humano, Deus pode te encontrar (vs. 10). Hoje, peça a Deus para que Ele venha a teu encontro; pois, você já O procurou em todos os lugares e não O encontrou. Nos momentos críticos da vida, só a presença de Deus pode resultar em bálsamo refrescante; só Deus pode vindicar, libertar e restaurar dos infortúnios. Clame por Sua presença agora mesmo e sinta os benefícios!

Você conhece a Deus? Por teoria ou por relacionamento íntimo? Como você soube dEle, por informação ou por envolvimento com Ele? Nestas alturas do livro de Jó, se você acompanhou cada capítulo, muita coisa já passou pela tua mente: conceitos errados, teologias equivocadas, temperamento incontrolado, etc. Porém, neste ponto, desejo que você pense focado em Jó 23: Enquanto você trilha a jornada para o Céu, o sofrimento poderá ser teu companheiro. Algumas vezes ele virá sem te avisar, tomando-te de surpresa. Então, a dor poderá te destruir ou te fortalecer; poderá ser fonte de amargura ou de regozijo; poderá ser o instrumento de tortura e destruição de crenças ou ferramenta mediante a qual aprofundará todas elas. O resultado não dependerá tanto da intensidade do sofrimento quanto da maneira de reagir a ele. No entanto, a reação de cada um dependerá do tipo de conhecimento, relacionamento e comprometimento com o Soberano, Poderoso e Amoroso Deus. Então: Que conceito você tem de Deus? De onde você adquiriu? Quanto tempo você passa com Ele? Quão íntimo ou superficial é a tua oração? Quanto tempo você se dedica não à leitura da Bíblia, mas ao estudo minucioso dela? Quanto da Palavra de Deus você interioriza em teu coração? As pessoas veem os princípios bíblicos regendo a tua vida no teu dia a dia? Quanto do amor divino você transmite aos outros durante o dia? Medite em cada uma destas perguntas, analise a tua vida e seja coerente em teu viver!

Deus sabe tudo, o ser humano não. Deus é infinito, o ser humano não. Deus tem acesso a qualquer informação, o ser humano não. A teologia de Jó no capítulo 23 de seu livro tem o seguinte argumento: Deus é um só (v. 13): Na NVI diz que “Ele é Ele”. Em hebraico, literalmente diz: “Ele em-um”. A Tradução de Matos Soares diz: “Porque Ele é único”. Esta afirmação traz uma declaração referente à soberania exclusiva de Deus: “... Ele decide” (BJ). Ele encerra qualquer discussão; diante dEle ninguém tem a última palavra: “Tudo o que Ele quer, Ele faz” (BV). Então, diante das acusações infundadas, do desprezo dos amigos e das injustiças da vida, experimente estes princípios:
1. Relaxe, descanse seguro, saiba que Deus é Soberano em Sua administração.
2. Acalme-se, descanse em paz, saiba que Deus é Soberano em Seu intensão.
3. Confie, descanse tranquilo, saiba que Deus é Soberano em Sua estratégia.
Jó, mesmo sofrendo toda sorte de aflições, cria que Deus é inteiramente Soberano em tudo o que faz, tanto na natureza quanto na vida humana: Quando Deus decide, quem pode impedi-lo? Agora reflita, o que você pensa de Deus quando tudo dá errado em tua vida? Como te aproximas de Deus depois de um acidente, morte de alguém que amas, desemprego, desastre, etc.? O que você está aprendendo com a filosofia de vida de Jó? Que tipo de crente em Deus você é: maduro ou imaturo? Você confia ou desconfia de Deus? Pense, cresça e vença!

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...