terça-feira, 30 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 34


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 34
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Na vida é mais fácil cometer erros do que acertar. Mesmo possuindo um certo grau de sabedoria, sem Deus o ser humano vive na ignorância. Fala o que quer para quem não precisa ouvir. Em Jó 34:37 Eliú faz uma acusação, ele critica Jó de pecador rebelde. Ele estava mentindo, e a mentira é do maligno. Tem gente na igreja que é especialista em criticar, acusar e condenar. Tem uma facilidade de distorcer atitudes e palavras dos outros. No livro Mente, Caráter e Personalidade, na página 636 diz: "Muitos tomam a liberdade de criticar e acusar. Expressando suspeita, inveja e descontentamento, entregam-se a Satanás como instrumento". A crítica está presente em tua igreja, em tua vida e em tua boca? Acabe com ela, antes que ela acabe com você. A igreja onde existe a crítica é uma igreja com problemas, tem muitos membros que são instrumentos de Satanás. No mesmo livro e na mesma página diz que a igreja onde tem crítica e condenação a igreja é fraca. Se queremos o poder de Deus precisamos ser instrumentos de Deus, mas para isso é preciso abrir mão da critica; do contrário continuará sendo instrumento do diabo dentro da igreja de Deus. Como disse o Pr. Charles Rampanelli, "Eliú perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Por causa de suas palavras arrogantes, no final do livro ele não foi nem mencionado por Deus". Meu amigo, minha amiga: Permita que Deus te transforme hoje, para que sejas um verdadeiro instrumento de Deus na vida das pessoas!

Em meio as acusações é quase imperceptível o falso do verdadeiro. Há uma habilidade muito grande dos que não tem a sabedoria de Deus tentar convencer com argumentos persuasivos a quem quer que seja. Eliu, o crítico, começa a fazer um apelo aos ouvintes sábios, experiêntes e intelectuais em Jó 34. Um dos maiores problemas de Eliú é não conhecer seu amigo Jó e nem a Deus de verdade. Então ele interpreta a vida de forma totalmente errada. Ele não tem compreensão plena da verdade. Ele não consegue ver que depois do pecado a vida é injusta. Sua teoria ou teologia é contra a vontade de Deus. Aparentemente ele não sabe que o primeiro assassinato no mundo foi um injusto que praticou contra um justo (Abel morreu pelas mãos de Caim). É por isso que não devemos nos acomodar ou nos acostumar com esse mundo, há muita injustica; entretanto, parece que Eliú presionava a Jó para se conformar com aquela situação caótica sendo que Deus quis assim. Muitos usam a frase "Deus quis assim" diante do sofrimento, tragédia e desgraça; quando Deus não quis. Há um poder maligno atuando em pessoas e coisas neste mundo, e não foi plano de Deus. Tanto é que Deus revelou um plano na Bíblia, através da morte de Seu Filho de restaurar o que o pecado que causa injustiça faz na vida do povo de Deus! Na hora da desgraça, nunca diga que Deus quis assim!

As pessoas não gostam de ver seus defeitos na vida dos outros. Os mentirosos não suportam que as pessoas mintam para eles. Os críticos não suportam ser criticados. Os arrogantes não suportam a arrogância nos outros. Pior ainda é que, psicologicamente falando, é que muitos perversos, pecadores e arrogantes projetam nos outros aquilo que deveriam ver em si mesmos. O arrogante Eliú acusou Jó de ter sido arrogante por se declarar inocente (Jó 34:5-9). Desconentado da sabedoria de Deus, Eliú sem compreender e sem interpretar corretamente a vida e a teologia ele crê que Deus recompensa imediatamente Seu povo de acordo com seus feitos. Ele acretida que o que aqui se planta agora, agora se colhe. Ele argumenta que Jó não pode ser justo por estar sofrendo e Deus não pune injustamente o justo e nem permite que o ímpio fique impune (vs. 10-32). Então, Eliú acusa a Jó de blasfêmia e rebeldia por ter dito que Deus permite que ele sofresse injustamente (vs. 33-37). Eu vejo nos pregadores televisivos muito de Eliú. A teologia da prosperidade é tão antiga que remonta aos dias de Eliú. Então, cuidado! Leia a Bíblia, aproxime-se de Deus! Não se iluda com pregadores que você gosta de ouvir. Sua teologia pode ser como a de Eliú, um blasfemo projetando seus erros em quem não é. Pense nisse e tenha um bom dia!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google –
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...