terça-feira, 23 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 27


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 27
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
Os ímpios não tem esperança (Jó 27:8). Nas palavras dos amigos de Jó não havia esperança, mas eles se consideravam defensores da verdade. Os amigos de Jó tentaram convencê-lo de que era pecador, ímpio e perverso; que Deus o torturava por sua maldade. Tudo isso baseado no sofrimento. A pergunta, por que a apologia deles às palavras de Jó não o convencera de que suas próprias perspectivas religiosas? A resposta a esta pergunta deve te levar a repensar a maneira de lidar com o sofrimento alheio. Atentando para Elifaz, Bildade e Zofar e suas filosofias, percebe-se que eles não encaravam a Jó como uma pessoa carente de ajuda e conforto, mas como uma mera abstração teológica. Diante de sua mais intensa dor não demonstraram qualquer traço de misericórdia em suas palavras. Cada uma de suas preleções eram plenamente desprovidas de esperança e compaixão. Suas crenças destruíam cada vez mais seu amigo sofredor a fim de preservar suas tradições religiosas. A lição é que, a apologia ao sofrimento baseada em convicções alheias à Palavra de Deus colocam sofredores como Jó contra a parede e não lhe oferecem nenhum conforto, nenhum consolo e nenhuma esperança. Que tipo de esperança você transmite? As pessoas captam que você tem uma esperança sólida e verdadeira? Meu desejo é que a esperança fundada em Deus e em Sua palavra molde o teu pensamento, crenças e atitudes; para isso, é preciso que você não permita ser moldado pelas circunstâncias!

Como você age ou reage à vida, aos problemas, à fé e aos outros? Os amigos de Jó tentaram impor suas filosofias e crenças espirituais à força ao aflito Jó. É muito fácil agir como qualquer um dos três “amigos” de Jó. Porém, ao ter atitudes semelhantes, há uma forte tentativa de pressionar a pessoa a rejeitar a amizade. Cuidado com a maneira de divulgar suas crenças, é preciso rever a tua maneira de pregar até mesmo o evangelho verdadeiro. Deus nunca força ninguém a fazer algo contra a própria vontade, Seus seguidores devem agir conforme o caráter gracioso de Jesus. Jó descartou a possibilidade de seus amigos estarem certos e focou em Deus. No capítulo 27 de seu livro em sete frases ele menciona onze vezes o nome de Deus (vs. 2, 3, 8, 9, 11, 13). Para quem crê em Deus apesar do sofrimento considera a Deus como o Ser mais importante para a sua vida. Considera-O o Todo-poderoso Senhor de Sua vida. C. R. Swindoll destaca três lições importantes deste capítulo:

1. Pensar os pensamentos de Deus é nosso maior objetivo (vs. 3-5).
2. Andar com integridade é a única maneira de viver (vs. 13-17).
3. O mal irá ocorrer, mas não triunfará no final (vs. 16-23).
Ainda que Jó não tinha a visão do todo, suas palavras são carregadas de verdades. Então, aprendamos os três princípios acima e façamos como Jó: Coloquemos Deus como prioridade em tudo em nossa vida! Deixe Deus no controle de tudo, Ele sabe o que é muito melhor pra você! Confie em Seu super poder!
Os que distorcem a teologia devem parar e ouvir a Palavra de Deus dita por um homem de Deus. Jó dispõe a ensinar teologia aos teólogos equivocados (Jó 27:11). Nem todo apologista faz a coisa certa ou diz o que é certo sobre Deus, ainda que já tenha ouvido a verdade bíblica (v. 12). Esta pergunta: “Por que, pois, proferis palavras vãs?” deveria ser dirigida a muitos teólogos e apologistas modernos. Jó, que sofria indescritivelmente, percebia nitidamente que as motivações dos apologistas eram incorretas. Ao questionar, acusar e criticar não se via amor de Deus neles. Havia desprezo e repulsa, mas nada do caráter de Deus. Por isso, Jó preferiu ser firme em suas parcas crenças em Deus. Nos dias atuais é impossível que alguém demonstre amor e compaixão real se, mesmo considerando-se cristão, não possui o amor de Deus no coração. Apenas uma fé teórica, com atitudes frias e indiferença ao próximo não atrai o coração de ninguém. É por isso que o diabo usa apologistas carismáticos, com atitudes que não passam de amor falso visando atrair pessoas a fim de explorá-las. Quem conhece a verdade dirá aos apologistas equivocados: “Jamais admitirei que tendes razão” (v. 5). Jó, cônscio de sua afinidade com Deus, diz: “enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz, não falarão os meus lábios iniquidade, e nem a minha língua pronunciará engano” (vs. 3-4). Você seria capaz de fazer tal declaração? Ela seria sincera e verdadeira?

Curta e compartilhe:
Imagens do Google
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...