sábado, 6 de julho de 2013

Lições de Vida - Jó 10


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 10
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
O anseio do coração humano será satisfeito quando estiver focado em Deus. Jó queria um julgamento justo, ele terá; o mesmo se dará com toda a humanidade, ninguém será julgado injustamente. Jó reconheceu que nada o recomendava a Deus, nem mesmo sua inocência; também devemos crer que em nós mesmos não existe absolutamente nada que nos recomende a Ele, então o bem que recebemos não merecemos. Agora no capítulo 10 vemos que Jó se queixa do modo como estava sendo tratado; vemos neste capítulo a incapacidade de Jó para harmonizar o que lhe acontecia com o que sabia sobre Deus. Considerando-se inocente, não podia compreender o procedimento de Deus. Lembrando que ele não sabia que sua experiência caótica fora causada por Satanás, não por Deus. Por isso, enquanto procurava razões para seu sofrimento cogitou na possibilidade de Deus ter destruído a obra de suas mãos aprovando os desígnios dos maus (vs. 3). Nos versos 4 a 19 as queixas de Jó eram súplicas por compreensão. Ele reafirmou seus sentimentos e pensamentos que preferiria não ter nascido, e pediu a morte. Nos versos 20 a 22 Jó parece solicitar um pouco de conforto antes de morrer. Pergunto: Compreendemos Jó? E, a Deus, compreendemos realmente? Entendemos tudo o que nos acontece? Precisamos aguardar o dia da volta de Jesus em que tudo será revelado.

Reflita: Perguntas e mais perguntas! Questionamentos e argumentação! Filosofia! As perguntas de Jó não denotam desconfiança em Deus. Elas se encontram na Bíblia para revelar que é possível questionar a Deus sem rebelar-se contra Ele; embora é muito fácil rebelar-se contra Deus, se adotarmos a postura de Jó isso nunca nos acontecerá. Jó é a maior prova de que, ainda que alguém reclame amargamente (vs. 1-17) e deseje a morte (vs. 18-22) não está se rebelando contra Deus. Neste capítulo Jó apela pela misericórdia divina com dois fortes argumentos: Primeiro, Deus não é humano para ter experiência da mortalidade e fragilidade da humanidade (vs. 4-7); então, na mente de Jó, Deus deveria ser humano para compreender o que é ser homem. Segundo, Jó observou que é criatura de Deus e perguntou-lhe se Seu único propósito é destruir o que havia criado (vs. 8-22). Fico pensando em como estas perguntas seriam feitas se Jó fosse evolucionista, vejo que é impossível aprofundar a sabedoria sem acreditar em Deus. Porém, voltando às perguntas de Jó, Deus satisfez suas súplicas: ao enviar Jesus, que é o Emanuel, Deus conosco, Deus se fez homem e experimentou na pele o que Jó pediu. Com isso ficou claro que Ele não se satisfaz em destruir, mas Seu objetivo é restaurar o que o pecado destruiu. Deus quer te restaurar, quer reestruturar tua família e tua vida. Ele quer refazer este mundo em que habita a injustiça para que haja apenas justiça. Apenas creia nisso!

Extremamente convidativo à discussão filosófica é o livro de Jó que, com seu brilhantismo artístico cativa a mente de muitos sábios do mundo inteiro. A maior contribuição deste livro é a coragem teológica prática, pela qual Jó levanta duras questões se Deus merece adoração de Suas criaturas. Satanás sugere que não, e Jó está neste conflito cósmico para provar que Deus, sim, merece ser adorado apesar de ...! Em Jó 10 a vítima está confusa, Jó não entende nada do que está acontecendo. Ele faz muitas perguntas (vs. 18-20) sem obter nenhuma resposta, apenas acusação e reprovação dos amigos. Jó fala sobre amargura, sombra profunda e escuridão; ele está em estado depressivo. De que enfermidades Jó não fora acometido? Charles R. Swindoll compartilha uma lição preciosa para nossa vida em pleno século XXI: Quando a miséria abate nosso espírito, palavras filosóficas não nos ajudam: Tudo o que os supostos consoladores de Jó tinham a oferecer eram palavras ocas na forma de elucubrações filosóficas e conceitos teóricos... A filosofia não tem nada para aliviar a dor dos que sofrem. Sem Deus a vida oferece respostas rasas e soluções simplistas enquanto as pessoas lutam por sobreviver. Todos precisam de Jesus, o homem-Deus, que veio ao mundo tomar nosso lugar e morrer na cruz. Ele é o Redentor, o Mediador e o Salvador. Apeguem-se nEle e não em filosofias humanas que de nada valem quando mais precisamos. Hoje é sábado, dia de aumentar a espiritualidade.

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...