quarta-feira, 24 de julho de 2013

Lições de Vida Jó 28


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jó 28
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) #rpsp
O ser humano é capaz de tantas coisas, mas não de encontrar sabedoria. Jó descreve a incrível capacidade humana de cavar a terra, remover montanhas e atravessar rochas em busca de tesouros, mas não tem habilidade alguma de encontrar sabedoria. Leia com atenção Jó 28. Conhecimento não é sabedoria. Informações não é sabedoria. Tecnologia, diplomas e talentos não são sinônimos de sabedoria; se fosse, nos tempos atuais haveria mais sábios no mundo do que no passado. Há muitos ignorantes que se jactam sábios. Há muitos incautos que nem sabem o que é sabedoria e se orgulham de sua insensatez. A tolice entorpece tanto as pessoas que as impedem de olhar para cima e reconhecer que o “temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal o entendimento” (v. 28). Pessoas sem temor a Deus se gabam de seus diplomas, status e recursos; se acham sábios quando, na verdade, nem tem noção alguma do que realmente é sabedoria. Os filósofos, amigos de Jó, com habilidades teológicas, não puderam ofuscar a sabedoria sobrenatural a que Jó teve acesso. Então o capítulo 28 é o poema da sabedoria, ou o hino da sabedoria. Ainda que este capítulo evoque a ideia de que a mente humana é incapaz de perscrutar os caminhos da sabedoria divina, ele encerra apontando que em Deus é possível alcançá-la. Assim, Jó aludiu ter aplicado escrupulosamente as verdades reveladas pela sabedoria. É isso que devemos aprender a fazer para viver sabiamente!


O que é sabedoria? Você precisa de sabedoria para entender o que é sabedoria? Veja Jó 28:28. “Disse ao homem: O temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é o entendimento”. O que significa temer ao Senhor? “É uma reverência amorosa por Deus, por Seu caráter, Suas palavras e Seus atos (Ml 2.5, 6). É um temor que energiza, não que paralisa. Quando tememos ao Senhor, obedecemos aos Seus mandamentos (Ec 12:13), andamos em Seus caminhos (Dt 8:6) e O servimos (Js 24:14). Somos leais e nos dedicamos a Ele de todo coração (2 Cr 19:9). Assim como Jó, quando tememos ao Senhor, apartamo-nos do mal (Pv 3:7, 8)” (W. Wiersbe). Jó afirmou que a sabedoria tem sua fonte em Deus, e Ele a revela aos seres humanos (Jó 28:20-28). Segundo Perdue “A sabedoria foi criada e estabelecida pelo Criador, assim sua essência deve derivar do caráter de Deus”. Desta maneira, Jó declarou que Deus é a única possibilidade de ter uma explicação para a sua condição. Na visão de um ignorante, a sabedoria pode não ser valorizada, mas quem a reconhece, ela é de valor incomparável, inestimável. A sabedoria tem tanto valor que os mais valiosos tesouros da terra não podem ser trocados por ela (vs. 15-19). Você já provou desta sabedoria? Por que não buscá-la diariamente em Deus? Ela te conduzirá à esperança, à felicidade e à salvação!


A pura, verdadeira e divina sabedoria é mais rara e mais valiosa que qualquer raridade ou riqueza qualquer. Tal superioridade sobre as riquezas minerais nos reporta à intrigante pergunta de Jesus em Mateus 16:26: “O que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?”. Não há verdadeira sabedoria em curtir a miserável vida de dor, sofrimento e pesar neste mundo e perder a vida eterna, perfeita, no Céu. D. A. Carson, focado em Jó 28 declara que “O tema deste poema majestoso é que a sabedoria é inacessível aos seres humanos”. Tal sabedoria está com Deus e quem se aprofunda num relacionamento com Ele é capaz de absorvê-la. Veja verdades do poema:
1. A engenhosidade humana, por mais interessante e complexa que seja, usando todo o empreendimento de suas faculdades a sabedoria não pode ser encontrada (v. 12).
2. A sabedoria não se acha no espaço sideral, nem nas profundezas da Terra, nem no abismo e nem no mar; ela não está na terra dos viventes (vs. 13-14).
3. A sabedoria não pode ser adquirida por preço; ela não pode ser pesada ou comprada com o melhor e mais puro ouro (vs. 15-16).
4. O ser humano não valoriza a verdadeira sabedoria, prefere a loucura; a sabedoria e o entendimento estão bem além do alcance de todo vivente (vs. 13, 21).
Sabedoria traz vida e libertação. Você quer ser sábio? Aliás, todos carecemos de sabedoria; mas, precisamos reconhecer a necessidade, depois ir à fonte certa (Tiago 1:5). Vamos buscar a Deus?
Curta e compartilhe:
Imagens do Google 
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...