domingo, 27 de novembro de 2022

Costumes Mudam, Princípios Não

  MEDITAÇÃO A SÓS COM JESUS

27 de novembro

      Costumes Mudam, Princípios Não

    A seguir Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje, e sem sandálias, faltou-vos porventura alguma coisa? Nada, disseram eles. Então lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma. Lucas 22:35 e 36.

   Pode parecer exagero, mas ainda existe gente pensando que as mulheres não podem pregar porque Paulo disse que “as mulheres permaneçam em silêncio”. (1 Timóteo 2:12). Por que Paulo disse isso? Aquela ordem é válida para nossos dias?

   O verso de hoje apresenta uma aparente contradição de Jesus, que esclarece o assunto. Primeiro dá uma ordem e poucos meses depois a modifica. Quando é que Ele esteve certo, na primeira ou na segunda ordem?

   Quando Jesus enviou os setenta, as condições na terra da Galiléia eram tranquilas. O povo estava disposto a abrir suas casas e hospedar os mensageiros do evangelho. Nada lhes faltou e ao retornar eles deram entusiasmados um relatório positivo. “Até os demônios se nos submetem em Teu nome.” Mas os meses se passaram. O verso de hoje nos translada ao dia da última ceia. Em breve Cristo não estaria mais com eles, e os discípulos teriam que partir com as novas do evangelho para os quatro cantos de um mundo hostil. Por isso Jesus lhes disse: “Quando vos mandei sem bolsa, sem alforje e sem sandálias, faltou-vos porventura alguma coisa? Nada, disseram eles. Então lhes disse: Agora, porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alforje, e o que não tem espada, venda sua capa e compre uma.”

   Quando Jesus aconselhou a Seus discípulos, na primeira ocasião, que não fizessem nenhuma provisão para sair no cumprimento da missão, as condições e a cultura do povo galileu, entre os quais a missão seria cumprida, eram peculiares. Mas quando Jesus, meses depois, lhes ordenou que fizessem provisão, as circunstâncias eram diferentes e a cultura dos povos nos quais a missão seria cumprida, também era distinta da cultura galiléia. Jesus mudou a ordem porque ela não envolvia nenhum princípio.

   Quando Paulo disse que as mulheres não deviam falar em público, as circunstâncias e a cultura eram diferentes e no fato de uma mulher pregar não há nenhum princípio eterno implicado. Mas quando Paulo disse que os maridos devem amar a suas mulheres como a seus próprios corpos, está falando de um Princípio eterno que terá que sobreviver a qualquer cultura e a qualquer tempo.

   O ser humano correrá o perigo de cair em discussões mesquinhas, quando, por não ter uma vida de comunhão diária com Jesus, começar a fundamentar sua fé em pequenos assuntos bíblicos que não têm nada que ver com à eternidade do Evangelho.

   Que Deus nos ajude a fazer deste dia, mais um dia de companheirismo com a fonte de nosso poder, de nossa segurança e de nossa salvação: JESUS.
     
MINISTÉRIO  BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...