MEDITAÇÃO A SOS COM JESUS
23 de novembro
Chateado Pela Salvação?
E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, tardio em irar-Se e grande em benignidade, e que Te arrependes do mal. Jonas 4:2.
O ser humano nunca poderá entender a imensidão do amor de Deus. Jonas tinha fugido para Társis, quando Deus lhe confiara a missão de ir a Nínive e avisar aqueles homens de que seriam destruídos num determinado prazo, se pão se arrependessem.
A missão do profeta ou do líder religioso não pode ser nunca a de apresentar simplesmente a mensagem de condenação, mas a esperança e o caminho da restauração. Jonas era um homem que tinha crescido com o conceito de retribuição bem arraigado em sua mente. Quem peca, sofre as consequências de seu pecado. “Olho por olho, dente por dente.” A vida de Jonas era uma vida destituída de graça. Não existia lugar para a misericórdia nem para o perdão em seu ministério.
Depois de sua fuga fracassada, Jonas vai finalmente a Nínive e prega. E um sermão fora dos padrões comuns. Ele não está preocupado com os resultados de sua pregação na vida de seus ouvintes; ele somente cumpre seu trabalho e pronto. Não apela aos corações, não clama pelo povo entre o pórtico e o altar, não insiste, não ora a Deus para que o Espírito Santo toque os corações. Ele só está preocupado em que aquele bando de idólatras seja destruído.
Mas você conhece a história. Deus vê o arrependimento do povo e lhe perdoa, e agora Jonas fica zangado com Deus. “Por isso é que me apressei a fugir para Társis”, reclama, “pois eu sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que Te arrependes do mal.”
Que tragédia! O homem colocado por Deus para salvar almas, está mais Preocupado com seu prestígio de profeta do que com a salvação das pessoas. “O que dirão agora? Que sou um profeta falso? Eu sabia que a profecia da destruição não ia se cumprir, porque eu Te conheço e sabia que Tu lhes perdoarias. E agora? Como fica a minha reputação?”
Mas graças a Deus porque Ele é longânimo. Nada há no mundo que possa impedir a nossa salvação, a não ser nós mesmos. O homem pode ter ido longe de Deus, pode ter caído fundo no pecado, mas se dali clama arrependido, o Senhor está pronto a ouvir, perdoar e restaurar.
Embora para nós, alguns homens só mereçam a morte, embora em nossa Opinião haja gente que não tem mais remédio, embora em nosso conceito humano de justiça, algumas pessoas não tenham mais o direito de ser aceitas por Deus, o Senhor as alcançará porque Jesus não morreu só por você e por mim, nas “sendo nós ainda inimigos”, diz São Paulo. É pelos seus inimigos, arrependidos, que Jesus morreu, e não será nosso conceito humano de justiça que determinará a salvação ou a perdição de alguém.
Louvado seja Deus por isso!
MINISTÉRIO BULLÓN
MEDITAÇÃO DIÁRIA
https://youtu.be/YnJr0WNZZOo
Nenhum comentário:
Postar um comentário