domingo, 26 de julho de 2015

Gênesis 9

Reavivados por Sua Palavra
 Leitura Bíblica  - Gênesis 9


Deus faz uma aliança com seu servo Noé e seus filhos. Observe a atitude de Deus em continuar insistindo em relacionar-se com o ser humano e de manter com ele um acordo, pacto ou aliança. O Criador expressa Seu desejo e dá orientações para que Seus filhos caminhem com segurança. A bênção e a maldição continuam sendo uma realidade diante de todos nós, mas a escolha, o caminho a seguir, continua em nossas mãos. Deus faz questão de deixar de forma visível por meio do arco-íris o Seu sinal para destacar Sua presença, Sua aliança e Seu amor pelo ser humano, ou seja, por mim e por você./Pr.Manassés Queiroz/

COMENTÁRIOS DO LIVRO DE GÊNESIS - Pastor Jobson Santos
O que aprendi com Gênesis 9:
Nesse capítulo vejo diversas providências de um Deus amoroso.

Após o assustador acontecimento do dilúvio seria natural para Noé e seus descendentes ficarem atemorizados diante do aparecimento de nuvens no céu. Compreendendo essa realidade Deus oferece a eles uma promessa, na forma de uma aliança, de que nunca mais traria ao mundo um dilúvio universal.

E para tornar ainda mais vivida essa promessa Deus apontou para o arco-íris como um lembrete dessa solene aliança. “Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra” (Gn 9:16).

Nosso bondoso Deus sabe que nossa mente é muito sensível ao significado que damos aos eventos pelos quais passamos. Ele não queria que se desenvolvesse um temor generalizado para com as alterações climáticas, como a chuva, por exemplo. O arco-íris passou a ser então um auxílio visual para acalmar a humanidade, para tornar positiva uma experiência que normalmente seria assustadora.

Cada vez que algúm medo descontrolado se levantar em sua vida, lembre-se do arco-íris e do Deus cuidadoso. Sinta que Ele está interessado em dar novo significado a experiências desagradáveis pelas quais você já passou. Lembre-se de que Ele está ao seu lado e pode lhe dar um novo começo, como aconteceu com a humanidade após o dilúvio.

Nesse capítulo Deus pronuncia uma bênção sobre os homens e os animais, a benção da fertilidade. A vida é sagrada e assim deve ser considerada por todos os povos e culturas. Quem tirar a vida do próximo, perderá o direito a vida. Alguns entendem aqui uma autorização, dada por Deus, para que cada sociedade encontre meios de punir os que tiram a vida do próximo.


Você já parou para pensar no incrível privilégio que temos da paternidade e da maternidade? Gerar filhos, dar um bom exemplo a eles, e povoar a terra com pessoas de bem é um grande privilégio e uma sagrada responsabilidade. Dar a vida não é apenas gerar, mas principalmente educar. / Pr. Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...