sábado, 25 de agosto de 2012

Números 14

Reavivados por Sua Palavra- 
Leitura Diária- Números 14
Leia ou ouça o capítulo 14 de Números  clicando em:http://www.bibliaonline.com.br/acf/nm/14
Comentários sobre Números 14

Texto do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/num/14/ e http://reavivadopelapalavra.blogspot.com.br/):


O povo de Israel acreditou nos dez espiões e, por sua incredulidade, se colocaram sob o controle de Satanás. A congregação inteira se revoltou e um motim se seguiu. Eles pareciam privados de razão, e acusaram não só Moisés, mas o próprio Deus de falhar em lhes prometer uma terra que não poderiam possuir.

 Quando Josué e Calebe tentaram argumentar com eles, o clamor se transformou em tentativa de apedrejamento. Somente a glória da presença de Deus os interrompeu.

Moisés intercedeu e Deus prometeu poupar o povo da destruição imediata, mas sua punição seria passar 40 anos no deserto assim como os espiões viajaram por 40 dias pelo país.

Esta não foi uma punição exagerada e arbitrária. Por causa da incredulidade e covardia do povo, Deus não poderia manifestar Seu poder para subjugar os inimigos de Israel. Portanto, em Sua misericórdia, lhes ordenou, como o único caminho seguro, voltar em direção ao Mar Vermelho.

Os dez espiões, feridos por uma praga, morreram diante do povo, e neles todos viram sua condenação. Neste momento sua ira se transformou em tristeza, não por causa da sua ingratidão e desobediência, mas pelas conseqüências terríveis.

Sua tristeza não era arrependimento e não podia reverter a sentença. Quando Deus ordenou que voltassem ao deserto, Ele testou sua aparente submissão, que provou não ser verdadeira. Eles se recusaram a voltar para trás.

Moisés, Josué e Calebe também sentiram amarga decepção, porém aceitaram sem murmuração a decisão de Deus. Mas àqueles que tão facilmente se queixaram agora Deus  deu um real motivo para reclamar.
Então,aquilo que eles se recusaram a fazer quando Deus exigiu, agora eles se propuseram a fazer  para merecer o favor de Deus: "Pecamos contra o Senhor. Nós subiremos e lutaremos, conforme tudo o que o Senhor, o nosso Deus, nos ordenou" (Dt 1:41, NVI) Deus nunca lhes havia ordenado a lutar. Não era Seu propósito que eles ganhassem a terra pela guerra, como evidenciado 40 anos depois na tomada de Jericó.

Subiram sem Moisés e sem a arca, e foram derrotados. Forçados à submissão, eles "choraram perante o Senhor, mas ele não ouviu o seu clamor"  (Dt. 1:45, NVI). 

Os inimigos de Israel que haviam aguardado trêmulos por sua aproximação, agora se encheram de confiança para resisti-los. Todos os relatórios maravilhosos que tinham ouvido do que Deus tinha feito por Israel agora consideraram falsos. Nada restava para Israel a não ser voltar ao deserto, sabendo que este seria o túmulo de toda aquela geração.

Nancy Costa
It Is Written Television


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...