quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Levítico 24


Reavivados por Sua Palavra-  
 
Leitura Diária- Levítico 24
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/24

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 24
Deus deseja que reconheçamos a santidade existente em Seu santuário, em Seu nome e na vida humana.

Arão e seus filhos eram responsáveis por manter acessas as lâmpadas do santuário, do por-do-sol ao amanhecer.

Disse o Senhor a Moisés: “Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de oliva batida para as lâmpadas, para que fiquem sempre acesas” (Lv 24:1-2). O azeite é símbolo do Espírito Santo. Necessitamos dEle para poder brilhar.

Os sacerdotes também deveriam colocar a cada sábado doze pães perante o Senhor, sobre a mesa de ouro existente no lugar santo (v. 5-9). O pão é símbolo da Palavra de Deus, a qual nos alimenta espiritualmente. Jesus é o pão da vida.

O filho de uma mãe Israelita e um pai Egípcio blasfemou o nome de Deus com uma maldição. Moisés perguntou a Deus o que deveria fazer com o rapaz e a resposta foi: “quem blasfemar o nome do Senhor terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro, seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto” (Lv 24:16).

A pessoa tinha a oportunidade de ir embora da comunidade e assim ficaria desobrigada de respeitar o nome do Senhor. Mas fazendo parte da comunidade de Israel deveria respeitar o nome mais solene existente entre eles: o  nome de Deus.

“Depois que Moisés falou aos israelitas, levaram o que blasfemou para fora do acampamento e o apedrejaram. Os israelitas fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés” (v. 23). À primeira vista esta lei parece muito severa. No entanto ela nos revela que uma comunidade precisa ter limites claros.

“Se alguém ferir seu próximo, deixando-o defeituoso, assim como fez lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Assim como feriu o outro, deixando-o defeituoso, assim também será ferido.” (vv. 19-20).

Essa lei contribuía para maior cuidado com a vida do próximo. Ajudava as pessoas a pensarem duas vezes antes de se envolverem em brigas violentas. Incentivava o domínio próprio e a prudência em todas as coisas.

A pessoa que busca a Deus e se submete a direção do Espírito Santo respeitará o Seu nome e terá um enorme cuidado para com a vida humana.
/Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...