segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Levítico 22


Reavivados por Sua Palavra- 
  
Leitura Diária- Levítico 22
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/22
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 22

Diariamente os sacerdotes recebiam as ofertas que os Israelitas traziam para serem oferecidas no altar de sacrifício. Deus pediu a eles redobrada atenção no desempenho dos seus deveres, pois isto resultaria na correta compreensão do Seu caráter por parte do povo.

Disse o Senhor a Moisés: “Diga a Arão e a seus filhos que tratem com respeito as ofertas sagradas que os israelitas me consagrarem, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o Senhor” (Lv 22:1-2).

Parte das ofertas de animais podiam ser comidas pelos sacerdotes e seus familiares. Mas um sacerdote cerimonialmente impuro (v. 3) não podia comer das ofertas sagradas.

“Somente o sacerdote e a sua família poderão comer da oferta sagrada; não poderá comê-la o seu hóspede, nem o trabalhador contratado para trabalhar como diarista. Mas, se um sacerdote comprar um escravo, ou se um escravo nascer em sua casa, esse escravo poderá comer do seu alimento” (Lv 22:10-11, NIV). Observamos que os escravos deviam ser tratados com consideração.

Em casos de quebra desta orientação havia provisão para o perdão. “Se alguém, inadvertidamente, comer uma oferta sagrada, fará restituição da oferta ao sacerdote e lhe acrescentará um quinto do seu valor”.

Outro cuidado que devia por parte de ofertantes e sacerdotes era quanto a qualidade dos animais oferecidos ao Senhor. “Não tragam nenhum animal defeituoso, porque não será aceito em favor de vocês” (Lv 22:20).  Animais cegos, aleijados, mutilados e com outras deformidades não eram aceitos para que o nome do Senhor fosse honrado.

“Obedeçam aos meus mandamentos e coloquem-nos em prática. Eu sou o Senhor . Não profanem o meu santo nome. Eu serei reconhecido como santo pelos israelitas. Eu sou o Senhor , eu os santifico, eu os tirei do Egito para ser o Deus de vocês. Eu sou o Senhor” (Lv 22:31-33).

As ordens de Deus a Israel foram dadas no contexto de Seu amorável cuidado por eles. Ele os havia libertado da escravidão. Ele os estava tornando santos mediante o Seu Espírito.
Deus é bom. Ele merece o melhor de nossas afeições, pois é um Deus salvador e santificador. Pelo fiel desempenho do seu ministério os sacerdotes ajudavam o povo a  se aproximar do Senhor com o devido respeito e gratidão.Jobson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...