sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Levítico 19


Reavivados por Sua Palavra- 
  
Leitura Diária- Levítico 19
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em:
Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 19

No livro de Levítico encontramos repetidas vezes o convite para sermos santos (Lv 11:44, 45; 19:2; 20:7, 8, 26; 21:6, 8, 15, 23; 22:9, 16, 32). “Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (Lv 19:2).

Mas, o que é ser santo? É fazer o que Deus aprova e não fazer o que ele proibe, fruto de um relacionamento de confiança nEle.

O mandamento do Sábado é colocado ao lado do mandamento de honrar os pais. “Respeite cada um de vocês a sua mãe e o seu pai, e guarde os meus sábados. Eu sou o Senhor , o Deus de vocês” (v. 3).  Se considerarmos a Deus como nosso pai respeitaremos os seus sábados.

Parte das colheitas deviam ser deixadas para os pobres e estrangeiros (Lv. 19:9-10). Aquele que tem uma melhor condição financeira tem a responsabilidade de prover oportunidades de trabalho e condicões mínimas de sobrevivência aos menos favorecidos.

Algumas leis de Deus são auto-evidentes. “Não furtem. Não mintam. Não enganem uns aos outros” (v. 11). Outras, não são tão facilmente compreendidas em suas razões e propósitos. “Não cruzem diferentes espécies de animais. Não plantem duas espécies de sementes na sua lavoura. Não usem roupas feitas com dois tipos de tecido” (v. 19). Talvez apenas extensos estudos científicos esclareçam a sabedoria por trás delas.

A justiça deve ser imparcial. “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça” (v. 15).

As leis propostas por Deus são altamente espirituais. Nos relacionamentos interpessoais o padrão é o amor. “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor” (v. 18). 

Deus recomenda ainda que não fiquemos escolhendo quais mandamentos obedecer e quais desconsiderar. “Obedeçam a todos os meus decretos e a todas as minhas leis e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor” (v. 37).

Se queremos viver uma vida de santidade não podemos categorizar pecados como mais ou menos graves. Quem somos nós para dizer que algumas dessas leis não sejam pecados sérios aos olhos de Deus?

Nossa segurança não está em encontrar explicações ou razões para as ordens de Deus. Nossa segurança está em obedecer. Afinal de contas, santidade é obedecer ao que Deus pede! /Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...