sábado, 11 de agosto de 2012

Levítico 27

Reavivados por Sua Palavra- 
 
Leitura Diária- Levítico 27
Leia ou ouça o capítulo  de  Êxodo clicando em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/lv/27

Comentários do Pastor Jobson Santos- Levítico 27

Dedicar algo ao Senhor era uma prática muito valorizada nos tempos do povo de Israel. Era possível dedicar a Deus pessoas, animais, casas e terras.

Para dedicar uma pessoa ao Senhor bastava entregar o seu valor correspondente em dinheiro ao sacerdote. A partir daquele momento a pessoa consagrada tornava-se santa ao Senhor.

“Se alguém fizer um voto especial, dedicando pessoas ao Senhor , faça-o conforme o devido valor” (Lv. 27:2). O valor financeiro de uma pessoa era determinado pelo mercado de escravos. O valor de um homem era maior do que o de uma mulher. E o valor de um homem dos vinte aos sessenta anos, período de maior vigor físico, era maior do que o valor de um idoso ou de uma criança.

Para dedicar um animal ou uma propriedade ao Senhor estes deveriam ser entregues aos sacerdotes. Se por alguma razão, a pessoa mudasse de idéia e desejasse reaver a casa ou o animal devia acrescentar um quinto ao seu valor original, entregar aos sacerdotes, e assim estes voltariam a pertencer ao dono original.

“Se um homem consagrar a sua casa ao Senhor, o sacerdote avaliará a casa por suas qualidades. A avaliação do sacerdote determinará o valor da casa. Se o homem que consagrar a sua casa quiser resgatá-la, terá que acrescentar um quinto ao seu valor, e a casa voltará a ser sua” (Lv 27:14-15).

Os animais primogênitos e os dízimos não podiam ser consagrados, pois já pertenciam ao Senhor. “Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor” (Lv 27:30-31).

O adorador costumava levar o “dízimo” em espécie, isto é, entregava o próprio produto da terra. Se porventura desejasse manter os frutos ou grãos consigo, deveria entregar o valor equivalente em dinheiro acrescido de um quinto do seu valor original.

Quem recebia os dízimos eram os Levitas. Deus destinou estes recursos a eles pelos serviços que realizavam no santuário. “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação” (Números 18:21).

As promessas que fazemos a Deus são solenes e devem ser honradas. Quando dedicamos algo ao Senhor nosso amor por Ele torna-se mais forte./Jobson Santos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...