sexta-feira, 30 de junho de 2023

A beleza de Deus em nós

 Bom dia

30 de junho
Gálatas 5:24-26

A beleza de Deus em nós

Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos da sua natureza humana. Gálatas 5 24

Nossa natureza, deixada à própria vontade, fará a oposição à presença de Deus em nós . Ou no sujeitamos a Deus, ou não. Ou pertencemos a Cristo e crucificamos nossas desejos e paixões, ou não.

Para que outras pessoas vejam a beleza de Deus em nós, precisamos nos separar de tudo que não pertence a Deus. Fomos libertas do pecado e, portanto, podemos escolher nos separar de toda maldade, da sedução profana do mundo, das armadilhas e dos planos do inimigo, e toda tentação, das falhas do passado, do orgulho e de tudo que nos afasta de Deus. Podemos escolher nossa maneira de viver.

A primeira coisa que o Espírito Santo faz, depois de levar você  ao Senhor, é afastá-la de todo pecado. Isso significa que o Espírito Santo chamará a sua atenção para toda a situação na qual você não tem vivido conforme os propósitos divinos. Ele a convencerá acerca de qualquer pessoa, palavra ou ação que a impeça de viver conforme a vontade de Deus. Não temos mais apreço pelo pecado, pois sentimos a tristeza do Espírito quando pecamos. Ele nos dá poder para nos afastarmos do pecado e nos livrarmos de hábitos destrutivos dos quais seria impossível nos libertarmos por conta própria.

🛐 Senhor, purifica-me dos pecados que ainda atraem minha natureza humana afasta-me de todo mal para que eu viva de modo agradável a ti e para que outros vejam sua beleza em mim. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 30 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 55 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 55
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 55 – Este Salmo não é tão organizado como os demais. Há “nele certa confusão de partes, sem uma apresentação clara e ordenada”, diz Russell Champlin. A Bíblia de Jerusalém afirma que “o texto está em mau estado”.

A sequência estrutural do Salmo é considerada “compreensível, mas não é linear nem regular. Tem algo de vai-vém, de entrar e sair ou de recolher-se e assomar, de expansão e concentração, de retorno sobre um motivo”. Isso porque, “em torno, agitação e desordem social, por dentro, agitação e medo; fora e próximo o amigo traidor, dentro o retorcer-se de terror. Todo o material foi fundido no cadinho da experiência pessoal, com consciência lúcida, controlando sem asfixiar. Embora deixe inflamar-se o sentimento, mantém distância poética para não prorromper em gritos, para transformar sua experiência em palavras poéticas. Tudo é pessoal e intenso” (Luís Alonso Schökel).

Schökel continua explicando a desordem do Salmo: “A situação política e social é o ponto de partida que [leva o salmista] a se refugiar em seu íntimo, onde vem a tropeçar com desordem mais encarniçada: a perturbação social corresponde a perturbação psicológica. Refugia-se em seu interior para sentir e se observar sentindo, quando em meio à concentração irrompem ‘gritos’, e tem que abrir os olhos para ver. Transmite-nos o sonho de sua fantasia, que transfigura o deserto hostil em morada propícia, uma vez que a cidade não mais é acolhedora. Busca a planura aberta, porque os muros da cidade aprisionam em vez de proteger. Resulta que fuga para fora é, com efeito, fuga para dentro da fantasia”.

Enfim, “o poema tem frequentes repetições e contém queixa, anseio, rogos, indignação, confiança e esperança. Este Salmo é o clamor da alma de alguém que deseja encontrar alívio da tristeza e se refugiar na solidão... Toda pessoa deseja fugir para um lugar onde possa estar a salvo de todas as preocupações. Mas, nesta Terra, carregamos os problemas a menos que sejam entregues a Jesus. Não se deve esquecer de que há um lugar onde os problemas não podem entrar, esse lugar é o Céu”, aplica o Comentário Bíblico Adventista.

Portanto, caso tua mente esteja confusa, e... teu coração, atribulado...

• ...Desabafe com Deus (Salmo 55:12-14).
• ...Chore perante Deus (Salmo 55:16-17).
• ...Renove tua esperança (Salmo 55:22-23).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Onde está seu tesouro?

 Bom dia

29 de junho
Mateus 6:19-21

Onde está seu tesouro?

Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração. Mateus 6:21


Jesus não diz que não devemos ter bens materiais neste mundo ou que não devemos apreciar o que possuímos. Antes, diz que não devemos ser motivadas pelo egoísmo nem ser materialistas a respeito desses bens. Nosso tesouro não deve estar nas posses materiais, para que não nos apeguemos àquilo que perece. Deve estar na riqueza eterna que teremos no céu. Nosso coração não deve apegar-se aos bens materiais, mas Àquele que é a fonte de tudo que possuímos. Precisamos reconhecer Deus como o maior tesouro em nosso coração.

Embora a riqueza adquirida com honestidade seja mencionada na Bíblia como bênção de Deus, o modo como lidamos com ela mostra o que realmente se passa em nosso coração. Quando amamos a Deus, nosso coração serve a ele, e não ao dinheiro. Isso não quer dizer que não devemos possuir nenhum bem material. Quer dizer que não devemos nos sentir seguras com base naquilo que temos. Devemos buscar nossa segurança no Senhor.

A pergunta importante: Onde está seu maior tesouro?

A resposta: Onde seu coração estiver.

Peça a Deus que lhe mostre onde está seu coração. Quanto maior for sua intimidade com Deus, mais seu coração estará com ele. E a prova de seu grande amor por ele será o fato de ele ser seu maior tesouro.

🛐 Senhor, revela-me onde está meu coração e ajuda-me a entender que tu és meu verdadeiro tesouro, meu bem mais precioso e minha verdadeira fonte de segurança. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 29 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 54 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 54
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 54 – Quem teme ao juízo divino precisa rever seus conceitos e atitudes; pois, biblicamente, o Supremo Tribunal Celestial visa favorecer aos que servem a Deus (Daniel 7:22).

O Tribunal Celestial além de positivo aos servos do Altíssimo é essencial frente aos ataques injustos de pessoas e instituições opressoras.

Há quatro motivações mencionadas no Salmo 54, relacionadas aos substantivos precedidos pela preposição “por”, que contêm, de certa forma, implicações judiciais; destacando o papel de Deus como Soberano Juiz justo e a confiança do salmista em Sua capacidade de trazer justiça e salvação:

• Por Teu nome, salva-me (Salmo 54:1) – Esta motivação refere-se à invocação do nome de Deus como Juiz Supremo. O salmista apela a Deus pelo Seu nome – ou seja, pelo Seu caráter –, que intervenha para salvá-lo. “Homens violentos e mentirosos tinham arquitetado um caso contra um homem inocente e buscavam tirar-lhe a vida por meio da punição capital pronunciada pelo tribunal. Pelo menos, essa é uma conjectura sobre o que este Salmo está falando. Aqueles homens não temiam a Deus: Ele não fazia parte da visão deles, nem estava ‘perante eles’, de modo que lhes influenciasse. O pobre homem tinha gravíssimas acusações assacadas contra sua pessoa” diz Russell Champlin. Há situações complexas que requerem intervenção com autoridade e competência judicial superior a qualquer tribunal humano, para tornar possível nossa libertação.

• Por Teu poder, faze-me justiça (Salmo 54:1) – Esta motivação é baseada no poder de Deus como Juiz Soberano, em que o salmista expressa confiança no caso em que se encontra. O poder ou a força de Deus representa Sua autoridade e competência para exercer julgamento e fazer valer a justiça. O salmista reconhece a necessidade de um poder além do poder dos injustos tribunais humanos para defender o inocente diante dos grandes inimigos da justiça.

• Por Tua fidelidade, extermina-os (Salmo 54:5) – Esta motivação leva o salmista a confiar na integridade e lealdade de Deus em relação aos princípios da justiça e àqueles que são injustiçados.

• Por minha vontade, oferecerei sacrifícios (Salmo 54:6) – Esta motivação é a resposta do salmista diante das motivações anteriores, a qual é uma expressão de devoção e reconhecimento da bondade e da fidelidade do Juiz Celestial.

O juízo divino é motivo para injustiçados sofredores reavivar-se! Confiaremos em Deus? – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Apaixonada por Deus

 Bom dia

28 de junho
Deuteronômio 11:18-22

Apaixonada por Deus

Amem o Senhor, seu Deus, andando em seu caminho e apegando-se firmemente a ele Deuteronômio 11:21

A fim de amar a Deus com todo o nosso ser, precisamos ter profundo entendimento e conhecimento a respeito de quem ele é e do que ele pensa de nós. No entanto, além do conhecimento intelectual e do entendimento espiritual, precisamos desenvolver forte afeto por ele. Precisamos nos apaixonar.

Quando nos apaixonamos, o objeto de nosso amor ocupa todos os nossos pensamentos a ponto de ser difícil nos concentrarmos em outra coisa. Queremos estar sempre com ele e, quando não estamos próximos não vemos a hora de reencontrá-lo. Emocionamo-nos com tudo que é relacionado a ele. Queremos saber tudo a seu respeito; por isso, estamos quase sempre olhando carinhosamente para ele à procura de pistas sobre quem ele é. Queremos abraçá-lo com força e nunca mais permitir que se afaste de nós. E todas as vezes que o abraçamos, sentimos ânimo, satisfação, alegria e vida renovados fluindo dentro de nosso ser. Nossa ligação com ele passa a ser extremamente profunda, como nunca imaginamos, e nosso coração encontra um lar.

É glorioso sentir este tipo de amor profundo e delicado. E é assim que Deus deseja que o amemos. O tempo todo!

Querido Deus, com teu auxílio, quero desenvolver amor cada vez mais profundo por ti, o maior que qualquer outro afeto em meu coração. Quero me apegar a ti e refletir para outros tua natureza bondosa e amável.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 28 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 53 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 53
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 53 – Este Salmo é um eco do Salmo 14. Eles são semelhantes, não iguais. Utilizando a Nova Versão Internacional (NVI) vamos observar as diferenças entre eles:

• O Salmo 14 contém 4 versículos, o Salmo 53 tem 6.
• Enquanto o Salmo 14:1 alega que os tolos “cometeram atos detestáveis”, no Salmo 53:1 declara que eles “cometeram injustiças detestáveis”.
• No Salmo 14:2 diz que “O SENHOR olha dos Céus”; no Salmo 53:2 diz “Deus olha dos Céus”. O mesmo se dá no verso 4, no Salmo 14 usa “não clamam pelo SENHOR!” enquanto no Salmo 53, “não clamam a Deus!”. E também no último verso de ambos os Salmos: Um diz “Quando o SENHOR restaurar o Seu povo...” o outro diz “Quando Deus restaurar o seu povo...”.
• No Salmo 14:3, quando informa que “não há ninguém que faça o bem”, a ênfase na sequência diz: “não há nem um sequer”; já no Salmo 53:3 a ênfase foi resumida: “nem um sequer”.
• No Salmo 14:4 a pergunta é enfática “será que nenhum dos malfeitores aprende?”, do que no Salmo 53:4 que é genérica “será que os malfeitores não aprendem?”
• A frase que explica o pavor dos malfeitores “pois Deus está presente no meio dos justos” (Salmo 14:5), foi substituída por “quando não existe motivo algum para temer!” (Salmo 53:5).
• A premissa do Salmo 14:6 “vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor” não consta no Salmo 53. Porém, o Salmo 53:5 – “pois foi Deus quem espalhou os ossos dos que atacaram você; você os humilhou porque Deus os rejeitou” – não consta no Salmo 14.

Idênticos mas não exatamente revela que as Escrituras inspiradas podem sofrer pequenas alterações para atingir propósitos diferentes ou adaptá-las a um público alvo específico, mantendo a mesma mensagem. No título do Salmo 53 consta: “de acordo com mahalath”, provavelmente uma melodia mais solene para o culto.

Talvez seja para ensinar estas e outras lições que os dois Salmos foram preservados.

A mensagem do Salmo 53 mostra que tanto ateus quanto justos precisam de Deus. Os ateus são tão importantes quantos os justos. Por isso, o alvo dos justos deve ser alcançar os ateus para Deus, conscientizando-os dessa necessidade universal.

Deus quer salvar a todos! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

terça-feira, 27 de junho de 2023

Não entristeça o Espírito

 Bom dia

27 de junho
Efésios 4:30-32

Não entristeça o Espírito

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade. Efésios 4:30

Nós, que temos o Espírito Santo, deveríamos ser diferentes daqueles que não o têm. Se as pessoas não conseguem perceber uma diferença positiva em nossa vida, então não estamos sendo guiadas pelo Espírito em tudo o que fazemos.

Quando você recebeu Jesus, ele lhe deu o Espírito Santo como o selo que confirma e garante esse vínculo entre você e Deus que, da parte dele, é inquebrável. O espírito de Deus está comprometido a viver em você para sempre. Existe algo mais incrível?

No entanto, o Espírito só se manifesta em sua vida quando você lhe dá espaço. Então, porque suprimi-lo intencionalmente se ele pode revelar o amor, a paz e a alegria de Deus e atrair as pessoas para ele?

Entristecemos o Espírito quando pensamos, dizemos ou fazemos coisas que não são santas como ele é santo. Quando cometemos pecado em nossas ações, palavras ou pensamentos, como quando não perdoamos uns aos outros, o Espírito Santo se entristece, assim como você ficaria magoada se um de seus filhos se recusasse a perdoar outro de seus filhos. Até que a coisa certa fosse feita.

Mas, se somos guiadas pelo Espírito em todas as coisas, jamais o entristeceremos.

🛐 Espírito Santo, guia-me ao longo deste dia para que eu não venha te entristecer nem te impedir de manifestar o amor de Deus por meio de minha vida. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 27 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 52 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 52
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 52 – Como uma chama inextinguível, a mensagem deste Salmo inspirado retrata a confiança radiante de Davi na fidelidade de seu poderoso e atuante Deus, mesmo diante das nebulosas ações malignas e tenebrosas atitudes traiçoeiras dos perversos, personificadas por Doegue.

Davi, com coragem flamejante, reconhece que, embora as pessoas maldosas possam brandir suas armas e semear opressão, Deus permanece como um farol inabalável de intocável fidelidade. Sua segurança irrompe como um sol radiante, banhando o coração dos justos com calor e esperança. Por isso, comentando o Salmo 52, John Baigent concluiu que:

• “Nada do que o tirano faz pode abalar a fidelidade de Deus para com Seu povo”.

O Salmo também apresenta que, enquanto as pessoas intolerantes e arrogantes se apoiam nas sombras fugazes de sua própria força, riqueza e poder, a segurança dos justos é uma fortaleza intransponível, construída sobre alicerces da confiança em Deus e submissão aos Seus divinos mandamentos.

Davi reconhece que, apesar das ameaças que assombram e das perseguições que se levantam, aqueles que temem a Deus são envolvidos por um manto de segurança celestial. Por isso, Baigent ao encontrar nas palavras cintilantes de Davi uma mensagem fulgurante, cunha a seguinte aplicação:

• “A segurança dos tementes a Deus está em contraste com a insegurança dos ímpios”.

Conforme o título do Salmo 52, seu contexto envolve Doegue, um edomita a serviço do déspota rei Saul, registrado em 1 Samuel 21 e 22. Nesta ocasião, Davi fugia de Saul, que estava enciumado e com medo extremado do sucesso e popularidade do caçula de Jessé. Indo rumo à cidade de Nobe, Davi refugiou-se na residência do sacerdote Aimaleque, o qual lhe deu os pães consagrados aos sacerdotes e a espada de Golias.

Doegue observou e delatou tudo a Saul. Furioso e desconfiado de uma possível conspiração entre Aimaleque e Davi, Saul ordenou o massacre de Aimaleque e 85 sacerdotes. Como os soldados relutaram assassinar sacerdotes, Doegue executou o massacre, e destruiu a cidade deles. Abalado pela trágica desgraça realizada contra pessoas inocentes, Davi expressa indignação... mas não mergulha nela; ao contrário, eleva-se declarando sua confiança em buscar refúgio em Deus e em louvá-lO pela amorosa fidelidade.

Em meio às traições e violências podemos confiar que Deus fará justiça e preservará os justos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Este é o momento certo

 Bom dia

26 de junho
2 Coríntios 4:14-18

Este é o momento certo

Pois estas aflições pequenas e momentâneas que agora enfrentamos produzem para nós uma glória que pesa mais que toda as angústias e durará para sempre. Portanto, não olhamos para aquilo que agora podemos ver; em vez disso, fixamos o olhar naquilo que não se pode ver. Pois as coisas que agora vemos logo passarão, mas as que não podemos ver durarão para sempre. 2Coríntios 4:17-18

Quando vierem as dificuldades e tribulações não desanime nem deixe de orar. O inimigo vence quando desistimos. E não se preocupe com suas provações. Elas não a desqualificam para ser uma poderosa guerreira de oração.

O inimigo tentará fazê-la desanimar. Ele lhe dirá que as suas orações não tem poder e tentará convencê-la a desistir de orar. Não lhe dê ouvidos. Continue com os olhos fixos em Deus.

O momento certo para submeter a Deus é agora. O momento certo para resistir ao inimigo é agora. O momento certo para viver na liberdade que Cristo tem para você é agora. O momento certo para entregar sua vida em oração é agora. O momento certo para permanecer firme no Senhor é sempre agora (Fp 4:1). Isso significa que você não deve parar de orar. Saiba que suas orações têm valor, mesmo aquelas que ainda não foram respondidas.

🛐 Senhor, no poder de teu Espírito, declaro que permanecerei firme em minhas orações. Não me deixarei desanimar nem permitirei que o inimigo me convença a desistir de orar por aquilo que precisa de intercessão em minha vida e na vida de outros.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 26 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 51

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

SALMO 51 – Muitas vezes fantasiamos os personagens bíblicos. Geralmente os colocamos em patamares muitos elevados, dos quais a Bíblia jamais os colocou.

Note no Salmo 51, que Davi, o grande e poderoso rei do povo de Deus, sucumbiu à tentação que assolava os monarcas ao seu redor. Ele deslizou pelo caminho comum, envolvendo-se nas tenebrosas teias da poligamia. O primeiro passo rumo à perdição foi tomar para si múltiplas esposas, distanciando-se da vontade divina. Esse desvio o levou a transgressões ainda mais graves...

O crime de Davi, cometido contra o nobre Urias e a desafortunada Bate-Seba foi abominável aos olhos de Deus. O Senhor, sendo justo e imparcial, não sancionou nem justificou esses pecados horrendos. Pelo contrário, enviou uma repreensão feroz e uma denúncia pesada pelo profeta Natã. Davi estava cego para sua situação monstruosa perante Deus. Contudo, seus pecados exigiram a reprovação do Soberano através do profeta.

Oh, homens de liderança na história bíblica! Quão profundamente pecaram! Seus erros não foram encobertos; foram fielmente registrados nos anais da história sagrada, incluindo as punições celestiais que se seguiram a tais transgressões. Os santos homens da Bíblia eram mortais, sujeitos a um adversário infernal que os tentava incessantemente.

Que lições profundas extraímos do Salmo 51, o qual é a expressão do coração arrependido de Davi, ecoando em nossa alma, penetrando nas profundezas de nosso ser! Seu conteúdo revela-nos a verdadeira natureza do pecado, a urgência do arrependimento genuíno e a imensidão da misericórdia divina.

No Salmo 51 somos lembrados de nossa própria fragilidade e tendências para agir maldosamente. Somos confrontados com a realidade dolorosa de que, mesmo as pessoas mais virtuosas podem falhar. Contudo, nessa escuridão, encontramos um raio de esperança; pois, como Davi, podemos nos voltar para Deus, suplicando por Sua graça e perdão.

Deus é gracioso e compassivo, pronto para perdoar-nos e restaurar-nos quando voltamo-nos arrependidos para Ele, com um coração humilde e sincero.

Para isso, humildemente considere...

• Reconhecer sinceramente teus pecados (Salmo 51:1-6).

• Buscar a purificação e a restauração (Salmo 51:7-12).

• Ter um coração contrito para cultuar (Salmo 51:13-17).

• Interceder pela restauração do povo de Deus (Salmo 51:18-19).

Arrependimento sincero e busca pelo perdão são essenciais para experimentar restauração espiritual. Desfrutemos desse reavivamento que Deus anseia nos conceder através de nossa transformação! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

•••••

domingo, 25 de junho de 2023

Como livrar-se da negatividade

 Bom dia

25 de junho
Isaías 61:1-7


Como livrar-se da negatividade

Em lugar de vergonha e desonra, desfrutarão uma porção dupla de honra. Terão prosperidade em dobro em sua terra e alegria sem fim. Isaías 61:7

Todas nós precisamos de cura e restauração emocional completas. Ficamos exaustas de lutar contra a depressão, a ansiedade, o medo, a raiva, o sentimentos de rejeição, fracasso e inadequação. Isaías 61:7 ilustra como Deus age. Além de nos restaurar ele nos dá muito mais do que esperamos.

Minha mãe costumava se referir a mim com palavrões terríveis e me trancava no armário por longos períodos. Percebi, muitos anos depois, que isso era parte de sua doença mental. Ainda assim, tive de lidar com fortes emoções negativas resultantes dessas experiências. Quando aceitei Jesus, porém, comecei a entender quem eu sou em Cristo, a ter uma sensação de paz em relação aonde me encontrava na vida e esperança quanto ao futuro.

Os três passos mais importantes que dei para me livrar da negatividade foram colocar o Senhor em primeiro lugar, fortalecer-me com a Palavra de Deus e orar sobre todas as coisas. Você também pode fazer isso.

Saiba que Deus tem liberdade, cura e restauração para você. Hoje é um novo dia e um novo começo, e ele é um Deus de redenção.

🛐 Senhor, Tu conheces meu passado e sabe das experiências que ainda provocam sentimentos negativos. Suplico por tua redenção e restauração, à medida que caminho contigo e aprendo de tua Palavra.
...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 25 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 50 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 50
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 50 – Nada é mais repugnante do que permitir que nossas transgressões nos afastem de nossa mais alta vocação: Glorificar a Deus e proclamar seu louvor. Não há desenvolvimento espiritual quando deixamos que nossos erros nos limitem.

O Salmo 50 sustenta estas ideias e nos orienta quanto à nossa espiritualidade. Ele é atribuído à Asafe e apresenta uma abordagem poética e poderosa sobre a adoração verdadeira e o chamado à justiça. Seu conteúdo inicia com uma descrição de poder e majestade de Deus, que convoca Seus fieis a uma assembleia para um julgamento; o qual pode ser dividido da seguinte forma:

• Deus como supremo Juiz convoca o Céu e a Terra como testemunhas de Seu julgamento, cujo propósito visa estabelecer Sua autoridade sobre toda criação, deixando claro ser Ele o único Juiz soberano verdadeiro. Nesta seção, o salmista apresenta Deus como “Deus Supremo” (Salmo 50:1-6).

• Como Juiz, Deus condena a hipocrisia religiosa; Ele chama a atenção daqueles que praticam a religião apenas por conveniência, sem um verdadeiro compromisso com a justiça, retidão e moralidade. Para Deus, práticas vazias da religião, rituais e formalidades exteriores são condenáveis. O verdadeiro sacrifício que Deus requer é o de um coração puro, sincero, obediente e práticas de ações justas (Salmo 50:7-15).

• Como Soberano, o Deus que pode condenar está disposto a salvar os pecadores chamando-os ao arrependimento e à adoração genuína e sincera. Deus mesmo confronta os hipócritas e ímpios e revela as consequências de suas ações; adverte contra a maldade e a língua enganadora, a conduta perversa e o desprezo à Sua Palavra; então, chama o povo ao arrependimento e adoração verdadeira (Salmo 50:16-23).

Embora Deus seja o Soberano e justo Juiz que condenado o pecado e a hipocrisia, Ele é também misericordioso e deseja salvar-nos. Assim, a salvação é possível mediante arrependimento e entrega total a Ele!

Não há nada mais detestável do que tornarmos refém de nossos pecados, impedindo-nos de cumprir nossa mais importante e maior missão que é render glórias a Deus e testemunhar dEle.

Portanto, o maior erro que cometemos, não é meramente transgredir, mas deixar que as transgressões nos impeçam de cumprir nosso propósito supremo como seres humanos, que é exaltar a grandeza de Deus como soberano de toda a Terra.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sábado, 24 de junho de 2023

Por que estou aqui?

 Bom dia

24 de junho
📖Atos 17: 22-34

Por que estou aqui?


Ele é o Deus que fez o mundo e tudo que nele há [...] e não é servido por mãos humanas, pois não necessita de coisa alguma. Ele mesmo da vida e fôlego a tudo. Atos 17:24-25.

O Deus que criou o mundo e tudo que nele há não precisa de você. Qualquer coisa que ele a chame para fazer, ele próprio pode fazer um milhão de vezes melhor. O fato de, ainda assim, ele escolher convidá-la a trabalhar lado a lado com ele é maravilhoso demais e vai muito além da compreensão humana.

Deus a conhecia antes de você nascer. Já sabia de suas falhas e dos erros que você cometeria e, ainda assim, escolheu colocá-la aqui na terra.

Você está neste exato lugar e neste ponto do tempo por uma razão. Você foi criada para honrar e glorificar a Deus com sua vida, ao cumprir aquilo que ele planejou para você. Dedique ao Senhor tudo que você fizer. Descanse nos propósitos dele para o dia de hoje, mesmo que o futuro pareça inteiramente obscuro e misterioso.

E lembre-se: quando sentir-se sozinha, não é porque Deus a abandonou. Ele nunca está longe de nenhum de seus filhos. Você só precisa estender a mão e  tocar a mão dele.

🛐 Deus Criador, às vezes me pergunto porque me colocaste aqui na terra. Nesses momentos de perplexidade, peço que fortaleça a minha fé em ti e nos planos que já traçaste para cada um de meus dias. Muito obrigada porque me chamaste para trabalhar lado a lado contigo. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 24 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 49 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 49
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 49 – Uma verdade óbvia é que ao morrer, nada levará, deixará tudo! Viver ciente dessa verdade pode fazer-nos refletir mais em nossa existência e aproveitar sabiamente o tempo que temos.

“Esse Salmo desenvolve temas usados de maneira ampla em Eclesiastes. Entre eles estão a natureza transitória da vida (49:12; Ec 3:18-21) e as limitações do saber e da riqueza (Sl 49:10, 12; Ec 2:15-16; 5:8-17)”, comenta Duane Garrett.

A mensagem do Salmo 49 impulsiona a uma reflexão profunda! William MacDonald faz a seguinte observação: “Um dos grandes enigmas da vida é o fato de os perversos com frequência desfrutarem prosperidade material enquanto os fieis, muitas vezes, são pobres e desfavorecidos. Mas essa não é a história toda. A riqueza na qual os ímpios confiam com tanta devoção os deixará na mão na hora de maior necessidade. Não tem poder para salvá-los da morte nem para evitar que se corrompam na sepultura. Não podem desfrutá-la para sempre, levá-la consigo ou voltar para usufruir dela. Em longo prazo, é insensato confiar no dinheiro, em vez de confiar no Senhor! Essa é a essência do Salmo 49... Mais cedo ou mais tarde, até os sábios morrem. Semelhantemente, o estulto rico e o inepto afluente perecem e deixam a outros as suas riquezas. Observe que o texto não diz que os sábios deixam as riquezas para outros. É mais provável que seu testamento diga: ‘Estando eu em plena posse de minhas faculdades mentais, dediquei, em vida, todos os meus bens à obra do Senhor’”.

Isso porque o fiel, dependente de Deus; diferentemente dos tolos, ele sabe o que lhe aguarda no futuro. “Salmos 49:15 é uma promessa clara de ressurreição”, afirma Garrett. Porém, o incrédulo “se juntará aos seus antepassados, que nunca verão a luz” (Salmo 49:19).

O sábio recebe recursos de Deus e usa-os na Terra para ajuntar tesouros no Céu, onde viverá eternamente; o tolo toma para si e de nada adiantará ao morrer, senão para que outros usufruam.

Além disso, ampliando Salmo 49:7-9, Ellen White salienta que “todas as riquezas que o mais rico dos homens possa ter não são de valor suficiente para cobrir o menor pecado diante de Deus; elas não serão aceitas como resgate da transgressão”.

Portanto, confiemos em Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Uma nova referência de vida

 Bom dia

23 junho

Uma nova referência de vida

Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças. Marcos 12:29-30

Quanto mais seu amor por Deus aumentar, menos valor você dará à identidade que imaginou para si e mais entenderá a identidade que Deus planejou para você quando a criou. Deus quer que você o ame muito e ande bem perto dele para permitir que o conhecimento de quem ele é defina quem você é.

Nosso amor por Deus não é apenas um sentimento. Envolve decisões específicas que precisamos tomar a respeito de como vivemos com Deus e nos relacionamos com ele.

A Bíblia não fala apenas de quanto Deus nos ama e quanto ele fez para nos assegurar de seu amor; fala também que devemos sempre expressar amor por ele das maneiras que ele mais aprecia.

Jesus nos instruiu a amá-lo com todo o nosso ser (Mc 12:30). Também disse que devemos amá-lo mais do que amamos qualquer outra pessoa até mesmo nossos familiares (Mt 10:37) e mais do que amamos os bens materiais (Mt 6:24).

Quando colocamos o amor por ele em primeiro lugar, todos os outros afetos e desejos têm uma nova referência com a qual se alinhar.  Com base nela, fazemos escolhas, tomamos decisões e organizamos nossas prioridades.

🛐 Senhor, peço que teu Espírito me mostre como posso te amar de todo o meu ser, acima de todas as pessoas e coisas. Quero que todos os aspectos de minha vida girem em torno de ti, o centro desse amor. ... 

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 23 de junho

@moracao #bomdia

Salmos 48 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Salmos 48
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 48 – O templo pode ser um local de fortalecimento da fé quando frequentamos para, juntos com outros fieis, meditarmos na bondade e expansão do amor de Deus.

O templo deve ser um espaço especial para a meditação e reflexão sobre a grandiosidade de Deus e Sua compaixão com Suas pequeninas criaturas humanas.

O templo deve ser um lugar de busca por paz e segurança através da reflexão na divina presença protetora, necessária neste mundo perigoso.

O templo, de certa forma, pode ser um ambiente de transformação de perspectiva, onde a meditação e reflexão nos permitem ver a generosidade de Deus e a missão global de Sua obra.

O Salmo 48 tem muito mais a nos oferecer sobre a importância de reflexionar sobre Deus e Suas ações: “No Teu Templo, ó Deus, meditamos em Teu amor leal” (verso 9).

O Salmo 48 é um hino de adoração e louvor exaltando a grandeza e a majestade de Deus. Sua mensagem revela-nos a nobreza do Seu caráter. Ao considerar a bondade de Deus, somos convidados a refletir nas promessas feitas por Ele e Seu cumprimento no decorrer da história. Sua maior promessa é quanto ao Messias; a qual foi cumprida em Jesus, que veio ao mundo para revelar o amor de Deus (João 3:16).

O evangelho, que são as boas novas de salvação a um mundo em condenação, reflete a mais extraordinária ação divina. Essa verdade precisa alcançar “os confins da Terra” (Salmo 48:10). Jesus enfrentou o Império da Morte e o mais poderoso e cruel imperador para tornar-se nosso Salvador (Hebreus 2:14-15; Apocalipse 1:5-6, 18). Esse evangelho precisa ser proclamado “em todo o mundo”, “aos que habitam na Terra, a toda nação, tribo, língua e povo” (Mateus 24:14; Apocalipse 14:6).

O Salmo 48, também trata da grandeza e proteção divina em Sião, a cidade de Deus. No texto sagrado, Sião está relacionada a um lugar de refúgio e salvação – essa ideia aponta aos 144.000 seguros – diante da ceifa da terra, que será atirada “no grande lagar da ira de Deus” (Apocalipse 14:1, 14-20).

Nessa ocasião, o Salmo 48 alcançará o auge de sua expressão de esperança, e o cumprimento pleno de Suas promessas. Aguardemos pelo grandioso agir de Deus na Segunda Vinda de Cristo! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Uma vida frutífera

 Bom dia

22 de junho

Uma vida frutífera

Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma [...] Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade. João 15:5-8


A vida que Deus tem para você é frutífera. Jesus descreveu a si mesmo como a videira verdadeira. Disse que, quando o aceitamos, tornamo-nos ramos enxertados nele. Advertiu-nos que só podemos produzir frutos se estivermos ligadas a ele.

Para que possa produzir frutos, porém, o ramo precisa ser podado. Significa que é necessário eliminar as partes mortas ou improdutivas para que o ramo fique mais forte. Esse trabalho é realizado por Deus. Necessitamos dele para ver tudo que está morto em nós e que precisa ser cortado. Ele é eliminará tudo o que nos impede de produzir mais fruto.

Jesus disse: "Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pediram o que quiserem, e isso lhe será concedido!" (Jó 15:7). Permanecer nele é o segredo para que você seja frutífera e suas orações sejam respondidas. Jesus a salvou com um propósito. Ele quer que você produza frutos.

Senhor, ensina-me a permanecer em ti, ligada a ti continuamente em amor e obediência. Remove de minha vida tudo que está morto que me impede de produzir muitos frutos para  tua glória. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 22 de junho
@moracao #bomdia

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Discernimento diante da oposição

 Bom dia

21 de junho

Discernimento diante da oposição

Estejam atentos! Tomem cuidado com o seu grande inimigo, o diabo, que anda como Leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. 1 Pedro 5:8

Precisamos aprender a discernir entre oposição espiritual e oposição humana. Embora Satanás exista no reino espiritual, pode manifestar-se por meio de alguém que acredita em suas mentiras. A oposição humana acontece porque as pessoas, em sua ignorância, permitem transformar-se em instrumentos do inimigo. Se você não compreender isso, pode desperdiçar tempo lutando contra uma pessoa em vez de guerrear contra o inimigo como deveria.

Se estiver enfrentando oposição intensa de outra pessoa, combata no reino espiritual. Muitas vezes, a batalha pode ser resolvida nele. Descobri que essa verdade se aplica de maneira especial ao casamento. Deus quer que seu casamento seja feliz; o inimigo deseja vê-lo destruído.

Todos nós precisamos de discernimento espiritual para compreender o que estamos enfrentando e para enxergar que Deus luta por você. A fim de orar com maior eficácia, pergunte a Deus o que você precisa saber e como ele deseja que você ore.

Jesus veio para derrotar o inimigo, e foi isso que ele fez. Uma vez que ele é seu Salvador, não é preciso viver com medo de qualquer oposição do inimigo. Apenas permaneça junto a Deus e dependa do poder dele em seu favor.

🛐 Senhor dos Exércitos, quando eu enfrentar a oposição, peço que me concedas discernimento para que eu veja claramente quem é meu verdadeiro inimigo e tenha sempre mente que tu estás lutando por mim. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 21 de junho
@moracao #bomdia

Salmos 46 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 46
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 46 – Este Salmo tem sido base para composições de muitas canções. Sua mensagem é essencial para os frágeis sofredores sobrevivendo neste mundo opressor.  A ênfase dele “é sobre a presença do Senhor com Seu povo (vv. 1, 5, 7, 11) e sobre como faz uma grande diferença confiar nEle durante as transformações e as dificuldades da vida. O Salmo concentra-se no Senhor e em Quem Ele é para o povo que nEle confia”, destaca Warren Wiersbe.

O Salmo 46 tem sido relevante em várias situações. “Ninguém sabe quantos corações se animaram quando esses versos foram lidos junto ao leito de enfermos, em lares enlutados, nas masmorras da perseguição e nos aposentos exíguos de sofrimento e tragédia. Foi esse Salmo que levou o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, atribulado e aflito, a redigir o famoso hino da Reforma, ‘Castelo Forte é nosso Deus’, cuja mensagem atemporal continua a fornecer ânimo e coragem”, comenta William MacDonald.

Os Salmos eram o hinário hebraico, do qual Jesus o utilizou muito. “Com um cântico, Jesus, em Sua vida terrestre, defrontou a tentação. Muitas vezes, quando eram proferidas palavras cortantes, pungentes, outras vezes em que a atmosfera em redor dEle se tornava saturada de tristeza, descontentamento, desconfiança, temor opressivo, ouvia-se o Seu canto de fé e de santa animação”, afirma Ellen White.

Em 1531, Lutero, o ousado reformador protestante alemão, teceu o seguinte comentário sobre o Salmo 46: Este, “é salmo de gratidão, cantado na época pelo povo de Israel por causa dos feitos maravilhosos de Deus, por haver protegido e preservado a cidade de Jerusalém, na qual estava Sua morada, contra o furor e o bramido de todos os reis e gentios, e ter-lhe concedido paz contra todas as guerras e armas... Nós, porém, cantamos o salmo para o louvor de Deus, por estar conosco e por preservar Sua palavra e a cristandade maravilhosamente contra as portas do inferno, contra o furor de todos os demônios, dos entusiastas, do mundo, da carne, dos pecados, da morte”.

Obviamente, Deus é maior que qualquer crise ou desafio que enfrentamos. Quando reconhecemos Sua soberania, encontraremos segurança e conforto em Sua presença. Podemos desfrutar de alegria e refrigério pela atuação divina em nosso favor, mesmo em meio às situações que nos causam dor! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

terça-feira, 20 de junho de 2023

Suas emoções

 Bom dia

20 junho

Suas emoções

Ele cura os de coração quebrantado e em faixas suas feridas. Salmo 147: 3

Deus importa com suas emoções. Ele não quer que você seja dominada por elas. Também não deseja que você apenas encontre uma forma de conviver com as emoções negativas que enfraquecem sua vida. Antes, quer libertá-la de uma vez por todas, para que você se torne a mulher plena que ele tem em mente.

Quando estamos emocionalmente frágeis e em sofrimento, não temos plenitude. Ser plena significa ter paz em relação a quem você é e àquilo que faz. É chegar a um lugar de paz em relação ao seu passado e perceber que não precisa mais viver nele. Para isso é necessário reconhecer e aceitar os bons aspectos dele e encontrar uma solução para as partes problemáticas,decepcionantes ou angustiantes.

Ser plena também significa ter paz quanto ao presente, confiando que Deus colocará tudo em ordem. Envolve, ainda, sentir paz em relação ao futuro, por mais assustador que pareça. É confiar que, por ter entregado a vida ao Senhor, seu futuro está seguro nas mãos dele.

Ao conservar uma paz como essa, você deixa de lutar com emoções negativas e descobre a liberdade e o sucesso verdadeiro que tanto deseja.

🛐 Querido Pai, conheces melhor que eu tudo que se passa em meu coração. Não desejo ser dominada pelas emoções negativas. Peço, portanto, que cures e restaures, segundo tua vontade, e que me guies pelo caminho que conduz à plenitude de vida. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 20 de junho
@moracao #bomdi

Salmos 45 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 45
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 45 – A celebração de uma união conjugal entre um homem e uma mulher é uma festa sagrada. O início de um relacionamento tão íntimo que deve ser vitalício precisa ser realizado diante de Deus; pois, o casamento é uma instituição séria, nobre e divina.

O Salmo 45 é um poema hebraico real; como tal, podemos extrair princípios a todos os aspectos de um casamento contemporâneo. “Após uma introdução de um versículo, o poeta inspirado se dirige ao noivo (v. 2-9) e em seguida à noiva (v. 10-17); os últimos dois versículos constituem uma bênção sobre a união” (CBASD). A seguir, considere os seguintes princípios-chave que servem de base sólida para casamentos saudáveis e felizes:

• Marido e mulher devem amar e apreciar um ao outro: Os casados precisam cultivar amor profundo e expressivo, nutrindo a apreciação mútua e fortalecendo os laços de intimidade.

• Esposa e esposa devem projetar o alicerce do casamento sobre a justiça e igualdade: Os casados precisam construir o matrimônio sobre alicerces justos, tratando um ao outro com respeito e equidade em qualquer situação.

• Os cônjuges devem fazer uma busca conjunta por Deus: Os casados precisam fortalecer o relacionamento entre eles relacionando-se com Deus juntos, orando e encontrando força e orientação espiritual em conjunto. Espiritualidade compartilhada fortalece o relacionamento e ajuda ao casal a enfrentar juntos os desafios da existência.

• Noivo e noiva após crescerem no relacionamento até chegarem ao altar, devem reconhecer a necessidade de preparação e crescimento contínuo principalmente após a celebração: Os casados precisam adornar-se de forma emocional e prática para desfrutar o casamento, investindo na comunicação, em habilidades de resolução de conflitos e crescendo individualmente almejando tornar-se melhor cônjuge a cada dia.

• O matrimônio deve ser construído com lealdade e compromisso mútuo: Os casados precisam manter a lealdade e o compromisso no casamento, honrando os votos matrimoniais diante de Deus e priorizando o bem-estar do cônjuge.

O casamento é tão nobre que é usado para ilustrar o relacionamento de Cristo – noivo, com Sua igreja – noiva (Efésios 5:24-33). Inclusive, o Salmo em pauta que trata de um casamento da realeza, contém elementos que vão além de um casamento literal (Salmo 44:6-7; Hebreus 1:8-9).

Reavivemo-nos! Aprontemos para participar da maior celebração, “o banquete do casamento do Cordeiro” (Apocalipse 19:1-9) – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

segunda-feira, 19 de junho de 2023

Uma velhice produtiva

 Bom Dia


19 de junho

Uma velhice produtiva

A sabedoria pertence aos idosos, e o entendimento, aos mais velhos. Jó 12:12

Não importa quantos anos você vem a caminhar com o Senhor, ele jamais a deixará desamparada. Não é bom saber disso? Somente o mundo nos desampara. Somente o mundo ou ousa dizer: "Você não tem mais valor depois de certa idade ou quando perde a força física". aos olhos de Deus, você nunca envelhece. É sempre imensamente valiosa para ele.  Deus nunca deixa de ter um propósito para sua vida e providenciará para que você produza frutos até o dia em que a chamar para morar com ele.

O salmista orou: "Não me rejeites agora,. em minha velhice; não me abandones quando me faltam as forças" (Sl 71:9). E também pediu: "Não me abandones, ó Deus, agora que estou velho, de cabelos brancos. Deixe-me proclamar tua força a esta nova geração, teu poder a todos que vierem depois de mim" (Sl 71:18).

Enquanto você estiver aqui na Terra, Deus terá um propósito para sua vida. Ele colocará em seu caminho pessoas que necessitam ouvir a verdade e as boas-novas. E você será aquela que ele escolheu para transmitir sua mensagem e seu amor.

🛐 Deus eterno, como é bom saber que todos os meus dias estão em tuas mãos! Muito obrigada porque conheces cada detalhe de meu futuro e jamais me deixarás desamparada. Permita que eu continue a dar muitos frutos para ti até o dia em que me chamares para meu lar celestial. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 19 de junho
@moracao #bomdi

Salmos 44 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 44
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 44 – Este Salmo reflete uma época de sofrimento e aflição ao povo de Deus. As descrições de derrota, humilhação e opressão sugerem uma situação de adversidade e conflitos com inimigos.

Desta forma, o Salmo 44 é uma expressão coletiva de lamentação e identidade nacional, já que é descrito no plural, representando o povo como um todo. Toda a comunidade compartilhava o sofrimento.

Além de coletivo, o Salmo 44 combina elementos de lamento individual. O salmista expressa confiança em Deus, lembra as ações passadas dEle em favor de Israel e apela por mais intervenção no presente. Partindo do “eu/meu” para o “nós/nosso”, o salmo mostra que o sofrimento individual é considerado parte de um todo maior, com implicações espirituais e teológicas para a comunidade. Isso é uma expressão da responsabilidade compartilhada, da intercessão mútua e da crença de que a redenção e a resposta divina afetam a todos.

Analiticamente, o Salmo 44 apresenta pelo menos quatro seções principais:

• Apelo à memória coletiva e ao passado de glória (Salmo 44:1-8). Toda conquista histórica de Israel foi por mérito de Deus devido ao Seu gracioso amor pelo povo.
• Lamento perante Deus pela atuação na atual situação deprimente (Salmo 44:9-16). No presente, o povo sentia falta do Deus que no passado fora atuante. Humilhação, opressão e derrota motivaram-no a recorrer a Deus.
• Apelo à justiça de Deus (Salmo 44:17-22). Considerando a fidelidade de Deus no passado, o Salmo clama para Ele não abandonar Seu povo inocente que sofria injustiças.
• Súplica final pautada na confiança total em Deus (Salmo 44:23-26). Apesar das dificuldades, o salmista expressa confiança em Deus; alegando que, mesmo em meio às adversidades, o povo permaneceria fiel a Ele.

Warren Wiersbe salienta que o Salmo revela quatro atitudes diferentes:

• Gloriando-se em Deus: “Tu nos ajudaste”.
• Abandonados por Deus: “Tu não estás nos ajudando”.
• Fieis a Deus: “Tu deves nos ajudar”.
• Confiando em Deus: “Tu nos ajudarás”.

Este Salmo nos ensina que, em meio às dificuldades, devemos confiar em Deus para lidar com as adversidades. Para isso, precisamos lembrar de Seu poderoso agir, expressar-lhe nossas angústias, confiar em Sua justiça e esperar por Seu auxílio.

Após citar Salmo 44:22, Paulo declara que “somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Romanos 8:36-37). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

domingo, 18 de junho de 2023

Os nomes de Deus

 Bom dia

18 de junho

Os nomes de Deus


O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Deus nos concedeu sua Palavra para que soubéssemos como viver. Ele tem regras para fazer nossa vida funcionar e para sermos capazes de evitar coisas que nos ferirão. Ele quer que saibamos a verdade. Sobre todas as coisas.

A verdade definitiva é a Palavra de Deus, infalível, confiável e absoluta. Nela encontraremos tudo que precisamos saber sobre como e por que devemos adorar a Deus.

Toda vez que você ler a Bíblia anote os nomes e descrições de Deus conforme aparecem. Isso o ajudará a honrá-lo por ele ser quem é. Por exemplo, ao descobrir que Deus é seu Pai Celestial, Pão da Vida, Luz do Mundo, Senhor dos Senhores, Rei dos Reis, Fortaleza no Dia da Angústia, Lugar de Descanso, Refúgio em Meio à Tempestade, Escudo, Sustentador e Misericordioso agradeça por tudo isso. Cada um desses nomes é motivo de louvor.

Louve-o por ele amar você, por ser bom, puro e santo,  por ter um propósito para sua vida, por redimir todas as coisas, por ouvir suas orações e responder a elas, por jamais deixá-la ou abandoná-la, por poder ser encontrado quando você o busca, e por ser mais poderoso que qualquer coisa com que você depare.

🛐 Senhor, abre meu entendimento para a profundidade do significado de cada um teus nomes e de teus atributos. Quero viver de acordo com a realidade que cada um desses nomes expressa e te louvar cada dia mais.  ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 18 de junho
@moracao #bomdia‌‌

Salmos 43 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 43
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 43 – Este é uma continuação do Salmo 42, sem uma divisão clara no texto original. Embora dividido em nossas Bíblias em dois Salmos, eles são frequentemente considerados uma unidade literária e possivelmente tenham sido originalmente um Salmo só.

Os dois Salmos compartilham temas semelhantes, como a sede espiritual e a busca por Deus em meio às dificuldades, angústia, aflição e opressão. Há uma citação que se repetem três vezes quando se juntam os dois salmos (Salmo 42:5, 11; 43:5):

Por que você está assim tão triste, ó minha alma?
Por que está tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda O louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Nestas palavras, “o salmista se entrega a um solilóquio, uma conversa diante do espelho, exortando a si mesmo e admoestando-se a não ficar abatido. Ele confronta sua própria alma perturbada a esperar no Senhor, e, mesmo que agora o tempo seja de choro, a esperança o impulsiona a antecipar os dias de alegria, onde louvará a Deus, seu auxílio e o seu Deus pessoal”, comenta Hernandes Dias Lopes.

Há diferença na disposição dos estribilhos em Salmo 42:5, 11; 43:5 que, considerando o contexto de cada estribilho no texto, torna-se evidente uma progressão temática e emocional:

• Em Salmo 42:4, o estribilho inicia com a expressão de tristeza e perturbação, embora houvesse esperança em Deus, confiando que, no futuro, o salmista ainda O louvaria.
• No Salmo 41:11, o estribilho é uma repetição exata do Salmo 42:5, reforçando a mensagem de colocar a esperança em Deus diante da tristeza e perturbação.
• No Salmo 43:5, o salmista reitera sua tristeza e perturbação de alma, mas desta vez faz uma oração a Deus para ser defendido contra os ímpios, terminando com a determinação de louvá-lO como Salvador.

“O refrão em 43:5 não deve ser lido com a mesma voz abatida que em 42:5, 11, pois a fé no Senhor mudou tudo”, afirma Warrem Wiersbe. Essa progressão reflete a jornada espiritual de quem crê e confia em Deus; isso porque “o pensamento de culto jubiloso no santuário revitaliza o salmista”, destaca Allan Harman.

Então, se a aflição atingiu teu coração, não relute em buscar ao Senhor; nEle há esperança de restauração!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sábado, 17 de junho de 2023

Peça um milagre

 Bom dia

17 de junho

Peça um milagre

O Senhor enviou o seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer! Atos 12:11

Durante a prisão de Pedro, "a igreja orava fervorosamente a Deus por ele" (At 12:5). Enquanto o apóstolo, preso com duas correntes, cochilava entre dois soldados e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere, "um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: Depressa! Levante-se!; e as correntes caíram dos pulsos de Pedro" (At 12:7). O anjo o instruiu a segui-lo. Passaram pelos guardas e o portão se abriu sozinho para eles. Pedro se dirigiu à casa onde os cristãos continuavam a orar e, ao bater à porta, elas não creram que era ele. Foi um milagre muito maior do que poderiam ter imaginado.

As orações fervorosas e incessantes dos cristãos, sobre a direção do Espírito Santo, permitiram a libertação miraculosa de Pedro. Você nunca sabe como suas orações poderão libertar uma pessoa que está presa.

Deus quer fazer milagres por nosso intermédio. O problema é que muitas vezes não oramos por milagres, não cremos que possam acontecer. Ou então milagres acontecem, mas não conseguimos acreditar neles.

Quando Deus puser em seu coração o desejo de orar por algo, não duvide. Simplesmente peça um milagre e deixe o resto nas mãos de Deus.

🛐 Senhor, como são grandes e extraordinárias as obras que realizam em favor do teu povo! Quando me guiares a orar por milagres fortalece minha fé para que eu veja a tua mão agir com poder. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de junho
@moracao #bomdia‌‌

Salmos 42 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 42
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 42 – Neste Salmo “a natureza exata da aflição do salmista não é apresentada, mas ela o leva a um estado de profunda depressão (42:3, 5, 9-11). Mesmo assim, ele não se concentra em seu problema, e tem sede de Deus como que de água (42:1; Mt 5:6)” analisa Duane Garrett.

Merrill Unger observa que “Esperar em Deus na aflição [v. 1-6], é descrita com a tônica da fé e o consolo da esperança [v. 7-11]. É um salmo de ‘maskil’ (instrução) para os remanescentes piedosos do terrível tempo da tribulação (Dn 12:1)”.

Em realidade, tanto o Salmo 42 quando Daniel 21:1 falam de tempos de angústias e adversidades ao povo de Deus. O salmista expressa sua busca por Deus em meio a essa angústia, enquanto a profecia de Daniel fala de um tempo de angústia sem precedentes, mas com a promessa de libertação àqueles cujos nomes estão escritos no livro divino.

Fazendo uma projeção para a profecia escatológica de Daniel 12:1, com base no Salmo 42, concluímos que, mesmo em meio à angústia e opressão, aqueles que confiam em Deus e têm seus nomes escritos em Seu livro serão libertados. Assim como Davi esperou em Deus e encontrou consolo e esperança, no tempo do fim podemos encontrar encorajamento em saber que Deus é nosso socorro e que Ele cuida de Seu povo em tempos difíceis.

Este Salmo incentiva-nos a buscar intensamente por Deus. Baseando-se nele, Ellen White salienta:

• “Devemos ir a Deus em fé e derramar nossas súplicas diante dEle, crendo que Ele atuará em nosso favor e em favor daqueles a quem buscamos salvar”.

• “Com a confiante fé de uma criancinha, devemos ir a nosso Pai celestial, contando a Ele todas as necessidades. Ele está sempre pronto a perdoar a ajudar. É inesgotável o suprimento da sabedoria divina, e o Senhor nos encoraja a nos servirmos abundantemente dEle”.

• “Precisamos de mais profunda fome de alma pelos ricos dons que o Céu tem a conceder”.

• “Quem dera que tivéssemos um desejo profundo de conhecer a Deus de maneira experimental, de entrar na sala de audiência do Altíssimo, estendendo a mão da fé e lançando nossa alma desajudada sobre Aquele que é poderoso para salvar! Sua graça é melhor do que a vida”.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Deus ouve o seu clamor

 Bom dia

16 de junho

Deus ouve o seu clamor

Esperei com paciência pelo Senhor; ele se voltou para mim e ouviu o meu clamor. Salmos 40:1


Jesus não disse que não teríamos problemas. Disse que estaria conosco quando tivéssemos de enfrentá-los (Jo 16:33).

Quando vivenciamos provações, Deus nos protege. Quando estamos aflitas, Deus se aproxima de nós de modo especial. Quando nos humilhamos, Deus nos salva.

O amor de Deus proporciona a segurança. Quando você faz de Deus seu abrigo, ele a cerca e você pode refugiar-se nele ( Sl 32:7). Mesmo que lhe sobrevenha um dilúvio, Deus a protegerá erguendo-a dali ou ajudando-a atravessá-lo (Sl 32:6). Por isso é importante ouvir  a mansa voz do Espírito de Deus lhe falando ao coração e lhe dizendo o que fazer.

Sempre que estiver sobrecarregada de aflições, clame ao Senhor e diga: "Senhor, ouve minha oração, escuta minha súplica! Não escondas de mim o rosto na hora de minha aflição. Inclina-te para ouvir e responde-me depressa quando eu clamar a ti" (Sl 102: 1-2). Deus sempre ouve as orações daqueles cujo coração é humilde e sincero.

Você nunca se arrependerá de depositar sua confiança no Senhor. Confiar em Deus não significa exigir que ele faça o que você pedir. Significa contar a Ele o desejo de seu coração e esperar nele.

Pai de amor, muito obrigada porque ouves meu clamor por socorro e responde a minhas súplicas. Dá-me paciência para esperar pelo teu tempo e renove meu ânimo nos momentos de aflição. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 16 de junho
@moracao #bomdia‌‌

Salmos 41 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 41
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 41 – Este Salmo oferecer insights e significados profundos a pessoas de diferentes contextos culturais e filosóficos. Este texto da tradição judaico-cristã aborda temas como a compaixão, a proteção divina e a esperança em meios às dificuldades.

Já no início, a primeira premissa ressalta a importância de cuidar dos necessitados e promover a justiça social. Quem valoriza a igualdade, os direitos humanos e a responsabilidade social percebe nesses versículos um apelo à solidariedade e à preocupação com os menos favorecidos (Salmo 41:1-3).

Davi continua descrevendo sua experiência em meio às adversidades e traições. Ele clama a Deus por cura e proteção, enquanto lida com a hostilidade de seus inimigos. Ao longo do Salmo, expressa sua confiança na fidelidade de Deus, que o susterá em seus momentos de fraqueza e o levantará. Confiança em Deus e esperança na superação das dificuldades toca o coração daqueles que enfrentam aos tremendos desafios da vida moderna (Salmo 41:4-13).

Antes de oferecer ajuda, Deus nos acode, nos socorre e nos enche de esperança. Deus acode os vulneráveis. Desta forma teremos algo para oferecer ajuda a quem carece de socorro. Sem que Deus nos conceda primeiro, não teremos o essencial para oferecer a ninguém. Deus, “Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações (2 Coríntios 1:3-4).

Com Deus e através dEle somos divinamente habilitados e capacitados para oferecer compaixão e solidariedade, responsabilidade social, confiança em meio às adversidades e ter esperança na restauração. Tais características, quando adotadas em nosso estilo de vida, enriquecem a corrida e estressante vida moderna, fornecendo princípios teológicos práticos que orientam nosso pensamento, ações e relacionamentos.

Não é fácil viver pacientemente numa sociedade intolerante, opressiva e competitiva. Por isso, estando adoecidos, precisamos da cura de Deus para nos restaurar física, emocional e espiritualmente. Precisamos pedir a cura (Salmo 41:4) e a misericórdia divina (Salmo 41:10) para ser íntegros na presença de Deus e das pessoas (Salmo 41:5-9, 11-12); do contrário, não suportaríamos a santidade nem a perversidade.

Que o Salmo 41 inspire-nos a viver uma vida de compaixão, confiança e busca pela cura e restauração que só Deus pode proporcionar. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quinta-feira, 15 de junho de 2023

Controle seus pensamentos

 Bom dia

15 de junho

Controle seus pensamentos

Levamos cativo todo pensamento rebelde e o ensinamos a obedecer a Cristo. 2 Coríntios 10:5

Eu achava que meus pensamentos surgiam espontaneamente, como se voassem para minha mente do mesmo jeito que os pássaros pousam numa árvore, e que eu não tinha como espantá-los mas, depois de aceitar a Cristo e ver o que a Bíblia ensina a esse respeito, percebi que podemos assumir o controle de nossos pensamentos.

Talvez você não consiga controlar todos os pensamentos que voam até sua mente, mas pode controlar a permanência deles ali. É capaz de decidir se são apenas passageiros ou se farão um ninho. Os pensamentos afetam toda a sua vida. Por isso é preciso assumir o controle deles e não permitir que ideias distorcidas a dominem.

Quando permitimos que pensamentos enganosos, que contrariam as verdades de Deus, façam morada em nossa mente, damos amplo espaço para o inimigo trabalhar. E ele fará o que for preciso para invadir sua mente com as mentiras dele. Plantará um temor, uma suspeita ou uma ideia errada e a atormentará com essas coisas. O objetivo é exauri-la. E funciona. Precisamos aprender a reconhecer os enganos dele para conseguir refutá-los e resistir-lhes.

E a única maneira de conhecer as mentiras do inimigo é com a verdade da Palavra.

🛐 Espírito Santo de Deus, entrego a Ti meus pensamentos, pois sei que não sou capaz de controlá-los sem tua ajuda. Tu sabes aquilo que mais me incomoda e que causa angústia e exaustão. Liberta-me com a verdade da Palavra.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 15 de junho
@moracao #bomdia‌‌

Salmos 40 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 40
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 40 – Além das muitas injustiças na sociedade, a vida em si neste mundo é injusta. Há pessoas cruéis, maldosas, perversas que prosperam enquanto fazem os justos sofrerem.

Além dos inimigos de Deus que nos afligem com suas malícias, nossas falhas também atrapalham nossa jornada em busca de tranquilidade e felicidade. Nossos erros acarretam muitos males, levando-nos ao fundo do poço; porém, Deus está disposto a perdoar-nos e restaurar-nos, independentemente das inúmeras calamidades e do tamanho das nossas adversidades.

• Se entendermos isso como Davi entendeu, não fugiremos de Deus, mas fugiremos para Deus!

Aquele que clamar a Deus com sinceridade abrindo-lhe escancaradamente o coração, será liberto da lama do pecado, e da imundícia será purificado. Assim, pecadores são restaurados e transformados. A mudança de canção, de uma velha música para uma nova, tem a ver com tal restauração.

• Libertos das trevas da aflição, as melodias de lamentos se transformam em notas de alegria pela salvação (Salmo 40:1-4).

É extremamente necessário entender que é possível alcançar comunhão profunda e genuína com o Eterno. Quando isso ocorrer contigo, podes ter certeza que teu destino não será o inferno!

Aprofundando ainda mais no Salmo, percebemos que a maioria das pessoas pensa que o ativismo é a solução para todas as inquietações – doce ilusão, pois não é! Apenas o Altíssimo é a solução que tanto almejamos. Esperar pacientemente em Deus significa dizer não ao ativismo para confiar no Altíssimo.

• Ainda que Deus não nos responda imediatamente e tenhamos que esperar, no momento oportuno e de uma forma extraordinária, Ele responderá, certamente!

O Salmo 40 ainda revela que as bênçãos recebidas de Deus devem ser contadas, a fim de espalhar as boas novas de um Deus que faz boas obras aos que nEle colocam seus experiências arruinadas. Colocar nossa esperança no Senhor implicará viver a vida com confiança (Salmo 40:5-17).

Lembrar ou saber quem Deus é, enche nosso coração de confiança. Contudo, como a fé não é algo meramente psicológico, encontraremos em Deus um misericordioso amigo real para acompanhar-nos durante a dura trajetória da história; além de, quando necessário, nos fortalecer para superar obstáculos e não desistirmos de viver Seus maravilhosos planos.

Esta realidade foi o motivo de Davi escrever o Salmo 40, a qual deve levar-nos a reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Por que não oramos?

 Bom dia

14 de junho

Por que não oramos?


O sacrifícios dos perversos são detestáveis para o Senhor, mas ele tem prazer nas orações dos justos.
Provérbios 15:8


Se sabemos que Deus tem prazer em nossas orações, por que oramos tão pouco? Abaixo estão algumas possíveis razões para não orarmos tanto quanto deveriamos ou com o fervor necessário:

• Não cremos plenamente no que a Palavra de Deus diz sobre a oração.

•Imaginamos que estamos ocupadas demais.
•Não acreditamos que Deus ouvirá nem responderá.
•Achamos que podemos fazer a vida dar certo por conta própria.
•Imaginamos que não sabemos orar.
•Esquecemos que temos o Espírito Santo em nós funcionando como uma linha direta com Deus, que nos ajuda a orar.
•Não encaramos a oração como um diálogo com Deus, por isso achamos que nossas orações nunca chegam aos ouvidos do Senhor.

Se você se identifica com algum desses motivos para não orar mais saiba que não está sozinha. Há muitas pessoas que se sentem da mesma forma. Felizmente, porém, você pode orar sobre a oração, e Deus a capacitará para ter uma vida de oração mais vigorosa.

Senhor, fortalece minha fé  em ti e no poder que concedes por meio das orações. Que teu Espírito me ajude a orar quando eu não souber como pedir e que minhas súplicas sejam sempre acompanhadas de gratidão.

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 14 de junho
@moracao #bomdia‌‌

Salmos 39 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 39
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 39 – Precisamos olhar além da efemeridade da existência a fim de encontrar sentido para a vida.

Somos incentivados, através das sábias palavras do Salmo 39, a considerar o vazio da vida como uma força que nos impulsiona para a busca de um sentido mais profundo e um propósito mais nobre do que focar nas coisas efêmeras deste mundo.

Salomão, o filho de Davi, ampliou ainda mais as meditações e reflexões de seu pai no Salmo 39. O livro de Eclesiastes é profundamente filosófico que trata da vaidade da vida alheia a Deus e a Seus princípios. Os 12 capítulos de seu livro ecoam a mensagem do Salmo 39. Pai e filho, inspirados pelo Espírito Santo, nos lembram em seus escritos que, apesar de todo esforço humano em buscar segurança e satisfação nas coisas materiais e temporais, elas jamais oferecerão respostas satisfatórias para as questões mais profundas da vida e para a busca de significado.

• A única forma de encontrar verdadeira realização e real significado está em uma genuína conexão com Deus. Para isso, é preciso concordar com o Rei de Israel no reconhecimento da brevidade da vida, que pode ser comparada a um sopro ou uma sombra que passa rapidamente (Salmo 39:1-6). É preciso também reconhecer a futilidade dos esforços humanos em acumular riquezas, realizações e conquistas mundanas, compreendendo que tudo isso é passageiro desprovido de valor duradouro.

• Tal percepção da efemeridade humana precisa nos conduzir a orar a Deus em busca de maior compreensão da fragilidade e mortalidade a fim de encontrar um propósito mais profundo da existência (Salmo 39:7-13). Enquanto a efemeridade humana grita por socorro, a eternidade divina oferece auxílio. O Deus que transcende as limitações humanas possui uma natureza eterna. Esta percepção da eternidade divina oferece consolo e esperança ao crente diante da transitoriedade da vida humana.

O poeta, nos versículos centrais do Salmo 39, “avança com afirmações cada vez mais contundentes, até que no versículo 7, no ápice mais agudo, levanta uma pergunta desesperada: ‘Mas agora, Senhor, que esperança me resta?’” Neste exato momento ele “dá um grande salto, e vem a solução e o desfecho: ‘Tu és a minha esperança’”, destaca Ignácio Larrañaga.

Enfim, podemos perder tudo; mas, se tivermos Deus, ainda temos tudo o que precisamos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

terça-feira, 13 de junho de 2023

O caminho da humildade

 Bom dia


13 de junho

O caminho da humildade

Orgulho termina em humilhação, mas a humildade alcança a honra. Provérbios 29:23

A cura para o orgulho, o mundanismo e o pecado é a humildade. E ela é a cura para muitas outras coisas. A humildade vem pela submissão a Deus.

Submeter-se a Deus significa humilhar-se diante dele e declarar nossa total dependência. Significa a arrepender-se de todo orgulho.

O inimigo conhece nossas fraquezas.  Por isso cada ponto fraco nosso deve ser submetido a Deus, a fim de que o Espírito possa nos fortalecer nessas áreas. Você já se perguntou por que tantos lideres cristãos caem em imoralidade? É porque tem aéreas na vida que não sujeitaram a Deus, e o inimigo plantou tentações ali. A primeira ação do inimigo — e da pessoa usada pelo inimigo — é apelar para o orgulho deles. Alguém os elogia e eles se sentem cheio de si.  O orgulho cega as pessoas!  Leva-as a pensar que estão acima da lei de Deus e, por vezes, acima das leis  humanas. Quando o orgulho encontra morada numa pessoa, trabalha em favor do inimigo e a conduz a lugares que Deus jamais planejou para ela.

Qualquer área de sua vida e você não submeteu adeus é perigosa.  Torna-se automaticamente um convite para o inimigo entrar ali. Por isso, o primeiro passo para resistir ao inimigo é submeter-se humildemente a Deus em todos os aspectos.

🛐 Senhor, mostra-me claramente quais são as minhas fraquezas para que eu as submeta a ti e receba forças de teu Espírito. Não desejo dar lugar ao orgulho que cega e que me torna vulnerável aos ataques do inimigo. ...

Fonte! Meditações Diária -  Bom dia! 2 - Stormie Omartian - 13 de junho
@moracao #bomdia‌‌
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...