sábado, 16 de abril de 2022

Que Tipo de Esforço é o Seu?

 A SÓS COM JESUS

16 de abril

      Que Tipo de Esforço é o Seu?

    Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7.

   O inimigo de Deus é astuto, covarde e traiçoeiro e ao longo dos séculos tem deixado na beira da estrada dos tempos, um sem-número de vidas arruinadas, sonhos destruídos e esperanças desfeitas. Tenho conversado muitas vezes com pessoas amarradas a vícios, escravizadas a situações e dominadas por hábitos nocivos, que perguntam: “Pastor, diga-me como posso sair desta situação. O inimigo é muito mais forte do que eu, não consigo vencer por mais que me esforce.” 

   O verso de hoje é a resposta bíblica ao problema da tentação e do fracasso humano. Na realidade o verso não está falando de duas etapas na luta contra e inimigo. Corremos o perigo de pensar assim: “Primeiro me submeto a Deus, oro, estudo Sua Palavra, e depois dou o segundo passo: resisto ao inimigo quando a tentação chegar.” Mas se fizermos assim, com certeza, estaremos condenados ao fracasso. 

   Tiago fala no verso 4 que o ser humano tem que escolher entre ser amigo de Deus e amigo do mundo. Depois, no verso 5, o apóstolo menciona que 0 Espírito Santo mora dentro dos que aceitam ser amigos de Jesus. No verso 6 ele continua explicando o tema, afirmando que é preciso ser humilde para aceitar a dependência do poder de Deus e aí, então, entra o verso 7, que diz: “Submetei-vos a Deus.” O resultado dessa submissão a Deus, desse buscar O poder de Deus por reconhecer que não temos força nenhuma, é a presença do Espírito Santo que mora em nós e santifica a nossa vontade. Só a vontade santificada pode resistir ao diabo, mas para que exista vontade santificada é preciso uma vida permanente de comunhão com Jesus. Não pode haver intermitência, não existem duas etapas. Não é primeiro este e depois isto. São ambas as coisas, juntas, porque no momento que nos desligarmos de Jesus a nossa vontade passa a ser a pobre vontade pecaminosa que está condenada ao fracasso. 

   O esforço humano pode ser bem-sucedido quando é o esforço de uma vontade santificada pelo Espírito Santo. Se o esforço humano é apenas o esforço da vontade pecaminosa, não terá a mínima possibilidade de vitória. O máximo que conseguirá é aparentar. Eis por que hoje devemos ter a certeza da presença permanente de Jesus ao nosso lado.

MINISTÉRIO  BULLÓN

MEDITAÇÃO DIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...