sexta-feira, 31 de maio de 2019

Juízes 20: Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica: Juízes 20
Comentário: Justo Morales 

Juízes se inicia com a morte de Josué e a subsequente apostasia de Israel. Desde então, os filhos de Israel foram oprimidos por causa da sua infidelidade e também se dividiram e chegaram, às vezes, até mesmo a lutar e matar uns aos outros. Neste capítulo, finalmente vemos o que não havia mais acontecido desde os dias de Josué: a nação inteira de Israel – exceto os benjamitas – se ajuntando “como um homem” (v. 8). Reuniram-se para tratar da “maldade” que havia ocorrido entre eles.

Deus intencionalmente permitiu que Israel fosse derrotado duas vezes antes de conceder-lhes a vitória. Havia uma importante lição a ser aprendida sobre como obter a bênção de Deus. Mesmo sendo justa a causa – remover a iniquidade de Israel -, o Senhor exige arrependimento e humildade, especialmente considerando que toda a nação era merecedora da ira de Deus.

Há um grande contraste entre o ultraje moral exibido em Gibeá e a completa falta de preocupação de Israel com todos os anos de aberta idolatria que eles praticaram. A punição pretendida aos gibeonitas era a completa destruição de toda a vida e propriedade, mas tal julgamento havia sido prescrito apenas para o pecado de idolatria (Dt 13:12-18)! Na sua hipocrisia, eles não perceberam que haviam sido mais diligentes na destruição de seus irmãos pelos pecados deles, do que o foram em buscar expiação pelos seus próprios pecados e extirpá-los do seu meio.

Que isso sirva de lição para nós! Antes de corrigirmos a outros devemos corrigir a nós mesmos.

Justo Morales
Southern Adventist University
#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...