quinta-feira, 30 de maio de 2019

Juízes 19; Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica Juízes 19
Comentário Justo Morales 

Esta narrativa representa o capítulo mais sombrio na história de Israel durante o período dos juízes. De todas as atrocidades morais cometidas pelos israelitas até agora no livro, esta é, de longe, a mais terrível. As palavras do levita resumem a história: “Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito” (Jz. 19:30 NVI) .

A decadência moral da sociedade israelita foi o resultado de viver como se não houvesse rei e como se Deus não estivesse por perto. Vivemos precisamente nesse tipo de mundo hoje. O temor de Deus parece algo antiquado e estranho para a maioria das pessoas em nossa sociedade. Os seguidores de Jesus, o povo escolhido de Deus, devem ser exceção, uma luz que brilha na escuridão.

A maioria de nós provavelmente nunca se envolverá em algo tão horrível como os eventos descritos aqui (Louvado seja o Senhor!). Mas sempre que assumimos uma postura de indiferença egoísta em relação ao pecado, fazemos exatamente como o anfitrião do levita. O filósofo irlandês Edmund Burke escreveu, “tudo o que é necessário para que o mal triunfe é que os homens bons não façam nada.” Se esperarmos conveniência e comodidade para decidirmos quando nos levantar em favor do bem, perderemos muitas oportunidades para ajudar aqueles que têm sido feridos pelo pecado.

Justo Morales
Southern Adventist University
#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...