quarta-feira, 29 de maio de 2019

Juízes 18 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 
Leitura Bíblica Juízes 18
Comentário Justo Morales 

A narrativa de Mica e a tribo de Dã enfatiza os temas centrais do livro de Juízes: “não havia rei em Israel” e “todo mundo fazia o que era reto aos seus próprios olhos.” O Senhor – Yahweh [YHWH] – deveria ser o seu Rei , mas os israelitas ignoraram, corromperam ou esqueceram de cada preceito de Sua lei com consequências devastadoras. Ambos, Mica e a tribo de Dã, sentiram que poderiam se apropriar da bênção de Deus através da criação de seu próprio centro de adoração, em oposição ao oficial, em Siló. Jônatas, o levita, justamente a pessoa nesta história que deveria ter maior conhecimento não se sente em nada incomodado com a idolatria e se mostra feliz por ter a oportunidade de ser o sumo sacerdote da religião falsa (18:20, 30).

A narrativa sobre Mica e a tribo de Dã começa com roubo e idolatria; e acaba com roubo e idolatria. Embora os danitas tenham sido bem sucedidos em tomar posse do novo território, não devemos confundir sucesso com a aprovação de Deus. Assim como na história de Sansão, um pecado leva a outro e as consequências morais desse círculo vicioso de pecado pioram com o tempo. Pecado gera pecado e recompensa do pecado é sempre morte.

Ao refletirmos sobre essa história, oremos a Deus para que nos ajude a quebrar o círculo vicioso do pecado em nossas vidas. Lembremos de que há um rei em Israel, e que Cristo é a nossa herança.

Justo Morales 
Southern Adventist University

#rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...