sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Verdades impactantes- Provérbios 27

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 27
Verdades impactantes
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Verdades impactantes se encontram na fonte da verdade, te convido a refletir nos seguintes provérbios verdadeiros que impactam a vida extraídos da Bíblia “A Mensagem” do capitulo 27 de Provérbios:
• “Carregar uma tora nos ombros e erguer uma pedra no braço ao mesmo tempo é agradável, comparado com a aflição de aguentar um insensato” (v. 3).
• “Somos arruinados pela ira e dominados pela raiva, mas quem pode sobreviver à inveja?” (v. 4)
• “O prudente vê um problema se aproximando e foge; o insensato entra de cabeça e quebra a cara” (v. 12).
• “A esposa resmungona é como o gotejar de uma torneira pingando; você não consegue fazê-la parar e dela não consegue escapar” (vs. 15-16).
• “Triture um insensato até o último osso, e não conseguirá remover dele a tolice” (v. 22).
As pessoas com problemas de relacionamentos são complexas, estão cheias de complexos, são doentes emocionais, carentes de sabedoria. Assim fica evidente que a loucura adoece o ser humano além de arruinar a sua vida, família e amigos!

A sabedoria abrange a pessoa toda em toda situação. Tanto é que Provérbios 27 têm diversas máximas sapienciais que abrangem diferentes aspectos da conduta humana. No entanto, parece que o capítulo foca na fidelidade relacionada ao amor. Analise, reflita e aplique a tua vida:

1. É possível que às vezes o verdadeiro amor pode estar escondido numa exortação, tanto quanto o ódio pode estar por trás de um beijo (vs. 5-6).
2. É impossível existir amor verdadeiro onde não existe fidelidade ao cônjuge, aos amigos e a Deus (vs. 8, 10-11).
3. É possível que os verdadeiros amigos aprimorem o caráter um dos outros, mas é impossível que as reclamações constantes melhorem a pessoa e corrija suas falhas, pois queixas só irritam e destroem (vs. 15-17).
O amor verdadeiro não se encontra mesmo se procurar no mundo inteiro. Ainda que esteja disponível a quem quer que seja, ele está no Céu; portanto, você só o terá se você se relacionar intensamente com o Pai do Céu. Do contrário teu amor será egoísta, interesseiro, falso e falho!

Queridos, a mentalidade das pessoas está anestesiada, quase ninguém mais pensa. Às vezes fico pensando nos sentimentos de Deus quando Ele vê seres humanos dotados por Ele com um cérebro espetacular não sendo usado mais do que usam os animais. Tem muita gente fazendo cada coisa que nem os animais fazem. Há cada tipo de comportamento na sociedade que nem entre os animais ferozes se veem. Se há uma evolução no ser humano, ela é contrária: regressão! O ser humano piora a cada dia. Portanto, se você quer viver diferente dos demais e até mesmo dos animais, faça bom uso do cérebro poderoso que você tem, tente viver os princípios de sabedoria de Provérbios 27. Depois de meditar, analisar e refletir é hora de orar: "Pai celestial, preciso de Ti para não viver neste mundo como um ou pior que um animal. Me deste um cérebro fantástico para ser usado, mas já perdi as contas de quantas vezes eu o tenho negligenciado. Peço que me ajudes a ativá-lo. Coloque minha mente em funcionamento a fim de que não cause mais aborrecimentos às pessoas que digo amar. Dá-me toda sabedoria que está disponível àqueles que Te buscam diariamente e intensamente. Sei que nada mereço a não ser o sofrimento por causa de meu mau comportamento, mas pela graça de Cristo quero viver diferente. Amém".

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...