segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Lições preciosas-Provérbios 16

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 16
Lições preciosas
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
A sabedoria de Provérbios na Bíblia ultrapassa qualquer sabedoria mais elevada deste mundo. Não há em lugar algum pensamento tão profundos como estes. O capítulo de hoje (Provérbios 16) tem lições de vida vinda dos Céus para a Terra. O primeiro e o último verso envolve todo o capítulo com um tom de autoridade divina sobre tudo, o que impede do pecador ter o controle do mundo e de tudo como gostaria de ter. Veja:
1. “O homem mortal faz planos elaborados para a vida, mas é o Eterno quem tem a última palavra” (v. 1);
2. “Apresente as propostas e conte os votos, mas o Eterno tem a palavra final” (v. 33).
E, para confirmar os ensinamentos destes dois versos, entre tantos ensinamentos no capítulo encontramos uma ênfase neste ensinamento de que Deus está no controle. Atente:
1. “Entregue ao Eterno o comando de seu trabalho, e o que você planejou dará certo” (v. 3).
2. “O homem faz seus planos, mas o Eterno é quem possibilita que sejam realizados” (v. 9).
Por isso, é melhor confiar em Deus. Seus planos não falham como os nossos melhores e mais bem elaborados planos.

Em circunstâncias desafiadoras quem não ansiou por uma palavra do próprio Deus? Em circunstâncias arriscadas, quem não buscou vislumbrar o poder divino ou desejou a segurança de Sua presença. Em circunstâncias difíceis Deus pode parecer distante ou indiferente; mais tarde, porém, é possível perceber como Ele esteve presente o tempo todo. Veja como isso é possível em Provérbios 16 e tire dali preciosas lições de vida para a alma:

1. Nem sempre acontece o que planejamos; mas Deus que é ilimitado e sábio, sabe o que é melhor para nós. Deus conhece o futuro em Seu eterno agora. Ele vê o que se esconde nos corredores do futuro e nos livra de seus perigos. O controle remoto do mundo está em Suas onipotentes mãos; ainda que tenhamos o poder de escolha, é Ele quem dá a última palavra e Sua decisão prevalece (vs. 1-9, 33).
2. Nem todo líder é bom, mas o bom líder tem sabedoria e sabe liderar. Os versos 10 a 33 é uma mensagem para a liderança mostrando que vale a pena levar a vida a sério. Uma nação ou igreja não pode ser forte se a liderança política ou religiosa está rendida ao pecado. Promover o pecado é a mais declarada loucura; enquanto que promover a santidade livra a sociedade da impiedade. A integridade é desenvolvida quando se combate a imoralidade com a santidade (vs. 10-31).

Com sabedoria Provérbios 16 tem preciosos ensinamentos que jamais deveríamos deixar no esquecimento. Veja este: “É melhor ser paciente que valentão, é melhor saber se controlar que conquistar uma cidade” (v. 32). Saiba que a pessoa mais difícil de lidar e liderar é aquela que você vê diante do espelho. É mais fácil dominar a outros que dominar a si mesmo. É mais fácil ser valente para ameaçar a amedrontar aos outros do que ser manso de coração. O domínio próprio não é fruto de uma personalidade dócil, não é natural do pecador. Ninguém é naturalmente manso, a natureza humana é beligerante. Somente com a sabedoria e o poder do Espírito Santo podemos ser moldados e transformados. Portanto, renda-se a Deus agora mesmo e aprenda a controlar-se sabiamente pelo poder do Espírito. Pois, “o líder que se ira ameaça os próprios liderados; quem é inteligente saberá controlar a situação” (v. 14); além disso, “o líder paciente revigora a vida dos liderados, é como a chuva de primavera e a luz do Sol” (v. 15). O líder que sabiamente possui paciência e mansidão é o líder ideal para levar muitas pessoas ao reavivamento espiritual. Diga a Deus: “Senhor, eu quero ser um líder com as características comportamentais de Cristo. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google 
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...