sábado, 25 de janeiro de 2014

RPSP-Provérbios 21


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 21
Comentários de:  Oleg Kostyuk
No Antigo Testamento, o sacrifício era parte da experiência de adoração. Começando com Adão, adotado pelos patriarcas, continuou na tenda da congregação e depois no templo de Jerusalém, até 70 d.C, quando este foi destruído. Os sacrifícios eram muito importantes para os serviços do templo e com o tempo passaram a ser cada vez mais valorizados. Mas ao longo de toda a Escritura há um tema de destaque que insiste que os sacrifícios devem ser considerados secundários à justiça, obediência e fé.

De fato, Isaías traduz a mensagem do Senhor com uma linguagem muito forte: “De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? – diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes” (Isaías 1:11 ARA).

Os profetas unanimemente repetiram a mensagem do Senhor: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” (Oséias 6:6).

O povo de Israel muitas vezes entendia a adoração como atos rituais de sacrifício, assim como seus vizinhos pagãos compreendiam. Mas Deus queria que Seus filhos compreendessem a essência da verdadeira adoração. É por isso que Jesus repetiu essas mesmas palavras: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]” (Mateus 9:13 ARA).

Provérbios 21 nos adverte duas vezes para que não tenhamos más intenções ao nos achegarmos a Deus para a adoração (versos 3 e 27). Provérbios 21:27 afirma claramente: “O sacrifício dos ímpios é abominação; Quanto mais oferecendo-o com intenção maligna!” (ARA). O ímpio sacrifica para obter o favor divino, para encobrir irregularidades que pretende continuar fazendo ou, pior ainda, cheio de hipocrisia.

É por isso que Provérbios 21:3 aconselha aos que desejam ser fiéis a Deus: “Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao SENHOR do que oferecer sacrifícios” (Prov. 21:3 NVI). Quantas vezes nós adoramos a Deus com motivos errados e até mesmo sem nenhuma intenção de mudança?

Querido Senhor, ajuda- me a entrar em Tua presença para Te adorar com um coração grato pelo que tens feito por mim. Que meus motivos sejam puros, baseados em minha necessidade de Ti. E quando eu deixar a Tua presença, vou precisar do Espírito Santo para me manter perto de Ti. Amém.
Oleg Kostyuk
Hope Channel – EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...