segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

RPSP-Provérbios 16

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 16

Comentários de:  David A. Steen
Você já reparou que mesmo as crianças parecem ter uma noção do que é justo e o que não é? Elas reconhecem facilmente quando elas mesmas, ou outra pessoa, foram tratadas injustamente. Uma das lições mais difíceis de aprender é que a vida, pelo menos tal como a conhecemos e vivemos, simplesmente não é justa. Mas a boa notícia que Provérbios 16 nos assegura, repetidas vezes, é que Deus tem a palavra final.

Uma analogia útil é um campo de jogo bem nivelado. Pense em um campo de futebol ou de futebol americano acentuadamente inclinado e imagine que você está na equipe que deve levar a bola morro acima em direção à meta. Além de lutar contra a energia e habilidade do outro time você tem que lutar contra a gravidade da colina. O morro está ajudando seus adversários que o estão descendo e jogando contra você. Nós raramente temos um campo de atuação nivelado na vida, as condições nem sempre são iguais, mas o julgamento final de Deus irá nivelar o campo do jogo: “O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo” (verso 4 NVI).

E o que dizer das vezes em que o campo é acentuadamente inclinado e eu estou jogando morro abaixo, a meu favor? A injustiça agora trabalha a meu favor. O vento está a meu favor e estou conduzindo a bola ladeira abaixo. Então, o que eu faço? Aproveito ao máximo esta oportunidade?

Uma vez que Deus é o juiz final, o conselho de Salomão (verso 8) é: ” É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça” (NVI). Quando as escalas tendem a meu favor é bom lembrar o valor eterno de pesos e escalas honestas: “Balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por ele” (verso 11 NVI. Comparar também com Levítico 19:35, 36 e Provérbios 11:1; 20:10, 23). Deus odeia balanças desonestas.

Então, é apenas a sorte que determina em qual parte do campo acentuadamente inclinado eu jogarei? O verso 33 sugere que o Senhor tem o controle disso também: “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor” (NVI). Será que Deus usa as circunstâncias para testar a minha integridade e honestidade em tempos de dificuldade e injustiça para avaliar a minha determinação e fé Nele?

Senhor, busque por mim. Conheça o meu coração. Prova-me e conheça os meus pensamentos e ansiedades. Veja se há algum comportamento pecaminoso em mim e guia-me pelo caminho eterno. Amém.
David A. Steen
Professor Emérito
Universidade Andrews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...