sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

RPSP- Provérbios 20


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 20

Comentários de:  David A. Steen

“Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor” Provérbios 20:12 NVI .

Eu presumo que você acredite nesta afirmação  incrivelmente simples. O Senhor fez os nossos olhos e ouvidos. Enquanto você lê isso, eu lhe ouço dizer: “Espere, não foi Ele quem fez todas as minhas outras partes também?” Você está certo, Ele fez. Então, o que existe de profundo nesse provérbio? Vamos explorar o conceito por um momento para ver se não há mais o que pensar.
Em primeiro lugar, tanto os olhos como os ouvidos são incrivelmente complexos, maravilhosamente competentes e incrivelmente delicados. Se os seus olhos estão funcionando corretamente, você vê imagens coloridas com grande clareza, muitas cores com uma enorme variedade de brilho, muito melhor do que as melhores câmeras podem detectar.

E se os seus ouvidos estão funcionando corretamente, você ouve muitas faixas de frequências nas mais diferentes amplitudes. Não podemos sequer compreender plenamente a beleza da estrutura e função dos olhos e ouvidos que nos foram dados. E mesmo que possamos compreender plenamente o que já é conhecido agora, não há comparação com o que um dia seremos capazes de ver e ouvir (1 Coríntios 2:9).

Em segundo lugar e mais importante, esses detectores de luz e som são os principais instrumentos utilizados por nós para aprendermos sobre o mundo em que vivemos e sobre o nosso Criador. Se nos forem retirados os olhos e ouvidos, tudo que nos resta é a recepção por meio do toque, gosto e cheiro. A perda de audição e visão não nos impede totalmente de conhecer a respeito de Deus, mas sem olhos e ouvidos torna-se cada vez mais difícil aprender do Seu amor e graça. Então, precisamos guardar cuidadosamente estas avenidas da alma, tanto física como espiritualmente.

Em terceiro lugar, se um rico benfeitor dá a você e a mim um dom inestimável, um presente ideal para o aprendizado, a verdadeira gratidão por esse presente seria usá-lo adequadamente ao invés de mostrar desrespeito desperdiçando-o em atividades que nos afastam do doador.
Então, quando Salomão está dizendo “Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor”, eu o ouço dizendo que eu deveria usar esses dons incríveis para a honra e glória do supremo Criador. Eu o ouço me pedindo para sintonizar esses sentidos literais e espirituais nas revelações do Espírito Santo. Ele está me exortando a estar alerta aos sussurros do Espírito.

Mateus 13:13-15 e Marcos 8:18 registram o próprio Jesus falando de olhos e ouvidos que não vêem ou ouvem. Estátuas de madeira, pedra e bronze podem ter olhos e ouvidos, mas não vêem nem ouvem. 
Senhor Deus, criador dos meus ouvidos e meus olhos, por favor, capacita-me a Te enxergar como realmente és. Por favor, permita-me ouvir Tua voz mansa e delicada falando ao meu coração. Que eu possa usar esses dons incríveis para trazer a Ti honra e glória neste mundo de trevas e confusão. Amém.
David A. Steen
Andrews University

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...