domingo, 12 de janeiro de 2014

A excelência da sabedoria- Provérbios 8

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 8
A excelência da sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Leia Provérbios 8 e não se apegue aos teus próprios conceitos ou preconceitos. Este capítulo, ainda que tenha sido alvo de muitas discussões teológicas, extrairemos lições para nossa vida atual do que está escrito; para tanto, consideraremos suas palavras sapienciais, poéticas e inspiradas referindo-se à sabedoria, como algo tão nobre e importante que ela é personificada e íntima de Deus – já que Ele é a fonte da verdadeira sabedoria. Provérbios  8 é um capítulo tão cheio de sabedoria que nele encontramos o limite de nossa mísera sabedoria, se é que podemos dizer que temos sabedoria. Tanto é que por séculos este capítulo foi base e alvo de acirradas discussões teológicas; apenas para revelar a ignorância humana, pois mais desenvolvida que seja a mente. A verdade é que, meditando neste capítulo e refletindo sobre a vida neste mundo, é preciso concluir que precisamos de sabedoria para viver neste mundo hostil, injusto, violento e fraudulento. É preciso sabedoria a fim de escolher o que é certo a fim de que tenhamos um futuro certo, feliz e eterno. Não espere para orar a Deus e suplicar por uma sabedoria que está muito além de qualquer sábio neste mundo que alega ter sabedoria, mas está iludido. Aproxima-te de Deus e descubra mais o que Ele quer te revelar. Escolha agora mesmo a sabedoria e viva, assim terás uma boa semana e um bom dia.

Veja três pontos relacionados à sabedoria baseado em Provérbios 8:
1. A sabedoria levanta a voz e dá suas palavras de exortação (vs. 1-13). Ela almeja alcançar a todas as pessoas, por isso espalha sua mensagem a todos os lados; ela oferece suas vantagens esperando nossa resposta e entrega a ela. Deus quer pessoas sábias no mundo, o que o texto sugere ser uma raridade.
2. A sabedoria é descrita como a mais excelsa característica a ser adquirida (vs. 14-31). A sabedoria está ligada intimamente a Deus, por isso é importante e valiosa. Portanto, para adquiri-la só será possível tendo intimidade com Ele. Isso vale, inclusive, às pessoas de maior status e poderes no mundo tanto quanto aos mais simples. A sabedoria não é deusa – como muitos pensaram no passado; ela pertence a Deus e Ele a dá a quem O buscar, temer, reverenciar e adorar.
3. A sabedoria faz um apelo revelando um contraste entre quem a tem e quem não a tem (vs. 32-36). Ao te fazer o convite, a sabedoria apela veementemente: “Agora, pois, filho, ouvi-me”. E então mostra que há bênçãos e reavivamento aos que lhe seguem, em contraste com aqueles que lhe odeiam, os quais se encontrarão com a maldição e a morte.

Há uma necessidade muito grande de sabedoria neste mundo. As pessoas vivem loucamente. A maioria age sem pensar e depois chora sobre as besteiras cometidas. Os humanos pecadores agem baseados na ira, no rancor, na tristeza, na raiva, no ódio e pioram a cada dia a situação de sua própria vida e da vida das demais pessoas. A vida moderna é uma vida louca, ignorante. As pessoas vivem por instinto, como os animais. Não param e nem tem tempo para refletir na vida; ignoram a Deus e a sabedoria que vem dEle revelada em Sua Palavra. Leia Provérbios 8 e tire precisas lições sobre que que foi dito acima: busque a sabedoria e viva. Atender à voz da sabedoria fará até mesmo o mais ignorante ser guiado ao conhecimento da verdade que lhe trará salvação, primeiro da ignorância, depois do pecado e, por fim, deste mundo quando Jesus voltar. Ore a Deus neste momento: “Deus criador dos Céus e da Terra, que também criou a sabedoria e a oferece a todos e a dá àqueles que a querem. Eu preciso de Ti e da sabedoria que vem de Ti. Quero ter sabedoria a fim de viver sabiamente neste mundo que vive loucamente atrás do dinheiro, do prazer e do pecado que destrói. Aprecio a Tua sabedoria porque sei que sem ela minha vida, além de não ter sentido, viverei estressado, nervoso, irritado, amargurado e vazio. Encerro esta oração apelando para o nome de Jesus, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...