sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Caráter x Sabedoria-Provérbios 20


Lições de Vida
Caráter formado pela sabedoria
Leia na Bíblia- Provérbios 20
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Tem muita sabedoria em Provérbios. Sobre as palavras, o sábio declara em Provérbios 20 sobre a pessoa sem caráter: “O fofoqueiro não consegue guardar segredo; portanto, jamais confie no linguarudo” (v. 19). O capítulo gira em torno do caráter formado pela sabedoria que resulta em moralidade; por isso, revela que, quem não tem caráter terá atitudes erradas na vida. Assim,
1. Quem divulga a vida dos outros não tem tempo para amá-las, criticam para se sentirem melhores, encobrem seus erros achando erro nos outros, arruínam a vida alheia para não ver o próximo feliz.
2. Quem divulga a vida dos outros trai a confiança, por isso alguém já disse que “super-bonder é batom de fofoqueiro”; assim, quem fala demais não merece confiança ilimitada (vs. 6, 8-9, 11, 14).
3. Quem divulga a vida dos outros deve ser evitado para não causar incêndio nos relacionamentos. Podemos até ser mal compreendidos, mas “O Eterno está no comando da vida humana, Ele nos observa e examina nos mínimos detalhes” (v. 27).
O caráter se revela na forma em que a pessoa se veste e na forma em que procede, seja em atos e palavras – esta é a essência do capítulo 20 de Provérbios. Seja um homem ou uma mulher de caráter; aplique à tua vida as verdades deste capítulo.

“O vinho torna você mau; a cerveja faz de você um briguento – e as pessoas bebem porque uma bebida fraca não tem graça”. Assim o sábio dá início aos ensinamentos em Provérbios 20. Se metade dos que bebem atentassem ao resultado que a bebida traz, milhões de alcoólatras seriam bons cidadãos, famílias seriam restauradas, milhares de lares destruídos seriam reconstruídos, centenas de acidentes nunca existiriam, vidas inocentes não seriam ceifadas e sobraria dinheiro para investir em coisas nobres, principalmente em educação. Em contrapartida, o sábio contrasta: “Beber do cálice do conhecimento é melhor que se enfeitar com ouro e joias raras” (v. 15). Não são as coisas externas que formam o caráter, o caráter é que se revela no exterior. Nenhuma joia é mais importante ou mais bela que o caráter nobilíssimo. As palavras de sabedoria são as mais importantes riquezas a serem adquiridas. É preciso aprender a interessar-se mais por sabedoria que pelas riquezas. É tolo quem usa o dinheiro para expressar suas vaidades, causando intrigas na comunidade. Unhas pintadas, anéis, pulseiras, correntes, batom, brincos, pingentes, piercings, etc. tudo isso é uma tentativa de esconder a pobreza da alma: beleza externa, falta de nobreza interna. Pense nisso!

A sabedoria real está além da cultura ou sistema educacional do mundo. É preciso saber que a cultura é indiferente à verdadeira sabedoria; por isso, o sábio encerra dizendo o capítulo 20 de Provérbios afirmando sem titubear que: “Uma boa surra cura o mal; a punição bate fundo no coração” (v. 30). O castigo é o meio de moldar o caráter. A surra é que nem cirurgia, fere para curar, sangra para restaurar. A disciplina equilibrada, não a sem controle em que o pai ultrapassa o limite, cura a maldade nata do coração dos filhos e formam o caráter. Infelizmente, devido ao desequilíbrio de muitos pais na hora da surra, o governo precisa tomar algumas atitudes que vão de 8 a 80; por isso agora, é proibido surrar os filhos. E, consequentemente, a sociedade está vendo filhos mais imorais nos dias de hoje do que antigamente. Veja como a sabedoria é importante e a falta dela é terrível. Veja que a sabedoria verdadeira não está com os sábios de acordo com o mundo, mas de acordo com Deus. Portanto, ore: “Eterno Deus, não quero ser moldado segundo a sabedoria do mundo, mas segundo a Tua nobilíssima sabedoria. Quero que a sabedoria da Bíblia seja aplicada a minha vida hoje mesmo. Não quero ser fruto da cultura corrupta deste mundo, prefiro ser moldado por Ti segundo Provérbios 20. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...