sábado, 17 de agosto de 2013

Lições de Vida - Salmos 10

Lições de Vida- #rpsp

Leia na Bíblia- Salmos 10
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí) 
A vida é injusta. Queremos justiça! Os grandes oprimem os pequenos. Ricos exploram os pobres. Miseráveis são desprezados. Por que tanta miséria? Quem fará algo se o bem parece tão frágil, tão insignificante e aparentemente sem poder algum? Essa é a essência da inquietação de Davi e de muita gente registrada no Salmo 10.

Admitindo ou não, nascemos num mundo sem sentido, para buscarmos um sentido para a vida; no fundo, cada alma tem um anelo por justiça. Na verdade, atrás desses anseios inexplicáveis há uma busca por um ser maior, há uma carência espiritual, há uma necessidade de Deus, um Deus justo e poderoso. No entanto, se não apenas lemos a Bíblia, mas se nossa confiança está em Cristo, compartilharemos de Seu triunfo no Céu.

O foco de todo aquele que sabe que Deus fará justiça está na volta de Jesus, quando vier pela segunda vez ao mundo para julgar e retirar quem Ele julga preparado para viver num lugar de plena justiça.

Através da Bíblia somos levados não a criar revoltas contra a injustiça, greve e/ou guerras; mas crer, pelo poder do Espírito Santo, que a única solução viável para a miséria, o caos e a injustiça é a volta de Jesus.

Devemos admitir que os poucos bons deste mundo não possuem recursos suficientes para resolver tais problemas. Mas Deus tem! Por que não faz? Certamente Ele sabe o momento em que os maus estarão maduros para as consequências de seus maus tratos aos humanos. Haverá justiça, aguarde, entregue teu caso a Deus!


A administração do mundo parece estar na mão de injustos. Líderes, que deveriam impedir a maré da corrupção estão mais a promovê-la que a removê-la. Os poucos justos clamam por auxílio, elevam aos Céus angustiosas petições; estão inconformados, não toleram imoralidade e impiedade.

O salmo 10 é uma súplica que exemplifica a dor dos aflitos espalhados pelo globo terrestre. O piedoso inconformado clama e apela pela intervenção do Justo e Poderoso que reina soberanamente sobre o Céu e a Terra.

O salmista não tem dúvida da existência de Deus ou mesmo de Seu infinito poder, Ele só questiona a aparente demora dEle agir. Deus deseja que tenhamos pressa de sair deste mundo. Ele quer que não edifiquemos nosso futuro aqui. Ele não quer que nos acomodemos aqui. Ele nos quer desejosos de conhecer o lugar que, carinhosamente, nos preparou lá no Céu.

O salmista encerra suas palavras louvando, convicto e esperançoso: “O Senhor é rei eterno; da sua terra serão exterminadas as nações. Ó Senhor, Tu ouves os desejos dos aflitos; confortas os seus corações, e ouves o seu clamor, para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da terra, não mais inspire temor” (vs. 16-18).

 Em toda época, os justos ficam consternados diante da impunidade dos impenitentes, assassinos, corruptos e imorais. Porém, sempre os que confiam em Deus são alcançados com a esperança de um juízo final. A tua alma anseia o mesmo que a alma do salmista anseia?


Deus sabe o que acontece no mundo. Deus conhece o caos social e moral em que Seus filhos vivem. Ele gostaria de tê-los tirado daqui há muito tempo; porém, o único motivo pelo qual ainda não fez, é porque Ele precisa dos justos para alcançar os perversos.

Deus quer oferecer salvação a todos em todas as gerações; por isso, Ele nos conserva com vida neste mundo.

Quem são os perversos? O salmo 10 responde apontando as características deles em relação a Deus e em relação ao próximo. Em relação a Deus os ímpios são arrogantes a ponto de desprezar ou amaldiçoá-Lo; uns creem que Ele existe, outros dizem crer na Sua existência, mas vivem como se Ele não existisse (vs. 3, 4, 11). Em relação aos outros, os ímpios oprimem os pobres, desprezam a quem eles não gostam, se vangloriam de não serem abalados, amaldiçoam, ameaçam e mentem, armam emboscadas e matam inocentes (vs. 2, 5-10).

Os inocentes, os justos e os tementes a Deus, sofrendo e angustiados desejam a punição dos perversos, violentos e rebeldes (vs. 1, 12-13, 15-18).

Como Davi, até hoje, os que sabem da existência de um Deus justo, perguntam-nO em oração por que Ele permite que o ímpio continue a oprimir os fracos e miseráveis. Quem ama a justiça, deseja que Deus faça justiça sobre a injustiça. A questão é, quando Deus fizer justiça de que lado você vai estar? A tua resposta ao amor de Deus no presente revela de que lado você estará quando Ele fizer justiça!


Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...